Feed on
Posts
Comments

Detalhei aqui a minha análise sobre a crise da Inteligência Competitiva no Brasil e no mundo.

O problema que temos hoje no mercado é bem complexo, pois vivemos mudança estrutural na sociedade.

Não temos – isso está cada vez mais evidente – problema específico de mudança de cenário de uma organização ou de setor específico, mas de TODO o mercado.

Algumas bases estruturais do pensamento daquilo que considerávamos que era o mercado, administração, futuro precisam ser revistas.

Vimos que a maior parte dos Profissionais de Inteligência Competitiva tem atividade com viés mais tático do que estratégico e agora temos mais um desafio: o macro-estratégico.

Organizações isoladas, com toda a sua responsabilidade de entrega de produtos e serviços, metas, operação, dificilmente terão capacidade, investimento, para que possam trabalhar no que vamos chamar de Inteligência Competitiva para Macro-Cenários Disruptivos.

Depois de muito refletir sobre esse problema, começo a imaginar que a alternativa é transferir esse  desafio para as associações e organizações setoriais.

A criação de núcleos de Inteligência Competitiva para Macro-Cenários Disruptivos é um dos papéis a ser desempenhado pelas associações empresariais.

As Inteligência Competitivas Organizacionais continuariam a atividade específica, com viés mais tático e micro-estratégico e passam a ganhar subsídios de  visão mais macro-estratégica, financiada pelo conjunto das organizações de determinado setor.

Tenho conversado com várias associações setoriais e parece que já existem várias iniciativas, ainda incipientes, em várias delas.

Um núcleo/ou rede de Inteligência Competitiva Macro-Estratégica Setorial para Macro-Estratégica  teria como missão:

  • promover estudos mais disruptivos e menos incrementais;
  • mais macro-estratégicos do que estratégicos ou táticos;
  • mais de longo e menos de médio prazo;
  • analisar impacto deste estudos no setor específico;
  • e promover, por fim, atividades de conteúdo e capacitação para que  respectivas áreas de Inteligência Competitiva nas organizações possam ter mais subsídios para assessorar os associados.

A criação de Núcleos de Inteligência Competitiva Setorial é um serviço que tenho procurado oferecer na Nepomuceno – Inteligência Competitiva para Macro-Cenários Disruptivos – conheça mais aqui nepo.com.br.

Este texto em áudio:
https://youtu.be/f30sfc5W6Pw

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat