Feed on
Posts
Comments

Resumo do Tio Chatinho:

Neste artigo, Nepô analisa a urgência de uma regraduação dos profissionais sociais para que se adaptem ao novo cenário da Civilização 2.0. Ele detalha como a formação tradicional, baseada na Ciência Social 1.0, está obsoleta e não prepara os profissionais para lidar com as mudanças disruptivas trazidas pela descentralização digital e pelo novo papel das mídias. O artigo explora a necessidade de uma Ciência Social 2.0, que incorpora o impacto das mídias na sociedade e no mercado, e apresenta a Regraduação Bimodal como um caminho para alinhar conhecimento e prática ao mundo digital. O futuro pertence àqueles que compreendem que operar com mapas antigos em um território redesenhado é a receita para o fracasso inevitável.

Aqui estão as melhores frases do artigo de hoje:

  1. “A Ciência Social 1.0 é mais Economicista e nada Midiatista.”;
  2. “A Educação 2.0 deve formar o Sapiens para um mundo mais descentralizado e dinâmico.”;
  3. “A lacuna entre a formação tradicional e as demandas contemporâneas não é apenas um descompasso – é um abismo que cresce.”;
  4. “A regraduação pós-digital surge, portanto, como uma solução para essa crise educacional, garantindo que os profissionais possam atuar de maneira alinhada à nova realidade.”;
  5. “As escolas convencionais preparam para o mundo que existe – as renascentistas para o mundo que está por vir.”;
  6. “A ausência de padrões abre espaço para a tirania das emoções irrefletidas.”;
  7. “A Ciência 2.0 não é apenas uma reorganização estrutural, mas uma revolução epistemológica que redefine o que é saber e quem tem o direito de produzi-lo.”;
  8. “A interdisciplinaridade em momentos de ruptura não é uma opção, mas uma necessidade vital.”;
  9. “A verdadeira sabedoria científica está em reconhecer quando um paradigma, por mais estabelecido que seja, passou a ser parte do problema e não da solução.”;
  10. “A escolha entre vaidade acadêmica tóxica e propósito missionário define o verdadeiro impacto da produção científica.”;
  11. “Midiatismo na Inovação Civilizacional: as mídias como fatores detonantes de novas eras.”;
  12. “O ambiente onde se estuda um fenômeno molda tanto o pesquisador quanto o resultado de sua pesquisa.”;
  13. “O objetivo da Regraduação Bimodal é reformar os Profissionais Sociais na Ciência Social 2.0 para que possam tomar decisões melhores neste novo cenário.”;
  14. “O problema se agrava porque essa defasagem não afeta apenas a vida profissional, mas também a vida pessoal.”;
  15. “Quando a vaidade tóxica guia a ciência, a verdade se torna mera coadjuvante.”;
  16. “Quem fica na Bimodais, fica porque busca enxergar além do óbvio.”;
  17. “Se tornando presas fáceis para narrativas passageiras, enquanto a verdadeira inovação exige uma base sólida e atualizada.”;
  18. “O mundo avança, refletindo padrões que a academia tradicional hoje não consegue entender e, portanto, preparar.”;
  19. “Permanecer preso aos paradigmas do passado é um caminho seguro para a irrelevância profissional e social.”.

“Nada é tão difícil de mudar quanto uma mente que não percebe que já ficou para trás.”Thomas Kuhn (1922–1996).

Parênteses 1 – Reflexões sobre ciência

Quando temos problemas na sociedade ou na nossa vida pessoal, em geral, estamos nos baseando em Paradigmas Mais Fracos.

Paradigmas são criados pelas Ciências de plantão.

Assim, entender a Ciência é algo fundamental para podermos ter vidas melhores.

 

É da qualidade dos nossos paradigmas que se define a qualidade das nossas decisões.

 

A ciência mais forte é, sem dúvida, uma bússola para uma vida melhor.

 

A Ciência se divide em três atividades reflexivas:

 

  • A Ética – (o papel da ciência na sociedade) como se responde a questão: qual é o papel da ciência na sociedade?
  • A Fenomenologia (o estudo do fenômeno) – estudo do fenômeno em si, que está diretamente ligado à compreensão e sugestão de como lidar melhor com o fenômeno;
  • A Ambientologia (o ambiente do estudo do fenômeno) – estudo de como o ambiente pode ajudar ou atrapalhar o estudo do fenômeno. 

 

Dentro da Ética temos as seguintes escolhas:

 

  • Ética Instagrante – o objetivo da ciência é fazer com que os cientistas ganhem status. A ética instagrante é a vaidade tóxica disfarçada de ciência;
  • Ética Missionária – o objetivo da ciência é fazer com que os cientistas ajudem o Sapiens a entender e lidar melhor com os fenômenos. A ética missionária é a ciência a serviço da humanidade.

 

A escolha entre vaidade acadêmica tóxica e propósito missionário define o verdadeiro impacto da produção científica.

 

Mas ainda:

Quando a vaidade tóxica guia a ciência, a verdade se torna mera coadjuvante

 

Dentro da Fenomenologia temos os seguintes campos:

 

  • Fator Causante – a demanda que faz com que os movimentos ocorram, a raiz onde tudo começa. Bom lembrar que quem ignora a raiz dos problemas, tende a resolver apenas sintomas;
  • Fator Detonante – os gatilhos que fazem com que ele mude de fase – uma espécie de interruptor;
  • Fator Consequente – os resultados que ocorrem e ecoam depois dos gatilhos;
  • Fator Atuante – como lidar melhor com os fenômenos, através de metodologias e atividades operacionais – as ferramentas para moldá-los.

 

Sem investigar o que causa, o que dispara, o que resulta e como lidar com tudo isso – a ciência falha em fornecer verdadeiras soluções.”

 

Dentro da Ambientologia temos os seguintes campos:

 

  • Ambientologia Científica – a ciência que vai ser utilizada para o estudo do fenômeno;
  • Ambientologia Física – o ambiente físico e suas regras que serão seguidas para o estudo do fenômeno.

 

O ambiente onde se estuda um fenômeno molda tanto o pesquisador quanto o resultado de sua pesquisa.

 

Quando vamos procurar analisar problemas científicos, temos que percorrer estas diferentes camadas e perceber o quanto cada uma delas pode estar gerando mais problemas do que soluções.

 

A verdadeira sabedoria científica está em reconhecer quando um paradigma, por mais estabelecido que seja, passou a ser parte do problema e não da solução – e quando conseguimos identificar onde está o equívoco.

 

A análise crítica da ciência é o primeiro passo para a solução de problemas mais profundos e estruturais, que ficam voando em torno de nós como pernilongos.

Entender a ciência em todas as suas dimensões é o antídoto para não cair em falsas verdades e conseguir diagnosticar bem os principais problemas.

Parênteses 2 – Bimodais: reinventando o aprendizado com uma visão renascentista

A Bimodais é um exemplo típico de uma Escola Renascentista, pois renascimento intelectual não está na rejeição do passado, mas na sua reinterpretação através das lentes do hoje e do amanhã.

Em tempos de ruptura, a educação precisa se reinventar.

As escolas convencionais preparam para o mundo que existe – as renascentistas para o mundo que está por vir.

Toda vez que temos Revoluções Midiáticas Civilizacionais surgem Escolas de Pensamento Alternativas para promover:

  • A adaptação dos Paradigmas Mais Fortes do passado e adaptá-los ao presente e futuro; 
  • E criar novos Paradigmas Mais Fortes para poder entender e lidar com as novidades do novo contexto. 

Renascentistas são aquelas pessoas que procuram preparar o Sapiens para viver na nova Civilização, que está surgindo.

Dentro deste contexto, a Bimodais que opera no modelo off-mainstream, precisa ter liberdade para:

  • Encadear autores de diferentes áreas;
  • Ter a liberdade, sem amarras, para questionar as narrativas e conceitos vigentes.

Bom lembrar que a liberdade de pensamento é a semente principal da inovação.

Eis a regra:

Quanto mais uma ciência vai se tornando obsoleta, mais ela vai demandando visões de fora para dentro, que permitam ver os seus principais defeitos.

A interdisciplinaridade em momentos de ruptura não é uma opção, mas uma necessidade vital.

Não temos, por causa disso, horários, certificados, conteúdo fixo.

A Bimodais desenvolve suas pesquisas, a partir das intuições do curador da Escola.

Queremos atrair mentes dispostas a ver além do óbvio.

Quem fica, fica por que:

  • Bimodais Endógenos com foco na Pesquisa –  se identificam com o processo de pesquisa, independente do conteúdo e tendem a ficar mais tempo;
  • Bimodais Endógenos com foco no Conteúdo –  se identificam com um conteúdo específico, não é tão ligado ao processo de pesquisa, e tendem a ficar menos tempo.

Por que a Bimodais é diferente?

  • Não entrega verdades prontas, mas provoca reflexões, dentro da escolha da Certeza Provisória Razoável;
  • Não tem a burocracia das demais, tipo certificado, horários;

Não se limita a repetir teorias antigas de outros, mas desenvolve conceitos, fazendo um mix de autores de diferentes áreas.

A Bimodais é um laboratório da inovação intelectual.

Dentro deste ponto de vista, quais são os compromissos que assumo com os Bimodais Endógenos, independente do seu viés:

  • Cumprir o calendário de textos, áudios e lives;
  • Estar o tempo todo revisando as velhidades e procurando novidades;
  • Dentro das novidades, preencher os vazios da Ciência da Inovação.

Neste contexto e isso é novidade, passamos a fazer escolhas, que definem a Ciência da Inovação Bimodal:

  • Midiatismo na Inovação Civilizacional: as mídias como fatores detonantes de novas eras;
  • Bimodalidade na Inovação Grupal: necessidade de testar novos modelos de cooperação em áreas separadas, pois são incompatíveis entre si;
  • Potencialismo na Inovação Pessoal: escolha existencial que opta pelo desenvolvimento da singularidade de cada indivíduo.

A Bimodais é, assim, um laboratório de reflexão e experimentação sobre o novo cenário da Civilização 2.0,

Promovemos a busca incessante pelo conhecimento.

O compromisso de Carlos Nepomuceno, Nepô, como curador, é usar o seu instinto e espírito criativo, para transformar intuições em narrativas, contando, de forma permanente, com o feedback dos Bimodais Endógenos.

A escola funciona como um espaço de imersão intelectual, onde cada participante absorve conhecimento de maneiras distintas.

Esse modelo respeita o tempo e o interesse de cada aluno, permitindo uma experiência de aprendizado fluida e personalizada.

A Bimodais é, acima de tudo, um espaço para quem deseja aprender a pensar o digital de forma inovadora e questionadora.

Não é uma escola convencional, mas um ambiente de pesquisa viva, onde alunos e curador exploram juntos os desafios e oportunidades do mundo digital.

O compromisso maior da escola é oferecer não apenas respostas, mas as perguntas certas para que cada aluno construa sua própria visão do futuro.

Digo mais: uma escola que vive da paixão de seus participantes é o reflexo de uma nova era do conhecimento.

A Bimodais é um dos exemplos da Ciência 2.0, que será cada vez mais descentralizada e, para isso, financiada por quem se identifica com a sua produção.

A Ciência 2.0 não é apenas uma reorganização estrutural, mas uma revolução epistemológica que redefine o que é saber e quem tem o direito de produzi-lo.

Vamos ao artigo

A maioria dos Profissionais Sociais foram graduados sob um modelo ultrapassado, dentro da Ciência Social 1.0.

A Ciência Social 1.0 é mais Economicista e nada Midiatista.

O mundo avança, refletindo padrões que a academia tradicional hoje não consegue entender e, portanto, preparar.

Quando falta compreensão profunda, sobram soluções rasas.

A lacuna entre a formação tradicional e as demandas contemporâneas não é apenas um descompasso – é um abismo que cresce.

Por isso, não entendem o presente e o futuro e a taxa de tomada de decisões fica lá embaixo.

Os Profissionais Sociais, com a graduação da Ciência Social 1.0 ficam à mercê dos oportunistas de plantão, que criam modismo para ganhar dinheiro.

Se tornando presas fáceis para narrativas passageiras, enquanto a verdadeira inovação no novo cenário exige uma base sólida e atualizada.

Permanecer preso aos paradigmas do passado é um caminho seguro para a irrelevância profissional e social.

O objetivo da Regraduação Bimodal é justamente reformar os Profissionais Sociais na Ciência Social 2.0 para poder tomar decisões melhores neste novo cenário.

Agir com um mapa antigo em um território redesenhado é a receita para o fracasso inevitável.

A  Regraduação Bimodal  pretende superar os seguintes problemas dos atuais Profissionais Sociais:

  • Não compreendem as mudanças radicais trazidas pela Midiatização, trazida pelo digital e sua influência nas relações humanas e no mercado;
  • Tomam decisões desalinhadas com a nova realidade, utilizando ferramentas e mentalidades do passado;
  • Têm dificuldades em inovar e se adaptar, pois não entendem o impacto das novas mídias na cooperação e no comportamento social.

O problema se agrava porque essa defasagem não afeta apenas a vida profissional, mas também a vida pessoal, pois muitos ainda operam sob modelos de pensamento que não fazem mais sentido na era da descentralização digital.

Essa nova abordagem formativa teria como pilares:

  1. A Ciência Social 2.0 → que substitui o foco exclusivo na economia por uma visão sistêmica que inclui a influência das mídias na sociedade;
  2. A compreensão da descentralização digital → como as novas mídias afetam mercados, políticas, cultura e relações humanas;
  3. A formação para a inovação adaptativa → capacitação para lidar com mudanças constantes, tornando os profissionais mais resilientes e preparados para o futuro;
  4. A conexão entre o profissional e a sociedade digital → desenvolver uma mentalidade que integre vida pessoal, carreira e novas realidades tecnológicas.

Essa regraduação não seria apenas um complemento educacional, mas uma necessidade urgente para que os profissionais não fiquem reféns de um modelo de pensamento que já se tornou obsoleto.

Conclusão

A Civilização 2.0 exige profissionais capazes de compreender as mudanças estruturais trazidas pelo digital e agir de forma compatível com esse novo ambiente. No entanto, a formação tradicional os preparou para um mundo que já não existe mais.

A regraduação pós-digital surge, portanto, como uma solução para essa crise educacional, garantindo que os profissionais possam atuar de maneira alinhada à nova realidade, com maior clareza, inovação e capacidade de adaptação.

É isso, que dizes?

POR QUE VOCÊ DEVE ENTRAR NA BIMODAIS?

 

Profissionais 2.0: a necessidade disruptiva de uma regraduação imediata

A formação tradicional dos Profissionais Sociais está obsoleta. A Ciência Social 1.0, ainda presa ao economicismo e alheia ao impacto das mídias na sociedade, não prepara para a era da descentralização digital. Carlos Nepomuceno apresenta a Regraduação Bimodal, um processo essencial para alinhar conhecimento e prática ao mundo digital. Tomar decisões com mapas antigos em um território redesenhado é a receita para o fracasso inevitável.

Na Bimodais, oferecemos uma nova base para profissionais que querem compreender e se adaptar à Civilização 2.0. Se você sente que sua formação já não acompanha o mundo digital, venha para a Regraduação Bimodal e prepare-se para o futuro!

O QUE O PESSOAL QUE ESTÁ POR AQUI FALA DA BIMODAIS?

“Nepô tem um talento único para nos guiar em um processo de autodescoberta, ajudando-nos a enxergar o mundo sob novas perspectivas.” — Aline Staford, advogada.​

Veja os depoimentos dos que abraçaram a escola: https://nepo.com.br/depoimento-dos-bimodais-endogenos-e-exogenos/

QUANTO CUSTA?

Estamos começando a Décima Terceira Imersão (que vai de janeiro a julho de dois mil e vinte e cinco).

Se você entrar agora pagará no pix apenas R$ 550,00 e terá acesso a tudo que foi produzido no último semestre de dois mil e vinte e quatro.

SEM TEMPO, MAS QUER MANDAR UM PIX?

A Bimodais é um espaço de aprendizado e inovação para quem deseja compreender as mudanças do mundo digital com profundidade. Se nossas reflexões já fizeram sentido para você, considere apoiar esse projeto com um pix no valor que desejar. Sua contribuição fortalece essa missão e nos permite seguir compartilhando conhecimento. Faça parte dessa transformação e contribua agora!

PIX: 21996086422

BAIXE NOSSO ÚLTIMO EBOOK:

Ajuste sua mente para viver melhor na Civilização 2.0!

O ebook Redefinindo seu Prompt Existencial apresenta um método inovador para você revisar seus paradigmas internos e se adaptar às transformações do mundo digital. Carlos Nepomuceno ensina como fortalecer sua autonomia, clareza e propósito para viver de forma mais alinhada e estratégica.

📥 Baixe agora e inicie sua jornada de transformação!

Baixe por aqui: https://bit.ly/promptbaixar

Mais dúvidas?

Mande um zap: 21-996086422.

Abraços, Nepô.

#Profissionais20 #RegraduaçãoBimodal #CiênciaSocial20 #DescentralizaçãoDigital #InovaçãoProfissional #Bimodais #TransformaçãoDigital #MídiasDigitais #FuturoDoTrabalho #MentalidadeAdaptativa

 

 

Leave a Reply