Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:

Resumo feito pelo Tio Bard:

Para descobrir a vocação pessoal, Nepomuceno recomenda prestar atenção às atividades que nos dão prazer e nos fazem sentir realizados. Essas atividades são aquelas que nos levam ao estado de fluxo, um estado de concentração e produtividade máxima.

As atividades que nos levam ao estado de fluxo são aquelas que estão alinhadas com nossos potenciais únicos e originais. Por isso, é importante que cada pessoa faça sua própria jornada de descoberta.

A vocação pessoal não é algo fixo, mas pode mudar ao longo da vida. Por isso, é importante estar aberto a novas possibilidades.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Atividades com maior desafio criativo inspirador são aquelas em que nossos potenciais mais únicos e originais são mais utilizados
  2. Felicidade não é como a chuva que cai, mas é um chuveiro que precisa ser criado, se quisermos viver uma vida melhor e mais significativa.
  3. Porém, nem sempre novos desafios criativos atendem ao quesito criativo inspirador.
  4. Porém, todos os países têm uma produção conceitual cercada de qualidades e defeitos.
  5. Os Conceituadores Americanos são muito bons na ajuda para a realização de projetos, mas nem tanto em questões mais abstratas.
  6. Na Inovação Pessoal, entretanto, a visão americana tende a ser muito mais Exógena do que Endógena, voltada muito mais para coisas e não para sensações.
  7. Os americanos são bons em realizar projetos, mas não em abstrações. São mais orientados para a ação do que para a reflexão.
  8. Sem desafios não se faz inovação!
  9. Sem desafios que geram inspiração, motivação e entusiasmo os projetos de inovação terão pernas curtas.
  10. É bem comum as pessoas abraçarem novos desafios e no meio do caminho perceberem que colocaram a “escada” no “muro” errado.
  11. Atividades com desafios criativos nem sempre são inspiradores, pois depende dos cachorrinhos internos de cada um.
  12. Atividades que inspiram Maria nem sempre inspiram José.
  13. Nossos cachorrinhos internos se sentem melhor quando conseguem desenvolver determinadas atividades, que geram o chamado Estado de Fluxo.

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

“A felicidade é sempre uma escolha.”Will Durant.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

Resumo feito pelo Tio Bard, baseado em texto que escrevi no nosso novo livro “Sapiens 2.0: como viver em um mundo muito mais descentralizado e inovador?“:

No item “As Áreas Conceituais de Sombra e Luz”, Nepomuceno observa que o tema da inovação é dominado pelos autores americanos, mas que todas as nações possuem conceitos fortes e fracos. Os americanos são bons em realizar projetos, mas não em abstrações. Eles são mais orientados para a ação do que para a reflexão.

A partir dessa observação, Nepomuceno propõe uma nova abordagem da Ciência da Inovação, dividida em três camadas:

  • Inovação Civilizacional: define os macro contextos do Sapiens;
  • Inovação Grupal: com foco no desenvolvimento de projetos coletivos, em organizações, regiões, cidades;
  • Inovação Pessoal: voltada para o desenvolvimento pessoal de cada um.

Nepomuceno argumenta que as áreas de inovação que os americanos dominam, como a Inovação Grupal, estão bem desenvolvidas. No entanto, existem áreas que ainda podem ser aperfeiçoadas como a Inovação Civilizacional e a Inovação Pessoal.

Na Inovação Civilizacional, Nepomuceno defende uma visão mais Padronista, baseadas em autores canadenses.

Na Inovação Pessoal, Nepomuceno defende uma visão mais endógena voltada para sensações e menos para a obtenção de  coisas.

“Como descobrir a sua personal vocação?”

A vocação pessoal é o que nos faz sentir vivos. É o que nos motiva, nos inspira e nos faz nos sentir realizados.

Para descobrir nossa vocação pessoal, podemos começar prestando atenção às atividades que nos dão prazer e nos fazem sentir realizados. Quando fazemos algo que nos dá prazer, entramos em estado de fluxo, um estado de concentração e produtividade máxima.

As atividades que nos levam ao estado de fluxo são aquelas que estão alinhadas com nossos potenciais únicos e originais. Por isso, é importante que cada pessoa faça sua própria jornada de descoberta, pois o que motiva uma pessoa pode não motivar outra.

No entanto, é importante ter em mente que a vocação pessoal não é algo fixo. Ela pode mudar ao longo da vida, à medida que aprendemos e crescemos. Por isso, é importante estarmos abertos a explorar novas possibilidades.

As atividades profissionais, assim, se dividem em três:

  • Atividades sem desafio criativo;
  • Atividades com desafio criativo;
  • Atividades com desafio criativo inspirador.

As que geram inovação de longo prazo são aquelas que geram desafios criativos inspiradores.

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.

Comecei esta semana uma avaliação para definir os nosso grupos dos Bimodais Exógenos (aquelas que pessoas que recebem material da escola, mas não estão dentro dela).

Criei um formulário para entender como você está aproveitando o que produzo todos os dias, que pode ser acessado e respondido aqui: https://encurtador.com.br/egiLQ

Tenho duas sugestões para que você possa apoiar e participar do nosso projeto:

a) entrar para a escola neste final de ano, pagando apenas R$ 200,00, ficando até o final do ano. Terá com isso: áudios de 18 minutos todos os dias, acesso ao novo livro “Sapiens 2.0: como viver em um mundo muito mais descentralizado, dinâmico e inovador?”, participação em duas lives, basta depositar no pix / cnepomu@gmail.com

b) caso esteja sem tempo para entrar para a escola, mas gosta muito do nosso projeto, peço que colabore com um PIX para manter o nosso projeto vivo, pode depositar qualquer valor no seguinte cnepomu@gmail.com

Agradeço o preenchimento do formulário, o retorno a esta mensagem, a adesão à escola ou a colaboração via PIX para o nosso projeto.

Forte abraço,

Nepô.

Pessoal, com prazer informo que meu novo livro foi este mês para as livrarias. Já está à venda na Amazon:
https://a.co/d/3r3rGJ0

 

 

One Response to “Como descobrir a sua personal vocação?”

  1. Mano, do nada eu tropecei no seu post. Joguei seu site nos favoritos rapidão e já tô na espera de mais. Manda vê nesse conteúdo show de bola! 😉

Leave a Reply

WhatsApp chat