Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. A mente secundária é o nosso motor da inovação, e quando colocamos ela para “rodar” cada vez mais aumentamos nossa capacidade de criar novas ideias e soluções.
  2. Toda mudança voluntária sempre começa, antes de tudo, com a chegada de uma nova consciência.
  3. A visão mais centralizadora da sociedade tenderá, de forma implícita ou explícita, optando pelos Paradigmas Mais Limitantes.
  4. Quando os paradigmas são limitantes, eles nos impedem de ver o mundo de novas maneiras, de inovar.
  5. A inovação, verdade seja dita, é uma luta constante contra os paradigmas limitantes.
  6. No fundo, vamos deixando os Paradigmas Invisíveis, muitos deles limitantes, nos levar para uma vida menos criativa e menos significativa.
  7. Qualquer processo de inovação mais consistente, seja ele individual ou coletivo, portanto, deve começar sempre tornando consciente e questionando os Paradigmas Mais Limitantes.
  8. Um Ambiente de Sobrevivência menos inovador é aquele que, de alguma forma, vai defender, de forma aberta ou velada, os Paradigmas Mais Limitantes.
  9. Não conseguimos entender que muito do que pensamos foi colocado dentro de nós e que muitas vezes aquilo é muito mais um veneno do que um remédio.
  10. Uma vida mais criativa é, basicamente, o exercício da revisão progressiva e constante dos nossos Paradigmas.
  11. A sombra da mente é a parte da mente que muitas vezes não queremos ou não conseguimos ver.
  12. Paradigmas Estruturais Limitantes estão alojados, de forma mais invisível na nossa Mente Primária, que muitas vezes atrapalham a nossa vida e não sabemos como alterá-los.
  13. Os Paradigmas Limitantes são colocados na nossa Mente Consciente Mais Automática e ficam mais invisíveis do que visíveis.

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

Para inovar, precisamos estar dispostos a questionar o status quo.“- Peter Drucker.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

Temos na sociedade uma eterna batalha entre uma visão de pessoas, sociedade, civilizações mais ou menos inovadoras.

Um Ambiente de Sobrevivência menos inovador é aquele que, de alguma forma, vai defender, de forma aberta ou velada, os Paradigmas Mais Limitantes.

Qualquer processo de inovação mais consistente, seja ele individual ou coletivo, portanto, deve começar sempre tornando consciente e questionando os Paradigmas Mais Limitantes.

A inovação, verdade seja dita,  é uma luta constante contra os paradigmas limitantes.

Quando os paradigmas são limitantes, eles nos impedem de ver o mundo de novas maneiras, de inovar.

Para inovar, precisamos primeiro entender os paradigmas que nos estão nos restringindo para saber se eles estão nos atrapalhando ou ajudando a crescer e evoluir.

Fato é:

Toda mudança voluntária sempre começa, antes de tudo, com a chegada de uma nova consciência.

A relação dos Paradigmas, da Inovação com a Topologia de Poder

Basicamente, temos duas formas de pensar a organização de qualquer coletivo, seja ele maior ou menor, desde uma família até um país inteiro:

  • A Mais Centralizadora – que acredita que o centro tem uma noção maior dos caminhos e que serve de uma espécie de guia para as pontas;
  • A Mais Descentralizadora – que acredita que as pontas, através da cooperação mais autônoma, define os caminhos, a partir dos desejos individuais das pontas.

A visão mais centralizadora da sociedade tenderá, de forma implícita ou explícita, optando pelos Paradigmas Mais Limitantes.

Dessa forma, há uma relação direta entre três elementos:

  • Teremos Crenças Mais Limitantes em pessoas e coletivos que vivem em Ambientes Mais Centralizados e, portanto, uma redução da Taxa da Inovação;
  • Teremos a redução de Crenças Mais Limitantes em pessoas e coletivos que vivem em Ambientes Mais Descentralizados e, portanto, um aumento da Taxa da Inovação.

Vejamos mais em detalhe.

  • Ambientes mais centralizados – são aqueles em que o poder está concentrado em um pequeno grupo de pessoas ou instituições;
  • Crenças mais limitantes – são aquelas crenças que nos restringem de ver o mundo de novas maneiras e de inovar;
  • Taxa de inovação – é a frequência com que novas ideias e produtos são criados.

Temos o seguinte: em ambientes mais centralizados, as crenças mais limitantes são mais comuns, o que leva a uma redução da taxa de inovação. 

Em ambientes mais descentralizados, as crenças mais limitantes são menos comuns, o que leva a um aumento da taxa de inovação.

Portanto, como podemos proceder para que possamos aumentar a Taxa da Inovação em uma pessoa ou num coletivo?

  1. Tornar consciente a Mente Secundária para que ela possa começar a ser musculada;
  2. Começar o processo de conscientização e revisão dos Paradigmas Limitantes, disseminados por uma visão mais centralizadora de mundo;
  3. Afastar ou se afastar de pessoas, lugares, situações e hábitos que impeçam a adoção de Paradigmas (formas de sentir, pensar e agir) não limitantes;
  4. Entrar num processo de Espiral Progressivo, sempre na direção de Paradigmas Mais Conscientes e Adequados para uma vida individual ou coletiva melhor.

É preciso entender que:

A mente secundária é o nosso motor da inovação, e quando colocamos ela para “rodar” cada vez mais aumentamos nossa capacidade de criar novas ideias e soluções.

Quando estamos cercados de pessoas e coisas que nos limitam, fica mais difícil nos abrirmos para novas possibilidades.

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Quer experimentar a Bimodais por um mês?

Inovação com Ciência
Zap: 21-996086422 (Nepô, chega de MIMIMI!)
Entre agora (de agosto a final de dezembro de 2023) – não perca! R$ 600,00 pelo Pix!

Se você gosta dos artigos do Nepô, que tal nos ajudar na nossa pesquisa fazendo um PIX no valor que achar melhor? Pix: cnepomu@gmail.com Te envio um e-book da safra de 2023.

GRIFOS COM LETRAS INICIAIS EM CAIXA ALTA: CONCEITOS BIMODAIS.

 

Leave a Reply

WhatsApp chat