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Os Mapas Mentais do Artigo:

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. É da qualidade da Escola de Pensamento escolhida para lidar com determinado fenômeno que podemos ter mais ou menos resultados melhores.
  2. Fica a critério de cada pessoa, grupo ou organização a escolha entre as diferentes sugestões de Melhores Verdades aquela que vai escolher para lidar com determinado fenômeno.
  3. Portanto, a Ciência não produz uma verdade absoluta ou única, mas um conjunto de sugestões de Melhores Verdades por diferentes Escolas de Pensamento.
  4. A Ciência precisa ser vista como um processo em movimento.
  5. A Ciência, entretanto, não é um substantivo, mas um verbo Ciênciar.
  6. O que caracteriza a Ciência não é só a escolha do tipo de conhecimento a ser estudado, mas os métodos utilizados.
  7. A Ciência foi criada pelo Sapiens para que pudéssemos lidar melhor com fenômenos que afetam diretamente a nossa sobrevivência.
  8. O objetivo da Ciência, assim, é apoiar o Sapiens para que ele tenha uma vida cada vez melhor.

Vamos ao Artigo:

“O ser humano não pode sobreviver apenas com percepções. É preciso conceituar.”Ayn Rand.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

A Ciência foi criada pelo Sapiens para que pudéssemos lidar melhor com fenômenos que afetam diretamente a nossa sobrevivência.

A Ciência demanda, antes de tudo, uma série de métodos para que possamos:

  • identificar um fenômeno para que possamos saber o que ele é e o que não é;
  • identificar e classificar os padrões do fenômeno;
  • sugerir formas para que possamos lidar melhor com ele.

Temos dois tipos de conhecimento:

  • Conhecimento Objetivo – aquele que afeta diretamente a sobrevivência do Sapiens;
  • Conhecimento Subjetivo – aquele que NÃO afeta diretamente a sobrevivência do Sapiens.

Basicamente, a Ciência é feita para lidar melhor com os Conhecimentos Objetivos.

O objetivo da Ciência, assim, é apoiar o Sapiens para que ele tenha uma vida cada vez melhor.

Ao longo do tempo, a Ciência, diferente de outras formas de produção de conhecimento, desenvolveu métodos para que pudéssemos estudar os fenômenos.

Assim, o que caracteriza a Ciência não é só a escolha do tipo de conhecimento a ser estudado, mas os métodos utilizados.

Os métodos utilizados pela Ciência procuram melhorar a capacidade que temos para lidar com os diferentes fenômenos.

A Ciência, entretanto, não é um substantivo, mas um verbo Ciênciar. 

A Ciência precisa ser vista como um processo em movimento.

Como diz o físico brasileiro Marcelo Gleiser:

“O mapa do que chamamos de realidade é um mosaico de ideias em constante mutação.”Gleiser.

A Ciência – diferente do que pensa o senso comum – é um Ambiente de Diálogo Progressivo, no qual há diferentes abordagens sobre os mesmos fenômenos.

Ambiente de Diálogo Progressivo ou Ambiente de Diálogo Conceitual ou Mais Científico – espaço criado para se analisar fenômenos de todos os tipos com sugestões das melhores formas de lidar com ele, dividido em quatro camadas: Fenomenologia, Epistemologia, Ambientologia e Metaepistemologia.

Com o tempo, se criam Ciências, que se dedicam a estudar determinados fenômenos específicos e dentro destes Ambientes de Diálogos Progressivos se criam Escolas de Pensamento.

Escola de Pensamento – Ambiente Progressivo de Diálogo que faz Escolhas Filosóficas e Teóricas, que definem o tipo de abordagem de determinado fenômeno. Inspirados em Imre Lakatos, consideramos que as Escolhas Estruturais de uma Escola de Pensamento formam um Núcleo Duro, que acaba por definir a abordagem predominante da Escola. Temos Escolas de Pensamento na Educação, Psicologia, Economia, em todas as áreas. NÃO é um espaço físico, mas uma escolha consciente de vários Conceituadores, que escolheram determinado DNA Filosófico. Escolas de Pensamento  NÃO são de “tijolos”, mas Ambientes Conceituais. Escolas de Pensamento criam formas de pensar e agir diante de determinados fenômenos, que nos ajudam mais ou menos a lidar melhor com eles.

Portanto, a Ciência não produz uma verdade absoluta ou única, mas um conjunto de sugestões de Melhores Verdades por diferentes Escolas de Pensamento.

Fica a critério de cada pessoa, grupo ou organização a escolha entre as diferentes sugestões de Melhores Verdades aquela que vai escolher para lidar com determinado fenômeno.

Podemos sintetizar assim, uma revisão de como pensamos a Ciência:

  • não é algo definitivo e acabado, mas sempre um processo;
  • não existe uma abordagem única, mas diferentes abordagens a serem escolhidas por cada pessoa, grupo ou organização.

Temos alguns fatores que interferem mais intensamente para que determinadas mudanças ocorram na forma de enxergar determinados fenômenos. São eles:

  • novas visões trazidas por Conceituadores Disruptivos;
  • novas tecnologias, que nos permitem analisar de forma diferente os fenômenos;
  • o acúmulo de conhecimento;
  • fatos novos, que demandam a necessidade de revisão dos antigos Conceitos;
  • os resultados obtidos com as metodologias propostas.

É importante, portanto, quando nos propomos a entender o atual Cenário Civilizacional para promover diferentes tipos de Inovação compreender que:

  • escolhas precisam ser feitas entre as diferentes Escolas de Pensamento que analisam o atual Cenário Civilizacional;
  • de que estas escolhas não são definitivas, mas um processo de atualização constante diante de novos conceitos e fatos que surgem ao longo do processo.

Podemos dizer assim que:

É da qualidade da Escola de Pensamento escolhida para lidar com determinado fenômeno que podemos ter mais ou menos resultados melhores.

O objetivo da Bimodais é desenvolver a Ciência da Inovação Bimodal. Aqui, temos o seguinte:

  • a escolha do fenômeno Inovação como o foco principal de interesse para que possamos compreendê-lo e lidar melhor com ele;
  • deixar claro que teremos uma das diferentes e possíveis abordagens sobre tal fenômeno, deixando explícito, o mais possível, todas as escolhas que fizemos na nossa jornada;
  • e, por fim, a criação de um Ambiente de Diálogo Progressivo, usando as Tecnopossibilidades Digitais para o desenvolvimento de uma Narrativa Conceitual.

Narrativa Conceitual ou Narrativa Conceitual Progressiva – conjunto de conceitos desenvolvido por um mais Conceituadores sobre determinado fenômeno, visando compreendê-lo para que possamos lidar melhor com ele. Narrativas Conceituais são o resultado do trabalho de determinada Escola de Pensamento.

É isso, que dizes?

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GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS, QUE JÁ CONSTAM NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO COM PARÁGRAFO RECUADO: FRASES QUE SERÃO USADAS NO NOVO LIVRO E/OU NA DIVULGAÇÃO DOS ARTIGOS.

GRIFOS EM NEGRITO COM AZUL E ROXO: SÃO PARÁGRAFOS, QUE CONTÊM CONCEITOS NOVOS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: SÃO PARÁGRAFOS, QUE CONTÊM CONCEITOS ANTIGOS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: ITENS QUE SERÃO INCLUÍDOS NO NOVO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE É A NARRATIVA PROGRESSIVA BIMODAL, QUE ESTÁ SENDO EDITADA NO GOOGLE DOCS.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO REGRAS DE CAUSA E EFEITO QUE VÃO SENDO DESCOBERTAS AO LONGO DO NOSSO PROCESSO DE TRABALHO E SÃO INCLUÍDAS NUMA ÁREA ESPECIAL DA NARRATIVA PROGRESSIVA BIMODAL.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS E VÃO SER INCORPORADOS EM ALGUM TÓPICO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS. 

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