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O áudio do artigo

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal130922a

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#APA 2.0 – criando e melhorando este conceito.

Quais são as questões do artigo?

  1. analisando as mudanças dos Ambientes de Pesquisa e Aprendizado dentro da Civilização 2.0.

Os Mapas Mentais do Artigo:

Historietas para ilustrar os áudios:

 

Os avanços que ocorreram na Narrativa Bimodal, a partir deste artigo:

  • Força Latente, Força Atuante, Fator Tratamento, Epistemologia do Ambiente, Epistemologia Ferramental, Epistemologia Organizativa, Metaepistemologia, Epistemologia Ferramental Filosófica do Processo, Epistemologia Ferramental Filosófica da Organização, Ambiente de Pesquisa e Aprendizado 2.0, Ambiente de Pesquisa e Aprendizado 2.0, Método Ágil para Conceitos, APA 2.0, Pesquisa Progressiva da Bimodais e Ambiente de Pesquisa e Aprendizado 1.0.

Frases de Divulgação do artigo:

  1. A ciência foi criada para nos ajudar a sobreviver melhor e não para resolver o problema de grana dos cientistas.
  2. A Civilização 2.0 se caracteriza pela chegada e massificação de novas formas de Cooperação Humana.
  3. Um Ambiente de Pesquisa e Aprendizado é um espaço de organização de diálogo sobre determinado fenômeno para ajudar a sociedade a lidar melhor com ele.
  4. A Certeza Provisória Razoável é uma escolha científica, que encara o conhecimento como uma ferramenta de sobrevivência e exige que se faça uma escolha temporária para a tomada de decisão.
  5. A Bimodais é um exemplo vivo da construção de um Ambiente de Pesquisa e Aprendizado 2.0.
  6. Diante do Digital, temos muito achismo e pouco Padronismo.
  7. Fala-se muito em inovação, mas pouco numa ciência que a entenda profundamente.
  8. É na análise das ferramentas que utiliza, que se vê a qualidade de qualquer tipo de profissional.

Vamos ao Artigo:

“Quando a teoria fica atrás dos fatos, estamos lidando com programas de pesquisa degenerados.” – Imre Lakatos.

Estamos completando no final do ano quatro anos de Bimodais.

O artigo vai abordar o case Bimodal, um exemplo típico da mudança dos Ambientes de Pesquisa e Aprendizado, antes e depois da chegada da Civilização 2.0.

A Civilização 2.0 se caracteriza pela chegada e massificação de novas formas de Cooperação Humana, a partir das possibilidades trazidas pela Internet.

Um Ambiente de Pesquisa e Aprendizado é um espaço de organização de diálogo sobre determinado fenômeno para ajudar a sociedade a lidar melhor com ele.

Para efeito de registro qualquer Ambiente de Pesquisa e Aprendizado, seja em que época for, tem os seguintes Campos Conceituais:

  • a Fenomenologia – o estudo do fenômeno em si;
  • a Epistemologia – as ferramentas científicas que são utilizadas como suporte para o estudo do fenômeno em si, que quanto mais adequadas, mais ajudam a melhorar a Fenomenologia.

Temos na Fenomenologia os seguintes Fatores:

  • Fator Causante – a demanda do ser vivo, seja ele qual for;
  • Fator Detonante – aquilo que sai da Força Latente e se torna Força Atuante;
  • Fator Consequente – as Forças Atuantes se expandindo com ou sem tratamento;
  • Fator Tratamentoas atuações possíveis, tanto das metodologias quanto das tecnologias para se lidar melhor com o fenômeno.

Temos na Epistemologia os seguintes Fatores:

  • Epistemologia do Ambiente – reflexões e revisões do Ambiente de Pesquisa e Aprendizado de pesquisa;
  • Epistemologia Ferramental – reflexões e revisões do ferramental utilizado na Análise Fenomenológica;
  • Epistemologia Organizativa reflexões e revisões sobre as diferentes abordagens existentes sobre o mesmo fenômeno;
  • Metaepistemologiaos efeitos positivos e negativos das escolhas feitas e seu impacto na própria Ciência do Fenômeno e nas Correlatas. 

Temos na Epistemologia Ferramental os seguintes Fatores:

  • Epistemologia Ferramental Filosófica do Processo  a forma como encaramos o conhecimento de maneira geral (a escolha da Bimodal foi a escolha pela Certeza Provisória Razoável);
  • Epistemologia Ferramental Filosófica da Organização a forma como separamos os diferentes níveis do conhecimento (a escolha da Bimodal foi pelo Edifício do Pensamento).

A Certeza Provisória Razoável é uma escolha científica, que encara o conhecimento como uma ferramenta de sobrevivência e exige que se faça uma escolha temporária para a tomada de decisão, que pode ser alterada mais adiante, a partir de argumentos mais razoáveis para uma decisão ainda melhor.

O Edifício do Pensamento é uma escolha científica, que encara o conhecimento como uma ferramenta de sobrevivência, dividindo-o em camadas das mais abstratas para as mais operacionais, pela ordem: questões filosóficas, teóricas, metodológicas, operacionais e, por fim, revisionais.

A Bimodais é um exemplo vivo da construção de um Ambiente de Pesquisa e Aprendizado 2.0.

Um Ambiente de Pesquisa e Aprendizado 2.0 tem as seguintes características:

  • independência em relação aos órgãos de controle governamental;
  • financiamento feito diretamente pelos participantes no modelo crowdfunding;
  • pesquisa voltada para atender aos objetivos e interesses dos participantes, com foco bem direcionado;
  • desenvolvimento de Pesquisa Progressiva, através do Método Ágil para Conceitos, que softwariza a revisão da Narrativa, a partir da produção constante de conteúdo por um Curador, que são analisadas e comentada pelos participantes do APA 2.0;
  • atividades totalmente a distância, online;
  • uso intenso de recursos digitais, tais como mapas mentais, cores nos artigos e apresentações do resumo da semana no formato PPT.

A Pesquisa Progressiva da Bimodais é feita por imersões ou temporadas, quando toda a Narrativa Conceitual vai sendo analisada, a partir de:

  • provocações de todos os tipos, mas principalmente dos membros da escola;
  • diálogo com autores de livros do mercado;
  • fatos que merecem reflexão.

Diferente de um Ambiente de Pesquisa e Aprendizado 1.0, o novo modelo é inspirado na mesma filosofia do desenvolvimento de softwares.

A cada dia, semana, mês, semestre, ano os conceitos vão sendo revalidados, ajustados, melhorados para que se possa ter uma análise mais adequada dos Fenômenos Analisados pela Bimodais.

A cada nova imersão, temos uma melhoria na Narrativa Conceitual, que abrange tanto aperfeiçoamentos da Fenomenologia quanto da Epistemologia.

Hoje, a Bimodais analisa e propõe melhorias no tratamento dos seguintes Fenômenos:

  • Melhorar a compreensão e relação com a Civilização 2.0;
  • Melhorar a compreensão e a relação com a Inovação;
  • Melhorar a compreensão e ajudar os Disruptores a se potencializarem.

Do ponto de vista das Ciências, a Bimodais acabou criando ou aderindo aos seguintes campos:

  • Melhorar a compreensão e relação com a Civilização 2.0 demandou a criação da Antropologia da Sobrevivência Bimodal;
  • Melhorar a compreensão e a relação com a Inovação demandou aderir à Ciência da Inovação Bimodal;
  • Melhorar a compreensão e ajudar os Disruptores a se potencializarem demandou o desenvolvimento de um ramo específico dentro da Ciência da Inovação.

É isso, que dizes?

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GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL:NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS.

 

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