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#Análise de filmes – incorporando à Narrativa Bimodal.

Frases de Divulgação do Artigo

  1. Inquietos Inovadores têm uma capacidade de Desautomatização maior do que os demais.
  2. Temos no filme o encontro de Inquietos: um Nerd que traz a novidade e um dirigente com o poder da decisão, que precisa de uma nova solução para um velho problema.
  3. O que temos no filme é o seguinte embate: a velha forma de escolher jogadores pela intuição versus um novo modelo de seleção por algoritmos.
  4. A escolha de jogadores pelos olheiros representa a forma antiga de se montar um time, baseado muito mais na imagem do que no desempenho.
  5. Quando vemos filmes como o Moneyball, que fala muito mais de inovação do que de Beisebol, nos deparamos com situações claras da necessidade de Desautomatização.
  6. Se formos analisar o principal problema que temos diante das mudanças, está ligado a nossa incapacidade de nos Desautomatizar.
  7. Na verdade, o uso adequado da inteligência está justamente naquilo que devemos ligar o piloto automático e o que não devemos.
  8. Inovar, assim, é sempre conseguir superar antigas barreiras, que envolve, principalmente, o processo de Desautomatização da mente.

Mapa(s) Mental (is) do Artigo:

Vamos ao Artigo

“Estamos tentando resolver um problema, mas vocês nem sabem qual é o problema!!” – Frase do filme.

Falamos muito de piloto automático.

Que ligamos o piloto automático para isso, para aquilo.

Na verdade, o uso adequado da inteligência está justamente naquilo que devemos ligar o piloto automático e naquilo que não devemos.

De maneira geral, criamos hábitos e crenças para a resolução de problemas.

Porém, problemas são mutantes e soluções que funcionavam ontem precisam de ajustes, pois as coisas vão mudando.

Se formos analisar o principal problema que temos diante das mudanças, está ligado a nossa incapacidade de nos Desautomatizar.

Quando vemos filmes como o Moneyball – que fala muito mais de inovação do que de Beisebol – nos deparamos com situações claras do problema da Desautomatização

Bratt Pitt faz o papel de Billy Beane, um dirigente com alta taxa de inquietude, que quer ver seu time sempre ganhando.

Beane vê jogadores de seu time indo embora, vê que não tem recursos para mantê-los e precisa criar de uma nova forma de contratar jogadores com uma relação de custo/benefício melhor.

A falta de grana para contratar novos atletas bons, mas o desejo de contratá-los,  causa a primeira etapa do processo inovador: que é a fase do desconforto.

Há na fase do Desconforto Inicial uma barreira a ser superada, que os métodos tradicionais não conseguem mais.

Pitt procura uma solução e está cercado de olheiros que só sabem indicar jogadores na base da intuição e das aparências.

A escolha de jogadores pelos olheiros representa a forma antiga de se montar um time, baseado muito mais na imagem do que no desempenho. 

Na etapa inicial do filme, se percebe que não se usa recursos mais sofisticados para analisar o desempenho de cada atleta.

Aqui, temos a cena que ele percebe que o método antigo não funciona mais para ele numa reunião com os antigos olheiros:

O personagem de Pitt conhece Peter Brand, interpretado por Jonah Hill, um Nerd que desenvolve um programa de computador, que passa a promover a escolha dos jogadores pelo desempenho, através do uso de algoritmos.

Sai a escolha pela intuição e entra a fase da escolha pela comprovação numérica.

Se reduz com o novo modelo o risco e o custo da contratação.

Mais passa a se valorizar atletas que o mercado não vê valor, pois não analisam os dados de forma mais precisa.

O que temos no filme é o seguinte embate: a velha forma de escolher jogadores pela intuição versus um novo modelo de seleção por algoritmos.

Temos no filme o encontro de um Nerd que traz a novidade e um Inquieto que tem o poder da decisão, que precisa de uma nova solução para um velho problema.

Há um casamento entre os dois Inquietos (o dirigente e o programador) e se inicia uma Jornada Inovadora para se experimentar uma nova forma de resolver os antigos problemas.

No filme, temos as etapas tradicionais de toda Jornada Inovadora:

  • da rejeição ao novo pelos que defendem os antigos métodos sempre de forma desconfiada e muitas vezes agressiva;
  • os ajustes iniciais, pois o novo não vem pronto, vai se construindo, na tentativa e erro;
  • e os surpreendentes resultados (o maior recorde de vitórias de um time já registrado no campeonato americano de beisebol), a partir do novo método.

O personagem de Pitt consegue a melhor relação de custo x benefício nas contratações, apesar de não ter ganho o campeonato e abriu uma nova possibilidade para a escolha de novos atletas.

Isso só foi possível pelo uso intenso de números.

Inovar, assim, é sempre conseguir superar antigas barreiras, que envolve, principalmente, processo de Desautomatização da mente.

De maneira geral, é o que assistimos com a chegada dos computadores, quando são bem usados: há uma precisão maior das decisões, se comparado aos antigos métodos.

O filme é uma aula dos processos de inovação e mostra o papel dos Inquietos Inovadores não só por perceber uma nova forma de resolver o problema, mas também de apostar e bancar o novo modelo.

Pitt representa um Inquieto Inovador que opta por algo novo e arrisca.

Inquietos Inovadores têm uma capacidade de Desautomatização maior do que os demais.

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