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O áudio do artigo 

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal300322

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#Carol Dweck – conhecendo a forma de pensar desta autora.

Frases de Divulgação do Artigo

  1. Vamos ter nossos destinos como árvores, que não podemos modificar, ou como pessoas, recriando, a partir das nossas reflexões?
  2. Só existe uma forma sustentável, no longo prazo, de permitir que o Sapiens resolva seus problemas objetivos e subjetivos: descentralizando decisões e operações.
  3. O Sapiens 2.0 tem a demanda de ser muito mais flexível, endógeno, autônomo e inovador do que o 1.0.
  4. Existe um Gap de Autonomia entre o Sapiens 1.0 e 2.0, que começamos a tentar superar.
  5. No Ambiente de Sobrevivência Curador não há mais o problema que tínhamos na Gestão: mais clientes, não significa mais gerentes, chefes ou diretores.
  6. Podemos dizer que temos pessoas que querem “mais aparecer do que aprender” e outras que querem mais “aprender do que aparecer”.
  7. Se o seu ego está posicionado não no aprendizado, mas no resultado o seu desempenho pessoal e profissional vai começar a brigar com os fatos.
  8. Vivemos hoje uma Revolução Civilizacional, como outras no passado, na qual uma nova forma de sobrevivência nos permite aumentar a Taxa de Autonomia das Pessoas.

Mapa(s) Mental (is) do Artigo:

 

Vamos ao artigo

…pessoas de mindset fixo não reconhecem suas deficiências nem as corrigem. – Dweck.

Vamos separar duas coisas importantes.

Todos nós temos escolhas na vida.

Podemos dizer que existe uma principal.

Como vamos levar nossas vidas?

  • vamos nos reinventar, a partir dos nossos parâmetros de dentro para fora?
  • ou vamos Zecapagodar e deixar os outros nos levar com parâmetros de fora para dentro?

Esta, dentro da Metodologia Bimodal para os Transformadores, é a primeira Encruzilhada Filosófica do Sapiens.

Vamos ter nossos destinos como árvores, que não podemos modificar, ou como pessoas, recriando, a partir das nossas reflexões?

No livro de Dweck, a escolha pela Reinvenção Endógena Progressiva foi chamada de Mindset Fixo e a Repetição Exógena Estática de Mindset do Crescimento.

Inovar significa introduzir novidade, fazer algo como não era feito antes.

Quando temos situações na vida em que o Cenário é Mais Estático do que Dinâmico, a tendência é o aumento da Taxa de Repetição Exógena Estática, que Dweck chama de Mindset Fixo.

Por outro lado.

Quando temos situações na vida em que o Cenário é Mais Dinâmico do que Estático, a tendência é o aumento da Taxa da Reinvenção Endógena Progressiva, que Dweck chama de Mindset de Crescimento.

O grande desafio hoje de toda a sociedade que quer – de fato – se adaptar aos novos tempos é procurar formas de desenvolver o Mindset do Crescimento ou a Reinvenção Endógena Progressiva.

Mais ainda.

Vivemos hoje uma Revolução Civilizacional, como outras no passado, na qual uma nova mídia nos permite aumentar a Taxa de Autonomia das Pessoas.

Uma Tecnoespécie como a nossa caminha sempre, no longo prazo, na direção de menos para mais autonomia, pois vive sob a égide da Complexidade Demográfica Progressiva.

Sim, vivemos momentos em que há, no curto e médio prazo, a redução da Taxa de Autonomia das Pessoas, mas isso não ocorre no longo prazo.

Só existe uma forma sustentável, no longo prazo, de permitir que o Sapiens resolva seus problemas objetivos e subjetivos: descentralizando decisões e operações.

Vivemos hoje o início de uma Macro Renascença Humana, na qual há uma passagem estrutural de menos para mais autonomia.

O Sapiens 2.0 tem a demanda de ser muito mais flexível, endógeno, autônomo e inovador do que o 1.0.

Por isso, hoje os temas excelência, busca da felicidade, autonomia, entre outros, têm tido tanta procura.

Existe um Gap de Autonomia entre o Sapiens 1.0 e 2.0, que começamos a procurar superar.

Como temos dito, o Sapiens está promovendo a maior Revolução Civilizacional da história, podendo criar, pela primeira vez, Ambientes de Sobrevivência próximos das formigas.

A grande novidade é a chegada da Curadoria, novo Ambiente de Sobrevivência, que permite, via algoritmos, que possamos dispensar os antigos intermediadores mais centralizados.

A Revolução Civilizacional 2.0 é 2.0, pois NUNCA tivemos a possibilidade de dispensar os gestores (se quiserem líderes-alfas) como estamos fazendo agora.

Note que mesmo ainda nos provisórios Ambientes da Curadoria Platafórmicos (caso do Uber e Youtube) não há mais problema de escala.

O Uber tem, Googlando,  75 milhões de usuários e 3 milhões de motoristas. Se passar a ter o dobro disso, não há nenhum problema de administração da qualidade, pois ela é toda autogerida.

Nos Ambientes da Curadoria Platafórmicos, como não temos Gestores controlando a qualidade, não há problema de escala.

O Youtube, por exemplo, tem 2 bilhões de usuários e pode ter o dobro disso e a situação é a mesma.

No Ambiente de Sobrevivência Curador não há mais o problema que tínhamos na Gestão: mais gente, não significa mais gerentes, chefes ou diretores.

O problema todo que temos ao viver cada vez mais no Ambiente de Sobrevivência Curador é que nossos corações e mentes foram formatados para viver com muito menos autonomia.

Por dois motivos:

  • o aumento populacional gerou uma crise conjuntural de centralização, o que reduziu a autonomia das pessoas;
  • e as mídias orais e escritas, permitiram a criação do Ambiente de Sobrevivência Gestor, que tinha limitações estruturais.

O grande desafio do Sapiens na Civilização 2.0 é conseguir aumentar a Taxa de Autonomia, aprendendo a criar e a usar os novos Ambientes de Sobrevivência.

Existe, assim, uma Demanda Estrutural Obrigatória para que nos personalizemos e nos individualizemos ainda mais para que possamos viver na Civilização 2.o.

Nossos descendentes serão cada vez mais autônomos, como nós fomos em relação aos modelos mais absolutistas do passado.

Este novo cenário –  mais inovador e mutante – demanda, assim, o que Dweck chama de um Mindset do Crescimento.

O Mindset do Crescimento é, no meu entender, uma escolha, na qual vamos reposicionar o nosso ego.

Hoje, por tendência, nossa vaidade está mais focada no resultado do que no aprendizado.

A atual Revolução Civilizacional demanda uma adequação do posicionamento do ego no aprendizado e não no resultado. Temos aí um desafio filosófico/psicológico.

Podemos dizer que temos pessoas que querem “mais aparecer do que aprender” e outras que querem mais “aprender do que aparecer”.

O Posicionamento do Ego no Perfil Mais Aparecer do que Aprender não é sustentável, pois o cenário é mutante e, por causa disso, nós precisamos ser mutantes também.

Se o seu ego está posicionado não no aprendizado, mas no resultado o seu desempenho pessoal e profissional vai começar a brigar com os fatos.

Vejamos as frases que Dweck colocou no livro, que podem ser lidas com essa nova Roupagem Bimodal:

Sobre os que querem Mais Aparecer do que Aprender:

  1. “…indivíduos que acreditam em características imutáveis têm uma urgência em serem bem-sucedidos.”
  2. “…o sucesso sem esforço, pois é a melhor maneira de provar seu talento.” (Por isso temos a Esforçofobia);
  3. “Gostamos de pensar em nossos campeões e ídolos como super-heróis, que nasceram diferentes de nós.”
  4. “…no mindset fixo você não assume o controle de suas capacidades e de suas motivações.”
  5. “Não se esqueçam de que esses grandes gênios tampouco querem ter grandes equipes. Pessoas de mindset fixo desejam ser os únicos mandachuvas, para que, ao se compararem com os que estão à sua volta, se sintam superiores.”
  6. “Em vez de formar uma equipe extraordinária de gerentes, como as empresas que passavam de boas a excelentes, elas operavam segundo a premissa de mindset fixo de que os grandes gênios não precisam de grandes equipes. Precisam apenas de subordinados para executar suas ideias brilhantes.”
  7. “Precisam constantemente afirmar sua superioridade, e a empresa nada mais é do que uma plataforma para esse fim.”
  8. “Passou à ofensiva, proferindo raivosos comentários contra os japoneses e exigindo que o governo norte-americano impusesse tarifas e cotas que os detivessem. Num editorial contra Iacocca, o New York Times advertiu, “a solução está em fabricar carros melhores neste país, e não em justificativas coléricas contra o Japão”.
  9. “O mindset fixo criava neles um reino mágico no qual o brilho e a perfeição do rei eram constantemente confirmados.”
  10. “Mas, em momentos críticos de decisão, optaram por aquilo que os faria se sentirem bem a seus olhos e aos olhos alheios, em vez de preferir o que seria melhor para os objetivos de longo prazo da empresa.”

Sobre os que querem Mais Aprender do que Aparecer:

  1. Acreditam no desenvolvimento humano. 
  2. Não estão sempre tentando provar que são melhores do que os demais.
  3. Não reivindicam crédito pelas contribuições de outras pessoas nem prejudicam os demais a fim de parecerem poderosos.
  4. Estão sempre tentando melhorar. 
  5. Cercam-se das pessoas mais capazes que conseguem encontrar, enfrentam diretamente seus próprios erros e deficiências e procuram saber com franqueza quais as qualificações de que eles mesmos e suas empresas necessitarão no futuro. 
  6. Podem progredir com uma confiança baseada em fatos e não como resultado de fantasias a respeito de seu talento.
  7. “Os mais receptivos às críticas são considerados promissores”.”
  8. “Os CEOs enfrentam outro dilema. Podem preferir estratégias de curto prazo que aumentem o valor das ações da firma e façam com que pareçam heróis. Ou podem trabalhar em busca de aperfeiçoamento de longo prazo, arriscando-se à desaprovação de Wall Street ao lançar as bases para a saúde e o crescimento da empresa num prazo mais longo.”
  9. “Faça mais esforço ou tente novas estratégias”. Não consideraram aquilo um fracasso, e não imaginaram que tivesse reflexos em seu intelecto.”
  10. “…existe um mindset que ajuda as pessoas a lidar com os reveses, indica-lhes boas estratégias e as leva a agir em seu próprio interesse.”
  11. “Esses superastros chegaram ao topo e lá permaneceram por muito tempo porque estavam sempre se autoanalisando, enfrentavam os desafios e continuavam a crescer. Al Dunlap se achava inerentemente superior, e por isso preferiu não aprender o que poderia tê-lo ajudado a ter sucesso.”

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GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS.

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