Feed on
Posts
Comments

áudio do artigo 

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal230222

Novas Hashtags:

#As mentalidades do Boiadeiro_e_do apicultor  aprofundando estes conceitos.

Mapa(s) Mental (is) do Artigo:

As frases criadas para divulgação do artigo:
  1. O principal problema diante das atuais mudanças é psicológico e NÃO tecnológico!!!
  2. Toda vez que temos um Modelo de Comando e Controle que permite atender mais gente com menor custo – ele tende a ser implantado e aceito em cada vez mais lugares.
  3. Fato é que em toda a história humana, NUNCA tivemos uma Disrupção na Sobrevivência do Sapiens dessa magnitude com tamanha velocidade.
  4. Transformadores têm menos a perder e, por causa disso, abraçam as Mudanças 2.0 de forma muito mais aberta.
  5. Não estamos vivendo uma Transformação Digital, mas uma Transformação Civilizacional de um modelo de comando e controle para outro!
  6. Até a chegada da Sociedade 2.0, o Sapiens não tinha ferramentas para transferir o controle de qualidade em larga escala para as pontas.
  7. Hoje, temos duas Mentalidades de Comando e Controle: a do Boiadeiro, que foi formatada para controlar processos e dos Apicultores, que está aprendendo a controlar ambientes.
  8. As teorias que explicavam como o Sapiens caminha na história – diante das atuais mudanças – ficaram obsoletas.

Vamos ao artigo:

“Para um barco que navega sem sentido, qualquer vento é favorável.” – Sêneca.

Durante muito tempo fui levado a pensar que vivíamos uma Revolução Midiática, fortemente influenciado pelos pesquisadores da Escola de Toronto, em especial Pierre Lévy.

Sim, temos a chegada de novas mídias como Fator Detonante da Revolução, mas não podemos dizer que ela é APENAS uma Revolução Midiática (que é a parte), de algo maior – uma Revolução da Sobrevivência (que é o todo).

Demoramos aqui na BIMODAIS, vários anos para perceber, de maneira mais clara, que NÃO estamos passando APENAS do Mundo Analógico para o Digital.

Isso é o mais visível, mas é preciso ir muito mais fundo nesse processo.

Sim, a Revolução Midiática está ocorrendo, mas NÃO é EM ABSOLUTO a grande Disrupção Civilizacional que estamos vivendo e que terá forte impacto no futuro.

Quando as pessoas pensam, por exemplo, em Transformação Digital o foco todo é de mudanças de aparelhos e não a migração disruptiva de um Modelo de Comando e Controle para um novo.

A grande Disrupção Civilizacional está no surgimento gradual das primeiras experiências humanas como a Curadoria – o novo Modelo de Comando e Controle do Sapiens.

Até a chegada do Digital, o Sapiens não tinha ferramentas para Uberizar, Wazerizar, Blockchenizar, Airbnbizar em larga escala. Agora tem.

Estamos assistindo nos primórdios da Sociedade 2.0 o surgimento de Modelos de Comando e Controle que, pela primeira vez na história humana, dispensam o antigo Gestor Controlador dos Processos para a solução de problemas em larga escala.

Há vários projetos incipientes da Curadoria do ponto de vista filosófico/metodológico no passado, mas não através de novas mídias e nem em larga escala.

A ideia de horizontalização do Comando e Controle já tem diversas experiências, mas sempre só foi possível em baixa e não em larga escala.

Tudo que ocorre dentro de um Modelo de Comando e Controle 1.0 (Tradicional) tem, de alguma forma, uma Alta Taxa de Controle do Centro.

  • No Ambiente de Comando e Controle da Gestão, todo o processo de qualidade é definido pelo centro.
  • No Ambiente de Comando e Controle da Gestão, o processo de qualidade é FORTEMENTE definido pelas pontas.

Se criarmos uma metáfora o Gestor Controlador dos Processos se aproxima dos líderes-alfas dos mamíferos, ou se quisermos, de um “boidadeiro“.

Hoje, numa Organização Tradicional, quase tudo precisa de um “carimbo” do Gestor Controlador de Processos para que possa ir adiante.

Na Curadoria, novo Modelo de Comando e Controle, há a migração da supervisão da qualidade para as pontas, através da intensa participação dos usuários.

São as estrelinhas do Uber que ajudam a definir, dentro de uma Plataforma Curadora, os motoristas e passageiros com problemas.

O Modelo de Comando e Controle 1.0 (Tradicional) nos trouxe até aqui com relativo sucesso, mas ficou obsoleto em função do aumento da Complexidade Demográfica ocorrida nos últimos 200 anos.

A Grande Disrupção da Sociedade 2.0 é o surgimento do Modelo de Comando e Controle Curador.

Diante de uma mudança tão disruptiva temos alguns problemas a serem enfrentados:

  1. o problema filosófico-teórico – entender as atuais mudanças, através da revisão das antigas teorias das Ciências Sociais, que ficaram obsoletas;
  2. o problema psicológico – as mudanças são muito profundas e rápidas e as pessoas entram num processo de resistência.

Enquanto a chamada Velha Ordem se debate para entender e aceitar o que está ocorrendo, uma nova legião de empreendedores, sem vínculo com o passado, desenvolve cada vez mais projetos disruptivos.

Temos – como dissemos aqui – um embate entre Transformadores e Resistentes.

Não, os empreendedores não tem também consciência clara do que a mudança significam, mas como não têm o legado dos Resistentes, vão imitando uns aos outros e vão em frente.

Porém, os Transformadores, com uma teoria mais consistente, poderiam disruptar muito mais do que fazem hoje.

Os Transformadores têm, entretanto, uma grande vantagem: não tem o mesmo problema psicológico dos resistentes.

Transformadores têm menos a perder e, por causa disso, abraçam as Mudanças 2.0 de forma mais aberta.

Fato é que na história humana, nunca tivemos uma Disrupção na Sobrevivência do Sapiens dessa magnitude com tamanha velocidade.

Podemos dizer, assim, que temos hoje na sociedade duas mentalidades:

  • A Gestora – que se assemelha a Mentalidade dos Boiadeiros, que gerenciam o processo diretamente;
  • A Curadora – que se assemelha a Mentalidade dos Apicultores, que gerenciam os ambientes, num controle indireto dos processos.

Estas duas mentalidades geram um verdadeiro embate na sociedade, que vai durar bastante tempo.

Porém, como nos mostra a história:

Toda vez que temos um Modelo de Comando e Controle que permite atender mais gente com menor custo – ele tende a ser implantado cada vez mais.

É isso, que dizes?

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)

Ou: https://sun.eduzz.com/932565

Quer ser um parceiro da BIMODAIS e ganhar a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro

Quer comprar o último livro feito dentro da escola “Civilização 2.0”, é por aqui:
https://sun.eduzz.com/347192

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO – MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

 

Leave a Reply

WhatsApp chat