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O áudio do artigo 

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal010222

Hashtag:

#Gustavo_Caetano – mergulhando neste autor (clique no link para ler toda a série de artigos).

Qual é a abordagem do artigo?

Saiba mais sobre a divisão acima, neste post.

Mapas mentais deste artigo

As melhores frases (formato vídeo): https://youtu.be/7cxpR2SRyaQ

As melhores frases (formato ppt): https://bit.ly/35jKESd

Os Mapas Mentais que fiz, a partir do livro (formato vídeo): https://youtu.be/74LDZz_G7c4

Os Mapas Mentais que fiz, a partir do livro (formato PPT): https://bit.ly/3G2WDjK

Mapa Mental deste artigo:

 

Frases que criei para a divulgação do artigo:

  • Mandamento 1: cuidado com o Futuro mais Rápido, com ciclos curtos e Davis querendo matar Golias.”
  • Mandamento 2 : flexibilidade é fundamental, já que o futuro não é o passado repetido. Fique esperto.
  • Mandamento 3 : o dinheiro é meio e não fim. Cuidado para não entrar num projeto e perceber mais adiante que é algo que te deixa infeliz.
  • Mandamento 4 : incômodos são faíscas, que te apontam algo no mercado que pode ser aprimorado.
  • Mandamento 5 : teste muito, erre rápido e barato, mas nunca duas vezes e evite mudar por mudar.
  • Mandamento 6 : para que tua equipe seja fantástica, dê responsabilidade e liberdade para que ela possa trabalhar no seu potencial máximo.
  • Mandamento 7 : tenha uma rede de conselheiros para pedir ajuda e ter ideias. Quanto mais ela for diversa e descentralizada, melhor.
  • Mandamento 8 : o cliente é o epicentro de tudo, estabeleça com eles vínculos emocionais e pense sempre no que ele vai desejar amanhã.
  • Mandamento 9 : olhe para o território e desconfie do mapa, pois os fatos precisam ser os guias da tua jornada.
  • Mandamento 10 : não deixe o sucesso subir à tua cabeça, pois a humildade é algo básico na vida de um empreendedor.
  • Mandamento 11 : o inovador é um cientista, sempre com um olhar afiado à procura da próxima onda inovadora.
  • Mandamento 12 : a melhor propaganda que existe é o boca a boca, quando o cliente passa a ser um aliado do negócio.

Vamos ao artigo:

“As pessoas mais geniais que eu conheço não trabalham apenas pelo dinheiro.”Gustavo Caetano.

Bom, os dois primeiros artigos (aqui o 1 e aqui o 2) eu falei mais do cenário geral sobre empreendedorismo, do que do livro em si.

Foi o momento de Contextualização dentro da Metodologia de Leitura Empreendedora Ativaque estamos desenvolvendo.

(Vou falar mais sobre Leitura Empreendedora Ativa aqui.)

Fiz um diagnóstico do Modus Pensante do Empreendedorismo Digital depois de uma sequência da leitura de diversos livros, incluindo o “Pensar Simples” de Gustavo Caetano.

Tentei definir como o autor se enquadra dentro de todos os outros autores similares, procurando refletir sobre um Modus Pensante dos Empreendedores Digitais.

E procurei similaridades entre estes autores e as divergências e concordâncias deles com minha forma de pensar.

Agora, vou concluir a análise detalhando com mais precisão o próprio livro.

Pela ordem, vou detalhar:

  • Destaque Top
  • Sintetização da Leitura, através dos 12 mandamentos de Gustavo Caetano (selecionados e interpretados por mim);
  • Ressalvas Teóricas;
  • O que me mais chamou a atenção e marquei no livro?
    • As 20 melhores frases do Gustavo Caetano;
    • Outras Frases top do Gustavo Caetano;
    • Frases top de outros;
    • Glossário;
    • Objetivo do livro, segundo o próprio autor;
    • Quem é o autor?;
    • Links;
    • Padrões apontados pelo autor para empreender;
    • Problemas e Soluções para empreender;
    • Curiosidades.

Destaque Top

Disparado é essa frase que ele minerou do Exército Canadense que achei o máximo:

“Se houver disparidade entre o mapa e o terreno, fique sempre com o terreno.”Exército Canadense.

COMENTÁRIO:

Aqui nós temos uma dicotomia que serve para muitas aplicações na vida, no trabalho e no empreendedorismo.

Olhe sempre para os fatos e não para o que se diz deles – esta é a mensagem.

O autor usa o conceito terreno no livro da seguinte maneira:

  • “…ter a noção exata do terreno que você precisa percorrer ajuda a perceber, antes dos outros, quais são as mudanças que estão por vir e quais são os ajustes de rota necessários para continuar no caminho certo rumo ao seu objetivo.”

O que ele quer dizer com isso?

Ok, os “mapas”,  “as autoridades”, “a normalidade” nos dizem coisas, mas se houver uma discrepância entre o que você está vendo e isso tudo, olhe para os fatos, sempre para os fatos.

E chegue as suas próprias conclusões.

Tenha uma Visão Endógena (de dentro para fora), quando tiver dúvida, e não se deixe levar, sem questionar, do que vem de fora para dentro, quando houver contradição entre o “mapa” e o “território“.

“Mapas” são apenas referências, que precisam ser validados, com um processo atento de certificação feito pelas suas reflexões.

Dito isso, passemos a etapa final de uma Leitura Empreendedora Ativa.

Que é a Sintetização da Leitura de tudo que você leu no que podemos chamar de Mandamentos do Autor.

Sintetização da Leitura, através dos 12 mandamentos de Gustavo Caetano (selecionados e interpretados por mim)

(As frases originais estão mais abaixo)

  1. Cuidado com o Futuro mais Rápido – o futuro, não espera, ainda mais agora que ele está apressado, incerto, com ciclos cada vez mais curtos e cheio de Davis querendo matar Golias, com tecnologias de hoje sendo superadas pelas de amanhã. É preciso superar o olhar viciado através de um Detox do olhar;
  2. Flexibilidade é fundamental – Seja flexível na sua forma de pensar, pois tudo o que você considerava certo e inabalável pode se modificar, pois o futuro não é, em absoluto, o passado repetido;
  3. O dinheiro é meio e não fim – seu projeto empreendedor tem que ser visto como uma missão de vida, através da compreensão de seus pontos fortes para evitar chegar no meio do caminho e estar infeliz – tenha um “porquê” ;
  4. Incômodos são faíscas –  para propor soluções simples e criativas para problemas mal resolvidos no mercado;
  5. Teste muito –  seja resiliente, porém erre rápido e barato – porém, nunca erre duas vezes ou fique mudando por mudar, tenha em mente que fracassos bem administrados ajudam na caminhada;
  6. A Equipe do projeto precisa de liberdade – se cerque de pessoas legais, que te complementam, dê liberdade, responsabilidade e as empodere para criar um ambiente de trabalho fantástico;
  7. Uma Rede de Conselheiros é fundamental – não tenha vergonha ou receio de pedir conselhos e mais: quanto mais esta rede for descentralizada e empoderada, melhor. Mais ainda: pratique uma escuta ativa. Isso quer dizer que, quando estiver conversando com alguém, preste atenção de verdade naquela pessoa.”;
  8. O cliente é o epicentro de tudo – não perca o cliente de vista e estabeleça com eles vínculos emocionais, sempre procurando se antecipar a suas demandas futuras, pois só se ganha dinheiro se o cliente ganhar dinheiro também;
  9. Olhe sempre para o território e desconfie do mapa – a realidade é uma aliada e não inimiga, assim, mantenha seu foco na realidade, não no plano, confie sempre no território e não no mapa;
  10. Evite ser picado pela mosca azul – não deixe o seu ego te atrapalhar na jornada, ainda mais quando obtiver os primeiros sucessos;
  11. O inovador é um cientista – quem inova, tem mais perguntas do que respostas e precisa de um olhar afiado, de cientista,  para o que virá sempre com foco na próxima janela de oportunidade;
  12. O boca a boca é a melhor forma de divulgação – Quando o negócio é bom de fato, ele precisa de pouca propaganda, pois o boca boca se encarrega da divulgação.

Ressalvas Teóricas

Passemos agora a algumas ressalvas ao livro, a partir da Visão Filosófica e Teórica Bimodal (que é onde podemos agregamos neste cenário digital).

Caetano diz:

“…perceba que você pode ser também um inovador…” // “…a rota certa rumo ao sucesso….” “…enxergar a inovação, falhar, perceber as mudanças, mudar o seu mundo é mais simples do que você imagina…” // “…É só uma questão de treinar o olhar e de entender um pouco como o mundo está funcionando hoje – e qualquer um pode aprender a ter essa habilidade, é só praticar.”

COMENTÁRIO:

De maneira geral, nos livros sobre empreendedorismo (antigos e atuais) há alguns problemas, que podemos definir como o Tudismo e o Igualismo.

Há uma fantasia generalizada que todos podem tudo (Tudismo), como se as mentes fossem iguais (Igualismo) e os critérios de felicidade os mesmos.

Se comparado ao livro de Hill, o Tudismo e o Igualismo de Caetano é muito mais moderado.

Porém, se vê ainda um pouco em algumas frases como as selecionadas acima.

No geral, entretanto, ele fala bastante da Felicidade Endógena (que vem de dentro para fora.) – algo importante para o empreendedor.

Isso pode ser visto em algumas frases selecionadas como as melhores, a saber:

“Não adianta nada ter uma ideia incrível de algo que você detesta fazer – ninguém consegue trabalhar por muito tempo com aquilo que odeia.”

E podemos falar também do Facilismo.

O autor é neto de empresário, tem um perfil de empreendedor e para ele muita coisa é fácil, o que para muita gente é difícil ou até impraticável.

Vender a ideia de que “é mais fácil do que se imagina” – depende da “placa-mãe e do sistema operacional” de cada um.

Tem gente que decididamente não nasceu para criar startups, o que não quer dizer que não possa ser feliz e ter um Sucesso Endógeno em algum outro ramo.

Diria que é muito fácil para quem tem determinada vocação e a pessoa tem que saber se tem a vocação para saber se é fácil.

Quem toca um violino com maestria, não pode dizer que é fácil, apenas que ele tem a vocação para aquilo e para quem a tem, é mais fácil.

Vai naquela regra do piloto de fórmula 1.

Para eles, é fácil dirigir naquela velocidade, pois a Plataforma Mental deles tem facilidade para aquilo.

Quanto mais as pessoas conhecem a sua vocação, a sua Plataforma Mental, mais vão achar algo que será muito mais fácil para elas do que para as outras pessoas.

Porém, não se pode generalizar.

Muitas vezes temos a tendência de generalizar que o que é fácil para mim vai ser fácil para todo mundo. Isso é o Facilismo.

Caetano diz:

“…se tivéssemos de escolher uma palavra para definir a época em que vivemos, uma grande candidata seria inovação…” 

COMENTÁRIO:

Sem dúvida, há o aumento da quantidade e da velocidade inovadora.

A escolha da palavra “inovação” – para definir a época me parece inadequada.

Inovação é um meio e num um fim em si mesmo. As pessoas inovam para algo.

Uma Teoria Forte não olha para o meio, mas para o fim.

Devemos nos perguntar:

Qual é o foco da inovação generalizada?

Porém, com os estudos que fizemos dentro da visão BIMODAL podemos dizer que a inovação é um meio para se atingir um fim, que a nosso ver é tanto a Personalização ou a Descentralização Progressiva.

Estamos inovando para sermos mais personalizados e viver num mundo mais descentralizado! Este é o foco civilizacional!

Uma Revolução, seja ela qual for, tem uma demanda reprimida, que é a de promover mudanças numa determinada direção.

Caetano diz:

“A primeira conclusão do Barômetro 2016 é que nós estamos vivendo a Quarta Revolução Industrial.”

COMENTÁRIO:

Ele se define como um Industrialista (aqueles que acreditam que a Faísca Detonante é a Quarta Revolução Industrial).

A tese Industrialista, que tem como mentor, Klaus Schwab, é fraca, pois analisa um dos efeitos da Revolução Midiática na Indústria, como se fosse a causa e não a consequência;

Revoluções de Mídias antecedem e viabilizam Revoluções Industriais.

(Falei disso nos outros artigos.)

Caetano diz:

“A Quarta Revolução Industrial é o momento em que vivemos, no qual existe uma união do real com o virtual e, também, uma convergência de tecnologias, sejam digitais, biológicas, sejam físicas.” //  

COMENTÁRIO:

Aqui se confunde os conceitos real e virtual.

É um engano definir que uma nova mídia traz virtualidade.

Novas mídias trazem novas formas de interação do ser humano com outros e com a realidade, mas tudo, mesmo as ficções que são criadas, são interpretações da realidade.

O virtual é um nome inadequado para expressar os novos Ambientes Midiáticos.

Falar no telefone ou ver televisão não é estar no virtual, mas para as pessoas que viveram a chegada destas mídias, parecia que era.

Pierre Lévy lembra que estes novos ambientes causam esse tipo de estranhamento e essa confusão.

Caetano diz:

COMENTÁRIO:

“A única maneira de criar um futuro diferente do que vivemos hoje é através da experimentação.”

Aqui vejo o problema da Teoriafobia. Como eu complementaria esta frase?

“A única maneira de criar um futuro diferente do que vivemos hoje é através de uma visão consistente seguida de uma experimentação consistente.”

O que mais me chamou a atenção e marquei no livro?

As 20 melhores frases do Gustavo Caetano

  1. “O pulo do gato da Uber foi apostar na economia colaborativa.”
  2. “Muitas vezes tudo que você precisa é um grande fracasso.”
  3. “… o futuro não espera…e não é linear.”
  4. “…boas ideias são contagiosas.”
  5. “Ninguém quer ficar perto de um cara que acha que tem todas as respostas.”
  6. “…o negócio não existe apenas para dar lucro ou para tornar os empreendedores famosos. Isso são apenas consequências.”
  7. “…abra os seus olhos para o que o incomoda – é aí que estará um problema para ser resolvido.”
  8. “As pessoas mais geniais que eu conheço não trabalham apenas pelo dinheiro.”
  9. “.…você precisa encontrar algo ao qual você queira dedicar a sua vida.”
  10. “…quanto mais rápido e mais barato você testar e falhar, melhor.”
  11. “…quanto mais gente boa tem em torno de você, melhor você será.”
  12. “O cliente é a sua inspiração constante. Pense nele o tempo todo.”
  13. “As ideias só se transformam em realidade quando você testa.”
  14. “Todo mundo gosta de se sentir querido.”
  15. “…todo mundo pode errar, mas só uma vez na mesma coisa.”
  16. “Não adianta nada ter uma ideia incrível de algo que você detesta fazer – ninguém consegue trabalhar por muito tempo com aquilo que odeia.”
  17. “…o seu negócio não é maior que o mundo – nem inimigo da realidade.”
  18. “Você é só uma sardinha, mas, como está nadando no meio de um monte de manjubinhas, parece o maioral.”
  19. “Quanto mais livre você deixa seu cérebro, mais criativo vai ser.”
  20. “Inovador é movido não a respostas, mas a questionamentos.”

Outras Frases top do Gustavo Caetano

  • “Estamos em um momento em que as verdades mudam rapidamente, os hábitos se transformam da noite para o dia e as tecnologias se tornam obsoletas em poucos anos.”
  • “Para que ser só um super-herói se você pode fazer parte de uma equipe de heróis?”
  • “…a Uber ajuda a resolver dois problemas bem reais: o das pessoas que precisam de um carro para se locomover na cidade e o das pessoas que precisam de uma grana a mais para fechar o mês no azul.”
  • “Então, não negligencie um problema. Se ele for real, vai ter muita gente sedenta para usar a solução que você imaginou.”
  • “Quando a coisa faz sentido (o produto ou serviço de uma startup), o negócio cresce por si só, sem nem precisar fazer propaganda no horário nobre da televisão.”
  • “Não deixe seu incômodo adormecido; nele existe (ou pode existir) uma oportunidade.”
  • “Inovar é enxergar que as oportunidades estão nos problemas que existem, os quais ainda não foram resolvidos porque todas as soluções propostas até agora foram ruins ou ineficientes.”
  • “Inovar não é ficar quebrando a cabeça atrás de algo que não existe. Isso aí é tentar separar o polvilho do pão de queijo depois de assado.”
  • “Hoje, os pequenos estão incomodando – e muito – os gigantes.”
  • “…se você se concentrar em resolver um pequeno problema e propor uma solução simples, não precisará de tantos planos.”
  • “Tudo o que você considerava certo e inabalável pode se modificar.”
  • “…por mais promissor que um negócio seja, nada dura para sempre.”
  • “…de uma hora para outra, tudo o que você considerava certo e inabalável pode se modificar. “
  • “Algo que o mundo espera de todos nós: a capacidade de inovar e trazer a nossa porção de colaboração para melhorá-lo.”
  • “…temos um trunfo que nossos pais e nossos avós não tinham: o fácil acesso à informação.”
  • “O problema é que os ciclos estão se encurtando e possivelmente nos próximos quinze anos a maioria das grandes empresas que existem hoje vai virar pó.”
  • “…em sua maioria, os grandes são lentos e ineficientes e não conseguem enxergar a entrada de novos concorrentes…”
  • “Uma empresa só dá certo se estiver oferecendo um produto ou serviço que vá facilitar a vida dos outros de alguma maneira.”
  • “…nossa mente tem muita dificuldade em imaginar um futuro diferente do que vivemos hoje, e, por isso, a maioria das pessoas imagina o futuro como uma continuação do passado.”
  • “O que diferencia os empreendedores é esse olhar afiado.”
  • “Afinal, eu não sou um super-herói, que não precisa da ajuda de ninguém para salvar o mundo.”
  • “E, para chegar perto do sucesso, preciso de outras pessoas que me ajudem com aquilo que eu não sei.”
  • “…coloque as sandálias da humildade do empreendedorismo e vá atrás de gente que sabe mais do que você.”
  • “Em alguns casos, só tendo um pouco (um pouco, ok?) de falta de noção é que a gente consegue aquilo que deseja.”
  • “…nunca se esqueça de que a inovação de hoje não tem garantia de continuar sendo importante amanhã.”
  • “Cada vez mais pessoas estão atrás de algo maior do que o salário no fim do mês.”
  • “…há uma busca em conectar o trabalho com aquilo em que se acredita.”
  • “…ter esse poder para fazer e acontecer é fundamental no mundo do trabalho e do empreendedorismo.”
  • “A lição da Netflix é que você, como empreendedor, precisa estar de olho sempre em novas montanhas.”
  • “O que importa é desenvolver um modo de melhorar a vida das pessoas que estão presas a esse “sempre foi assim”. É isso que leva até à inovação.”
  • “Hoje, há uma vontade gigante de fazer algo em que se acredita.”
  • “É possível entender essas mudanças e ir se adaptando a elas sem, é claro, deixar de fazer aquilo em que você acredita.”
  • “Pense nos empreendedores que você conhece (…) pode ser um famosão da internet que desenvolveu um aplicativo sensacional, um senhor que tem uma banquinha de frutas no seu bairro ou uma dentista que acabou de abrir um consultório perto da sua casa. O que todos têm em comum? Eles ganham dinheiro resolvendo os problemas de outras pessoas. E aí não importa o tamanho do problema.”

Frases top de outros

  • “Nós prosperamos porque desde muito cedo soubemos como e para quem deveríamos contar nossas histórias.”Rony Meisler.
  • “As marcas costumam gastar fortunas para comunicar para fora seus valores e suas ideias, mas se esquecem de comunicar para dentro.”Rony Meisler.
  • “O que ajuda as pessoas também ajuda aos negócios.”Leo Burnett.
  • “… 70% das companhias ranqueadas pela Fortune 500 (lista das maiores e mais importantes empresas do mundo feita pela revista norte-americana Fortune) em 1955 já fecharam.”Robert Cooper.
  • “Erre depressa e aprenda depressa.”Anônimo.
  • “Tubarão que nada em lago morre.”Edson Bueno.
  • “Sardinha só nada com sardinha e tubarão só nada com tubarão.”Edson Bueno.
  • “Se você está num mercado em que o poder de barganha dos fornecedores ou clientes é muito grande, é melhor sair de lá.”Michael Porter.
  • “Você tem de saber se você gosta de empreender ou se você gosta da sua ideia. ”Caroline Piguin.
  • “Quanto mais humildade e honestidade uma pessoa tem, melhores são seus resultados no trabalho.”Universidade de Tycoon.

Glossário

  • “…ter a noção exata do terreno que você precisa percorrer ajuda a perceber, antes dos outros, quais são as mudanças que estão por vir e quais são os ajustes de rota necessários para continuar no caminho certo rumo ao seu objetivo.”
  • “É fundamental praticar uma escuta ativa. Isso quer dizer que, quando estiver conversando com alguém, preste atenção de verdade naquela pessoa.”
  • SIMPLEER, uma palavra que está na ponta da língua de todo mundo e que sintetiza quais são os nossos valores mais fundamentais: Só ganhamos dinheiro se o cliente ganhar dinheiro; Inovação está no nosso DNA; Metas claras; Produtos e soluções escaláveis; Liberdade e responsabilidade para criar um ambiente de trabalho fantástico; Excelência em design; Entre o mapa e o terreno, fique com o terreno; Resultado é Foco.
  • MTP é definido assim: M. Maciço: audaciosamente grande e inspiracional. T. Transformador: pode causar grandes transformações em uma indústria, uma comunidade ou um planeta. P. Propósito: existe um “porquê” muito claro por trás do trabalho. Algo que une inspiração e ação.”
  • Whitelabel é, basicamente, terceirizar um serviço para uma empresa.”
  • “Porque eu fiz uma leitura errada do terreno em que íamos pisar.”
  • “Lá estava eu às voltas com o meu isopor.”
  • “Fomos usando a metodologia dos pinos de boliche: vamos derrubar um de cada vez.”
  • Protótipo é um trem que parece que funciona, mas não funciona direito.”
  • “…quando alguém é o centro de uma rede, essa pessoa é influenciada pela saúde, pela inteligência e pelos sentimentos das pessoas que a cercam.”
  • “As equipes que realmente se destacavam eram as que possuíam bom relacionamento com outras áreas da empresa.”
  • Inovar é olhar ao redor, descobrir algo que incomoda você e que pode ser melhorado.”
  • “Não se pode depender da criatividade para inovar ou esperar eternamente por uma inspiração.”
  • Escala tem a ver com uma regra simples da logística que diz que quanto maior for o volume transportado, menor será o custo unitário do frete do produto.”
  • “É mais fácil conseguir um negócio escalável se você empreender por meio da tecnologia, que possibilita um grande alcance de clientes em potencial em pouco tempo e com poucos recursos.”
  • “Quando é fácil ensinar a outra pessoa o passo a passo básico para manter seu produto ou serviço funcionando, você tem um ganho enorme em escalabilidade.”
  • “…porque não precisa perder tempo em treinamentos complicados e porque você possui um negócio facilmente replicável – o que aumenta a sua velocidade de crescimento através de vendas.”
  • “Tanto que uma pesquisa da Fundação Estudar, divulgada pela revista Você S/A, feita com 256 pessoas de todo o Brasil, revelou que 62% dos entrevistados trocariam de emprego se tivessem a chance de, no novo trabalho, realizar seu propósito de vida.”
  • “Os negócios bem-sucedidos surgem porque os empreendedores querem, na maioria dos casos, resolver um problema que, se for solucionado, vai melhorar a vida de algumas pessoas. E isso é o propósito.
  • “…foi uma ideia simples a faísca para um grande negócio.”
  • “…resiliência é fundamental para ser bem-sucedido…”
  • “Eram mais as questões do imponderável, da transformação, das mudanças que, se não estivermos atentos, muitas vezes chegam sem a gente nem perceber, de uma hora para outra. Isso me fez ser alguém bastante paranoico com o pensamento do que está por vir, de como será o futuro. E eu quero compartilhar essa minha paranoia – que tem se mostrado muito positiva para os negócios – com vocês.”
  • “A história da fábrica do meu avô (anomalia) se repete em inúmeros negócios até hoje.”
  • “Aliás, quando um empreendedor acredita no próprio negócio, na própria capacidade e entende que a adaptação às mudanças é uma das chaves para o sucesso, crescer fica muito mais fácil.”
  • innovatio e quer dizer “um objeto, um método ou uma ideia que seja diferente do que já existia anteriormente”.”
  • “Eles não conseguiam notar não porque fossem displicentes ou coisa assim, mas porque tinham um olhar viciado. Era preciso promover um Detox do olhar.”

Objetivo do livro, segundo o próprio autor

  • “O que eu aprendi no decorrer da minha trajetória como empreendedor inovador, e isso é o que eu quero compartilhar com você ao longo das próximas páginas.”
  • “….minha missão é ajudar você a enxergar com clareza – quem tem essa visão se destaca.”
  • “…vou mostrar como criei esse olhar e como transformei inúmeras vezes o meu empreendimento…”
  • “…como eu (e outros empreendedores de sucesso) faço para notar as mudanças e me adiantar a elas…”
  • “A lição que eu quero compartilhar com você neste livro é simples: se o mundo muda, você tem de mudar também!”

Quem é o autor?

  • Brasileiro, mineiro, descrito assim: “ele tem uma gigantesca capacidade de perceber o inconsciente coletivo e de assim criar o futuro.”
  • “Ele entende os problemas das pessoas antes delas próprias.”
  • “Sou mineiro, tenho 34 anos e acho que a vontade de empreender, inovar e fazer diferente está no meu sangue.”
  • “Acho que foi isso que acabou me levando a trabalhar com empreendedorismo e tecnologia. Foi tudo culpa do “uai not?”.”
  • “O meu propósito é e sempre foi bem simples: montar um negócio para revolucionar a experiência digital, mas no qual eu posso me divertir.”
  • “A minha família é de portugueses. Meu bisavô, com a vontade de empreender e de encontrar um meio de viver por aqui, fundou uma fábrica de cortiças, mais ou menos em 1925, na garagem de casa, ao lado do seu sogro.”

Links

  •  “A Quarta Revolução Industrial” – Klaus Schwab;
  • Associação Brasileira de Startups (ABStartups);
  • “Não tropece nas próprias pernas: pare de se sabotar e seja tudo que você pode ser.”Robert K. Cooper;
  • “O capitalismo vive em ciclos” – Nikolai Kondratiev.

Padrões apontados pelo autor para empreender

  • “E sabe qual é uma das consequências desse volume de informações livre? O aumento da competitividade e, consequentemente, a valorização da inovação.”
  • “…um objetivo é mais facilmente alcançado quando se cria uma rede de pessoas interessadas em trabalhar por aquela meta específica – e quanto mais descentralizada essa rede for, melhor.”

Problemas e Soluções para empreender

  • “Se você conseguir desenvolver esse olhar para a frente, certamente poderá se diferenciar no mundo do empreendedorismo e transformar o seu negócio em algo sustentável.”
  • “Com isso, vem a criação dos vínculos emocionais, que fazem com que os clientes se sintam muito bem trabalhando com a sua startup.”
  • “…para criar um local em que os funcionários amam estar, é preciso descentralizar e dar responsabilidades para todos.”
  • “O importante para ajudar os funcionários a terem sempre aquele brilho nos olhos é investir no empoderamento das pessoas.”
  • “Uma equipe eficiente só é montada usando a seguinte equação: pessoas altamente qualificadas + alto engajamento. É disso que você precisa para ter um time matador.”
  • “…mantenha seu foco na realidade, não no plano.”
  • “Só tome cuidado para não ficar mudando apenas por mudar. Para transformar seu negócio, você precisa ter encontrado um jeito diferente de inovar que realmente justifique a sua mudança.”
  • “…olhar mais para o que acontece no dia a dia e menos para o planejamento, que é uma tentativa de prever um futuro cada vez mais incerto.”
  • “…me cercar de profissionais com habilidades complementares às minhas.”
  • “Quando você inova, já precisa estar de olho na próxima janela de oportunidade para inovar.”
  • “Temos de nos comportar como cientistas que estão atrás de novas curas e inovações.”
  • “…é o cliente que tem o poder de saber se aquilo que você está imaginando para o futuro terá valor para ele, se aquilo é útil ou inútil, e se ele aceitaria pagar pelas inovações que você está pensando em oferecer.”
  • “…você não deve apenas prestar um bom serviço para o cliente, mas, também, entender do que ele vai precisar no futuro.”
  • “E ganhar reputação significa romper uma barreira mental do empreendedorismo: o medo de o seu negócio ser uma farsa.”
  • “Eu tinha de quebrar essa barreira que parece intransponível quando estamos começando em um mercado: conseguir o primeiro grande cliente.”
  • “Se você nutrir uma pequena, mas boa rede de contatos formada de gente competente, está feito.”
  • “Se você, porém, não tem a humildade de ir lá pedir conselhos para quem é maior do que você, se fica só no seu mundinho achando que não vão existir dificuldades pelo caminho, que tudo é lindo e que os negócios serão fechados só porque você é simpático, está perdido.”
  • “Os pesquisadores descobriram que um terço dos empreendedores bem-sucedidos sabem que não têm todas as respostas e que precisam pedir ajuda para resolver problemas, seja conversando com a família, com amigos seja com mentores.”
  • “É só com a humildade que você vai conseguir enxergar os pontos fracos da sua ideia, os seus pontos fracos e entender que, muitas vezes, você terá de pedir ajuda se quiser fazer com que o seu negócio siga adiante.”
  • “…que os negócios, as pessoas e os produtos estão em constante transformação é a chave para empreender nos dias de hoje.”
  • “Porque sempre fizeram assim! E por que sempre fizeram assim? Porque não conversaram com pessoas diferentes, não tiveram vivências diferentes, não ousaram pensar de outro modo e ficaram dando murro em ponta de faca.”
  • “…faça um exercício de reflexão e entenda quais são seus pontos fortes, o que pode oferecer, o que gosta de fazer – e como você pode unir suas competências ao que gosta. O tal do propósito, lembra?”

Curiosidades

O que é um Negócio Escalável?

Modelo de inovação da Disney

  • pensamento sonhador (vontade de fazer algo diferente);
  • pensamento realista (o que é preciso ser feito de verdade);
  • pensamento crítico (ver pontos fracos).

Descobrindo o propósito:

  • Problemas que te incomodam?
  • Habilidades que você quer praticar todos os dias?
  • Como juntar as duas?

O pulo do gato dos Negócios Exponenciais:

  • Equipe sob demanda – cresce e diminui;
  • Comunidade e multidão – exportar tarefas para a comunidade;
  • Uso de algoritmos – para reduzir tarefas;
  • Não propriedade – ficar o mais solto possível;
  • Engajamento – envolver pessoas.

Por que tem que ser ágil?

  • O mundo de hoje é veloz;
  • Sua ideia não é única;
  • Executar é barato.

Dificuldade de experimentar:

  • Preconceitos mentais – que fazem com que a maioria das ideias pareça idiota ou sem sentido;
  • Medo de errar – consideram a falha algo grave demais.

Por

Hora de mudar:

  • Quando você começa a ganhar muitos concorrentes – que oferecem um serviço com mais eficiência e com preço mais baixo do que o seu.
  • Quando você perde o poder de barganha com seus clientes.
  • Quando não há mais aquele brilho nos seus olhos – ou nos olhos dos seus colaboradores.

Dicas para o sucesso:

  • Seja cauteloso com os sucessos que custam muito caro, que exigem que você enfrente estresse e pressão altos demais.
  • Procure sucessos que causem menos desgaste de sua energia mental e que exijam pouco gasto do seu orçamento.
  • Muitos sucessos seguidos podem trazer acomodação.
  • Adotar a atitude do “mais rápido, melhor e mais barato” amplia as chances de sucesso.
  • Quanto mais enxuto for o seu orçamento, maior será o número de tentativas que você terá de fazer e, consequentemente, maiores serão as suas chances de acertar.

Chefes:

  • Chefe Avestruz – Aquele chefe que, na hora do desespero, enfia a cabeça no buraco e não enxerga nada.
  • Chefe Bombeiro – só fica apagando incêndios e não consegue pensar em nada além do fogo para apagar.
  • Chefe Construtor – Aquele chefe que se preocupa em construir com a equipe e que está preocupado não apenas com as etapas da construção, mas com o resultado final. É esse o estilo de líderes inspiradores.

É isso, que dizes?

Colaborou o Bimodal: Rodrigo Palhano.

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GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO – MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

 

One Response to ““Pense Simples” de Gustavo Caetano – o que aprendi com este livro? #3 (final)”

  1. […] No livro “Pensar Simples” de Gustavo Caetano consegui chegar a doze, que é a síntese da síntese (pode ver o exercício aqui neste artigo). […]

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