Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo 

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal120122

Novas Hashtags:

#teoria_bimodal_para_empreendedores vamos virar o jogo do empreendedorismo no Brasil dotando cada um de uma visão de futuro consistente!

Resumo do artigo em tabela:

Qual é o tópico do artigo?

Saiba mais sobre a divisão acima, neste artigo.

Mapas Mentais do Artigo:

Vamos ao artigo:

“Não existe a possibilidade de promover qualquer mudança sem uma teoria.”Silvio Meira.

Mudar é – “fazer ou sofrer modificação; modificar(-se), alterar(-se).”

Mudar, portanto, é sair de um determinado lugar para outro pode ser físico, mental ou em diferentes setores da sociedade.

Fato é que:

Ninguém muda sem necessidade, pois mudar pode ter um benefício mais adiante, mas sempre tem um determinado custo.

Toda mudança tem embutida algum tipo de motivo, um desconforto que nos faz querer sair de um ponto “a” para um ponto “b” e a isso chamamos de Teoria da Mudança.

A justificativa de uma determinada mudança é uma teoria. E como temos que fazer a mudança é a metodologia.

Teoria não é algo feito por teóricos, pois todo mundo teoriza, pois tenta explicar algo para si mesmo e para os outros para justificar uma mudança.

Você sempre está teorizando, mas não de forma tão consciente e com um método mais adequado.

Portanto, o que diferencia uma teoria de outra é a sua capacidade de se aproximar dos fatos e nos ajudar a ter uma metodologia mais eficaz para lidarmos melhor com a realidade.

Boas teorias, assim, são mães de decisões melhores.

Se analisarmos o universo do empreendedorismo – o novo foco BIMODAL – temos a Mudança Empreendedora, que significa criar algo diferente para alguém poder mudar.

Um empreendedor é, querendo ou não, um agente de mudanças de seus clientes.

Um empreendedor é um resolvedor de desconfortos alheios.

No livro “Zero a Um” de Peter Thiel, que analisamos aqui, ele sugere que existem dois tipos de Mudanças Empreendedoras:

  • de um a um – algo que já existe e é melhorado, de forma incremental;
  • de zero a um – algo que NÃO existe e é criado do zero, de forma disruptiva.

No Empreendedorismo Digital, o foco principal é o desenvolvimento de novos Itens de Consumo, explorando o potencial de novas tecnologias.

Novas tecnologias permitem que o Sapiens passe a fazer algo que não era possível antes e é daí que vem as grandes oportunidades empreendedoras.

Há, portanto, a necessidade dos Empreendedores Digitais conhecerem o potencial, nem sempre evidente, das novas tecnologias e a essência do ser humano.

Ou mesmo criar algumas ou mesmo mixar algumas para que possa minimizar com eficácia o desconforto dos clientes escolhidos.

Quanto mais criativo é o Pulo do Gato do Empreendedor Digital, da sua capacidade de juntar o lado oculto das tecnologias com as demandas não explícitas dos usuários, mais tem chance de promover algo grande.

Obviamente, que o Pulo do Gato Empreendedor é apenas um primeiro passo, que vai sendo aprimorado, ajustado e cercado da capacidade de criar uma Startup Saudável.

Para isso, entretanto, é preciso que se conheça a fundo:

  • o potencial das tecnologias;
  • quais são os aspectos estruturais e conjunturais nas mudanças civilizacionais;
  • ou seja, é preciso ter claro a essência do ser humano para que se possa perceber demandas não tão visíveis.

Por incrível que pareça, o primeiro passo de uma Formação Empreendedora Eficaz é justamente uma Teoria da Mudança Forte.

Uma Teoria da Mudança Eficaz tem que preparar um empreendedor para:

  • entender as causas das grandes mudanças que estamos passando;
  • qual é o potencial das novas tecnologias?
  • as consequências, a partir de Demandas Estruturais do Sapiens que passam a ser atendidas;
  • e como ele, através da junção de oferta e demanda pode colaborar para que estas Demandas Estruturais do Sapiens possam ser atendidas

Porém, de maneira geral, a Formação Empreendedora que estamos praticando é muito fraca.

Na maior parte das vezes, os Empreendedores Digitais Brasileiros têm Teorias de Mudanças não conscientes.

Não entendem o cenário geral, as principais macrotendências e, por causa disso, não conseguem se antecipar muito adiante ao mercado tradicional.

Quanto mais um Empreendedor Digital estiver baseado em uma Teoria da Mudança Forte mais poderá oferecer algo diferente do mercado tradicional.

Quanto mais consciente é a Teoria da Mudança, mais você tem capacidade de promover ajustes e vice-versa.

Temos alguns problemas hoje na Formação Empreendedora Brasileira:

  • há uma forte Teoriafobia, um preconceito disseminado de que teorizar é perda de tempo, o negócio é ir fazendo;
  • temos um exército de autores que se preocupam nos “comos” e não nos “porquês” – o passo inicial para se realizar qualquer mudança mais consistente;
  • temos, por causa disso tudo, de maneira geral, uma visão rasa do que está ocorrendo e para onde provavelmente estamos indo;
  • o que resulta em startups muito menos disruptivas do que poderiam ser.

É isso, que dizes?

Colaborou o Bimodal: Rodrigo Palhano.

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Ou: https://sun.eduzz.com/932565

Quer ser um parceiro da BIMODAIS e ganhar a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro

Quer comprar o último livro feito dentro da escola “Civilização 2.0”, é por aqui:
https://sun.eduzz.com/347192

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO – MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat