Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo 

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal311221

Hashtags:

#Thomas_Kuhn – mergulhando neste autor.

Qual é a abordagem do artigo?

Saiba mais sobre a divisão acima, neste post.

Que tipo é de autor?

Mapa mental do artigo:

Vamos ao artigo:

“A ciência normal frequentemente suprime novidades fundamentais, porque estas subvertem seus compromissos básicos.” Thomas Kuhn.

Thomas Kuhn (1922 – 1996) foi um físico que se dedicou boa parte de sua vida a pensar sobre o fazer acadêmico.

A grande contribuição de Kuhn para a sociedade é a seguinte: o pensamento humano é disruptivo e não incremental.

De quando em vez, uma ou mais mentes inovadoras disruptivas criam uma nova etapa do pensamento e deixa o que existia para trás, obrigando às gerações futuras a se reinventarem.

Mais ainda.

Kuhn faz uma análise psicológica de quanto é difícil as pessoas mudarem a forma de pensar diante de mudanças de paradigmas.

Mais.

O Sapiens se acostuma a viver dentro de uma normalidade da qual temos muita dificuldade de sair.

Kuhn deveria ser MUITO utilizado por empreendedores, mas, infelizmente, não é.

O livro de Kuhn permite que façamos uma transposição de áreas: da ciência para o empreendedorismo, pois a lógica é a mesma: mudanças, passagem do que é incremental para o disruptivo e dificuldade de mudança.

Boa parte do que ele abordou sobre o problema da ciência é totalmente, portanto, para o mundo dos empreendedores.

Boa parte do que ele detalhou sobre Revoluções Científicas podemos aplicar ao movimento disruptivo dos Empreendedores Digitais.

O que diz Kuhn, basicamente, já adaptando para o mundo empreendedor?

  1. a vida é feita de rupturas e não de eternas continuidades, assim é preciso nos preparar não só para mudanças incrementais, mas também, em momentos excepcionais para a disruptivas;
  2. há momentos na vida que as mudanças são “normais (de continuidade) e outros que são “extraordinários(de rompimento) como o que estamos vivendo agora;
  3. as pessoas vivem e se acostumam com a normalidade, onde passamos boa parte da história e isso gera diversos problemas, pois a normalidade é abalada por algum tipo de anomalia, que demanda ajustes na nossa forma de agir e pensar;
  4. na normalidade, trabalhamos com determinados (paradigmas) que dominam nossa forma de pensar e agir, que precisam ser questionados;
  5. de vez em quando, diante de mudanças de cenários, paradigmas consolidados precisam ser revistos, se quisermos nos adaptar a uma nova normalidade;
  6. por fim, de que há uma dificuldade enorme de se abandonar antigos paradigmas, o que leva muitas pessoas a perderem a capacidade de se adaptar a novos tempos.

Quando vamos empreender no Digital, seja em que campo for, temos que ter consciência que estamos saindo de um Ambiente Normal, que tem uma determinada forma de pensar e agir (paradigma) para outra.

Porém, todos vivem os paradigmas do passado, incluindo os empreendedores, que precisam promover uma revisão, um novo paradigma, que estamos chamando de Teoria Geral da Mudança e depois uma Específica.

As Teorias da Mudança são novos paradigmas que devem ser a base para que se tome decisões de novos negócios baseadas em macrotendências mais factíveis.

O primeiro passo para uma formação mais consistente dos Empreendedores Digitais é justamente a capacidade que cada inovador terá de entender, da melhor forma possível o que está mudando no mercado hoje em dia.

Empreendedores raramente se preocupam em procurar a melhor Teoria Geral da Mudança possível.

A Teoria Geral da Mudança é um conjunto de conceitos articulados que procura explicar as causas e as possíveis consequências das atuais mudanças no Pós-Digital tem como objetivo uma tomada de decisão mais eficaz, a partir de um cenário mais plausível.

A Teoria Geral da Mudança BIMODAL, adaptando o rico legado de Kuhn, nos apresenta o seguinte cenário:

  • o que era considerado normal antes?
  • o que provocou a anomalia?
  • quais são as novas respostas extraordinárias mais plausíveis que estão sendo oferecidas para que se possa projetar o futuro de forma mais plausível?
  • qual é a melhor Teoria da Mudança Específica, como subproduto da Geral, para que possa guiar o Empreendedor Digital nas suas decisões;
  • qual é a dinâmica do Novo Normal?

É isso, que dizes?

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)

Ou: https://sun.eduzz.com/932565

Quer ser um parceiro da BIMODAIS e ganhar a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro

Quer comprar o último livro feito dentro da escola “Civilização 2.0”, é por aqui:
https://sun.eduzz.com/347192

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO – MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

 

Leave a Reply

WhatsApp chat