Feed on
Posts
Comments

Versão 1.1 – 02/08/21

O áudio do artigo.

O áudio do artigo da segunda versão

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal020821

“As pessoas não resistem às mudanças, resistem a ser mudadas.”Anônimo.

Este texto faz parte dos Artigos Didáticos Bimodais, por isso são mais densos, com forte preocupação conceitual e servem de base para que se possa entender, dialogar e aprimorar a Narrativa dos Bimodais.

É Ferramental Conceitual para que os Futuristas Competitivos Bimodais e respectivos clientes, em particular, e a sociedade, de maneira geral, possam lidar melhor com este novo cenário disruptivo.

O objetivo do artigo é detalhar a Metodologia Bimodal para Futuristas Mudancistas.

Para definir as atividades de um Futurista Mudancista Bimodal é preciso detalhar, antes de tudo, o que, afinal, é mudança?

Utilizemos o verbete sobre “mudança” do Wikipédia em português, por ocasião da redação deste artigo:

“Uma mudança ou transformação pressupõe uma alteração de um estado, modelo ou situação anterior, para um estado, modelo ou situação futuros, por razões inesperadas e incontroláveis, ou por razões planejadas e premeditadas (negrito nosso).”

Assim, temos dois tipos de mudanças:

  • as Mudanças Exógenas – que são feitas por razões inesperadas e incontroláveis, de fora para dentro, que temos mais dificuldade de adaptação por termos menos controle;
  • as Mudanças Endógenas – que são feitas por razões planejadas e premeditadas, de dentro para fora, que temos menos dificuldade de adaptação por termos mais controle.

Podemos afirmar, assim, que:

Quanto mais descontrolada é a mudança, mais difícil se torna.

As mudanças inesperadas, assim, são mais difíceis de serem assimiladas e vice-versa.

Futuristas Mudancistas, de maneira geral, trabalham com Mudanças Exógenas, aquelas que NÃO são planejadas ou premeditadas. São visualizadas como necessárias, pois são tendências futuras.

Um  Futurista Mudancista é um especialista em Mudanças Exógenas.

De maneira geral, profissionais e organizações lidam melhor com Mudanças Endógenas, pois têm mais controle sobre elas.

Diante de Mudanças Exógenas – provocadas por fenômenos que criam Instabilidades Futuras – é natural que se faça um diagnóstico:

  • o que provoca a mudança?
  • para onde se vai?
  • e o que profissionais e organizações podem fazer para não perder competitividade?

Note, entretanto, que Mudanças Endógenas, a pessoa percebe a necessidade, de dentro para fora, para emagrecer ou trocar de emprego.

Passa a se conscientizar que determinados hábitos são mais tóxicos e procura a mudança. E, muitas vezes, pede ajuda a especialistas.

No caso de Mudanças Exógenas, há uma certa diferença, pois é preciso compreender melhor o que trouxe instabilidade em um cenário de estabilidade.

  • O que provocou a crise econômica e para onde se vai depois dela?
    O que provocou a pandemia e como tratá-la, bem como, para onde se vai depois dela?

Mudanças Exógenas exigem que se tenha um diagnóstico, um prognóstico e um tratamento!

Um diagnóstico, um prognóstico e um tratamento sobre determinadas mudanças tem um nome: Narrativa Futurista! 

Um Futurista Mudancista de Excelência precisa estar apoiado em uma Narrativa Futurista, que se torna uma espécie de “tampa de quebra cabeças”, que vai guiá-los para saber que tipo de passagem irá promover do Mindset “a” (sem compreender o cenário e o que fazer) para o Mindset “b” (compreendendo o cenário e o que fazer).

O Futurista Mudancista de Excelência procura ajudar seus clientes da passagem do cenário Pré-Instabilidade para o Pós-Instabilidade, tendo como guia determinada Narrativa Futurista.

Se não há clareza para onde se vai, qual é a Macrotendência Futura, fica IMPOSSÍVEL a atividade do Futurista Mudancista.

É da qualidade da Narrativa Futurista escolhida que teremos a excelência do Futurista Mudancista.

Para isso, faz parte estrutural do trabalho do Futurista Mudancista a escolha consciente de uma Narrativa Futurista, que lhe aponte, com a maior eficácia, onde estamos e para onde vamos.

Ninguém ajuda ninguém a mudar, se ele mesmos não se sabe para onde as coisas estão indo.

O que lembra a frase de Sêneca:

“Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir.”

O que Futurista Mudancista oferece para o cliente é:

  • conhecer determinada Narrativa Futurista, explicando-a e convencendo seus clientes da necessidade da mudança;
  • e metodologias para que se possa reduzir resistências, entendê-la, aceitá-la e estar pronto para agir, a partir da nova forma de pensar.

Neste contexto, há duas etapas, na seguinte sequência:

  • Mudança de paradigmas e valores – como o cliente pensa e o que é preciso ser revisto;
  • Mudança dos hábitos – como o cliente age e o que precisa ser modificado.

Diante disso, vamos detalhar os diferentes graus de dificuldade do trabalho dos Futuristas Mudancistas, a partir da análise dos diferentes tipos de Mudanças Exógenas.

Podemos constatar que se pode separar as Mudanças Exógenas (de forma para dentro) em dois tipos:

  • Mudanças Exógenas de Continuidade – aquelas que, mesmo sendo inesperadas e incontroláveis, são conhecidas e fazem parte do repertório de Paradigmas e Valores daqueles que irão mudar;
  • Mudanças Exógenas de Descontinuidade – aquelas que, mesmo sendo inesperadas e incontroláveis, NÃO são conhecidas e NÃO fazem parte do repertório de Paradigmas e Valores dos que terão que passar pela mudança.

(Podemos dizer, por exemplo, que a pandemia se encaixa bem numa Mudança Exógena de Descontinuidade. E uma crise econômica é de Continuidade)

Há aqui o seguinte padrão no desafio da Mudança de Mindset:

Quanto mais Exógena for a sensação de mudança e quanto mais provocar Descontinuidade, mais será difícil de ser enfrentada e vice-versa.

O principal desafio dos Futuristas Mudancistas diante do Mundo Digital é o de ajudar profissionais e organizações a lidar melhor com uma Mudança Exógena de Descontinuidade, pois a compreensão do novo cenário EXIGE a aquisição de novo repertório de Paradigmas e Valores.

Temos ainda dois tipos de Mudanças Exógenas de Descontinuidade:

  • Mudanças Exógenas de Descontinuidade Conhecidas pelos Conceituadores Convencionais – aquelas que, mesmo sendo inesperadas, incontroláveis e descontínuas, mas  são conhecidas e fazem parte do Repertório de Paradigmas e Valores dos Conceituadores Convencionais, aos quais os clientes podem recorrer;
  • Mudanças Exógenas de Descontinuidade NÃO Conhecidas pelos Conceituadores Convencionais – aquelas que, mesmo sendo inesperadas, incontroláveis e descontínuas, são ainda desconhecidas e NÃO fazem parte do Repertório de Paradigmas e Valores dos Conceituadores Convencionais, deixando os clientes sem a quem possam recorrer.

As Mudanças Exógenas de Descontinuidade NÃO Conhecidas pelos Conceituadores Convencionais ainda ganham ainda mais uma dificuldade, pois são rápidas e disruptivas do ponto de vista Estrutural do Modelo de Sobrevivência.

O Mundo Digital, na escala das Taxas de Resistência às mudanças, sobe, assim, o nível de dificuldade, quando temos alterações necessárias, que são Exógenas, Descontínuas e Desconhecidas pelos Conceituadores Convencionais, que se esforçam para compreendê-la, mas não conseguem.

Diante do Mundo Digital, o que vemos hoje é que profissionais e organizações vão perdendo a capacidade competitiva de forma rápida, querem, precisam compreender o que está ocorrendo e não conseguem. E quando pedem ajuda aos Conceituadores de Plantão este apoio não é satisfatório.

Podemos dizer que a chegada da Revolução Midiática Civilizacional Digital é, portanto, o que podemos chamar de uma Mudança DREDS (Disruptiva, Rápida, Estrutural, Desconhecida (até pelos Conceituadores Convencionais) e Social (que parte de dentro da própria sociedade, o que a torna mais invisível).

Mudanças DREDS (Disruptiva, Rápida, Estrutural, Desconhecida e Social) são as que requerem mais esforço para se adaptar.

Mudanças DREDS (Disruptiva, Rápida, Estrutural, Desconhecida e Social) exigem o esforço, tanto de quem quer ajudar a mudar, como também de quem precisa mudar.

Mudanças DREDS, assim, demandam um tipo de Metodologia de Mudança distinta.

Não podemos aplicar a mesma Metodologia de Mudança para mudanças que são completamente diferentes!

Podemos definir, assim, três tipos de Metodologias de Mudança:

  • as Convencionais – que são praticadas para mudanças de baixa resistência;
  • as Extraordinárias – que são praticadas para mudanças de média resistência;
  • as Super Extraordinárias – que são praticadas para mudanças de alta resistência.

Diante do Digital, é preciso aplicar a Metodologia de Mudança Super Extraordinária, pois estamos diante de um tipo de alteração de Repertório de Valores, Paradigmas e Hábitos, que exige um esforço muito grande de adaptação.

Metodologias de Mudança Super Extraordinárias são aquelas em que é preciso envolver um tipo especial de Cliente Inicial, de Incentivo à Mudança e de Processo de Mudança.

O Cliente Inicial no caso de Metodologia de Mudança Super Extraordinária terá que ser NECESSARIAMENTE o que tem uma Mente Mais Inquieta e não a mais Quieta.

O Perfil da Mente Mais Inquieta é aquele que têm mais facilidade de aceitar novo Repertório de Paradigmas e Valores e rever Hábitos, diferente dos Quietos, que agem da maneira inversa.

O Incentivo à Mudança no caso de Metodologias de Mudança Super Extraordinária terá que praticar também o processo de Atração e não do Convencimento.

O Incentivo à Mudança por Atração é aquele que se faz provocações sobre as mudanças necessárias, mas não se tenta convencer os Inquietos, mas atraí-los, através de técnicas de envio de conteúdo consistente e lógico permanente.

Um Mudancista Bimodal, assim, deve seguir o seguinte método:

  • estruturar a base conceitual;
  • utilizar o método de atração e não do convencimento das Mentes Inquietas;
  • formar um núcleo de Mentes Inquietas e proceder um trabalho continuado de atualização e melhoria da base conceitual;
  • incentivar que os inquietos passem a ser multiplicadores dos novos paradigmas;
  • envolvendo, a cada nova etapa, novos ciclos reduzindo a taxa de inquietude e chegando aos menos inquietos, de forma gradual.

Por fim, no caso de Metodologia de Mudança Super Extraordinária não se pode imaginar um Processo de Mudança rápido, passageiro e superficial, mas, ao contrário, lento, demorado e profundo.

O núcleo das Mentes Inquietas, que já aceita a Narrativa Futurista, tem que permanecer em interação constante para que possa não voltar para os estágios anteriores.

Os Futuristas Mudancistas Bimodais, que querem ajudar clientes a entender e se adaptar ao Mundo Digital, acabam tendo que enfrentar a taxa máxima de resistência às mudanças.

E precisam ajustar o tamanho do desafio das alterações no Repertório de Paradigmas, Valores e Hábitos com a metodologia de mudança adequada.

É isso, que dizes?

Colaboraram os Bimodais: Átila Pessoa e Rodrigo Palhano.

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Ou: https://sun.eduzz.com/932565

Quer ser um parceiro da Bimodais e ganhar R$ 300,00 a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE NOVOS E ANTIGOS CONCEITOS BIMODAIS. 

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

One Response to “Como mudar com mais facilidade?”

Leave a Reply

WhatsApp chat