Feed on
Posts
Comments

“Uma tecnologia só é uma tecnologia, se você nasceu antes dela.” – Alan Kay.

É comum o ser humano naturalizar todo tipo de hábitos e torná-los invisíveis, onde se inclui as tecnologias.

Muita gente acredita que tecnologia é apenas tecnologia nova, do tipo computador e celular. E cadeira e mesa não são tecnologias, mas “utensílios domésticos”.

Cadeira e mesa são tecnologias antigas, que chegaram em algum momento na nossa jornada e tiveram um certo tempo para serem naturalizadas.

Quando abrimos um jornal, por exemplo, tem uma seção para tecnologias (sempre as novas) e quando se fala de um novo trator vai para seção de agronegócios.

Fazemos uma confusão danada com as tecnologias, pois tudo que é antigo, naturalizamos, como se sempre tivessem existido. Não haveria Sapiens se não houvesse tecnologia.

Tem ainda outro problema bem comum ao pensarmos tecnologias.

Quando projetamos os impactos de novas tecnologias que surgem não conseguimos perceber além do uso mais direto, as consequências indiretas e inusitadas.

Uma nova ponte entre duas cidades, muda toda a história da vida de seus habitantes. Casamentos entre pessoas antes distantes, por exemplo, são consequências indiretas e inusitadas.

A invenção do estribo, por exemplo, permitiu que fosse mais fácil andar a cavalo (consequência direta), mas o uso militar com cavaleiros com armaduras foi algo imprevisto (consequência indireta).

Quando futuristas tentam entender as mudanças que ocorrem na sociedade com a chegada de NOVAS tecnologias, têm que observar além das consequências diretas, principalmente as indiretas.

Evite frases como: “As tecnologias estão mudando a sala de aula”. Já que as ala de aula sempre teve tecnologias, tais como caneta, apagador e giz. O que pode estar ocorrendo é a chegada de NOVA tecnologias.

Evite frases como: “As tecnologias são neutras  é apenas uma ferramenta que fazemos o que quiser com elas”. Tecnologias permitem que o Sapiens possa fazer algo que não podia e isso modifica a nossa espécie, com impactos objetivos e subjetivos.

É isso, que dizes?

Se você não está entendendo nada do que está ocorrendo. Está de saco cheio de tanto MIMIMI. Se sente uma pessoa inquieta diante da vida. Você precisa conhecer a Bimodais. A sua vida vai mudar! Nós somos a nave Nabucodonosor, aquela mesma que te tira e te deixa fora de Matrix. Bora? 

https://sun.eduzz.com/377798

Leave a Reply

WhatsApp chat