Feed on
Posts
Comments

“Todas as pessoas têm a sua filosofia saibam disso, ou não.”Karl Popper.

Temos um verdadeiro preconceito quando falamos de Filosofia e não é à toa. Muitos pseudo-filósofos transformaram a Filosofia em algo que não tem nada a ver com a vida.

Podemos dizer que temos a Filosofia de um lado e a vida de outro. E, por causa disso, aumentamos muito a taxa de sofrimento diante das mudanças do mundo Digital.

A Filosofia é um espaço para conversas estruturantes da espécie. Reflexões e respostas para que possamos pensar de forma mais ampla, aberta e no longo prazo.

Vivemos hoje uma profunda crise Civilizacional, na qual a taxa da Filosofia de Qualidade foi ficando cada vez mais baixa.

Motivo?

Aumento populacional, que nos obriga a massificar a produção da informação, de produtos e serviços. E um achatamento da capacidade das pessoas, de maneira geral, em pensar.

Hoje, pensamos de forma muito primitiva, verticalizada, sem capacidade de discernir aquilo que é o que pensamos de dentro para fora do que nos ensinaram de fora para dentro.

Desenvolvemos uma capacidade de pensar voltada para resolver mudanças de curto prazo e conjunturais e estamos perdidos diante da demanda do pensamento de longo prazo e estrutural.

Estamos viciados em analisar fatos com nossas sensações e percepções, quando, diante das mudanças estruturais, precisamos analisar padrões e formular conceitos e narrativas.

Dizem por aí que a Filosofia é o Amor à Sabedoria, o que é falso. Isso é a visão da Filosofia MIMIMI, caixa baixa. A Filosofia é o amor à qualidade de vida, à felicidade, a uma sobrevivência cada vez melhor.

A Filosofia Caixa Alta é aquela ferramenta conceitual fundamental para nos ajudar a entender as mudanças que estão ocorrendo no mundo, apontar as falhas de conceituação e nos ajudar a pensar e agir de forma mais adequada.

Porém, como temos um enorme preconceito contra a Filosofia, desprezamos a chave de fenda e ficamos reclamando depois que não conseguimos apertar bem os parafusos.

É isso, que dizes?

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat