Feed on
Posts
Comments

“A emergência do ciberespaço acompanha, traduz e favorece uma evolução geral da civilização.”Pierre Lévy.

Temos batido numa mesma tecla por aqui: a chegada da Internet colocou as Ciências Sociais numa profunda crise de paradigmas – numa anomalia científica.

Vivemos hoje uma Revolução Midiática Civilizacional – um raro Fenômeno Social Recorrente – o mais impactante da civilização humana, sobre o qual conhecemos muito pouco ou quase nada.

É o total desconhecimento dessa disruptiva mudança estrutural da sociedade (chegada e massificação de nova mídia), que tem provocado tanta confusão em diversas áreas das nossas vidas.

As mídias – temos também repetido isso por aqui – são o DNA de uma Tecnoespécie, que estruturam e reestruturam a forma como organizamos a sociedade.

Me mostre as mídias de uma Tecnoespécie (podem existir outras pelo universo) que te direi como a sociedade é organizada.

As mídias marcam, assim, o início e o fim de Eras Civilizacionais e permitem que tenhamos ambientes organizacionais mais sofisticados.

Entendo ambientes organizacionais mais sofisticados aqueles nos quais o Sapiens consegue participar mais das decisões e, por causa disso, lidar com uma taxa maior de complexidade.

Novas mídias empoderam as pessoas de informação, com o tempo, passam a ter mais capacidade de decidir e, por causa disso, a espécie pode lidar com uma taxa maior de complexidade.

Quando temos ambientes organizacionais mais sofisticados, conseguimos aumentar o Patamar Demográfico, o que nos leva a ter necessidade de novas mídias, num Espiral Adaptativo Contínuo.

Os estudos da antiga Escola de Comunicação de Toronto, que analisam Revoluções Midiáticas há várias décadas podem ser comparados às descobertas de Darwin sobre a nossa Tecnoespécie.

O fator decisivo para termos (seja pessoas ou grupos) uma estratégia mais adequada no futuro é ter um diagnóstico mais preciso do que estamos passando neste início de século.

Uma estratégia mais adequada sobre o futuro passa OBRIGATORIAMENTE pelos ajustes filosóficos e teóricos propostos pelos pensadores da Escola de Comunicação de Toronto, que estão sendo aperfeiçoados pela Bimodais aqui no Brasil.

É isso, que dizes?

Venha ser um Futurista Bimodal, com a melhor formação sobre o futuro do Brasil. Nós somos a nave Nabucodonosor, aquela mesma que te tira e te deixa fora de Matrix. Bora? 

https://sun.eduzz.com/377798

Leave a Reply

WhatsApp chat