Feed on
Posts
Comments

As evidências demonstram que pensamos muito menos do que acreditamos.” – Taleb.

A chegada e massificação da Revolução Midiática Civilizacional marca uma mudança estrutural – e não conjuntural – da sociedade.

Revoluções Midiáticas Civilizacionais são eventos raros, recorrentes. São aqueles que exercem o maior impacto na forma como o Sapiens sobrevive.

Revoluções Midiáticas Civilizacionais alteram a forma como nos comunicamos, interagimos, trocamos, comercializamos, aprendemos, ensinamos, conhecemos….

Assim, qualquer análise de cenário sobre o futuro que não coloque a Revolução Midiática Civilizacional como epicentro das mudanças vai ter baixa eficácia.

Revoluções Midiáticas Civilizacionais necessitam o estudo da Macro-História para que possam ser compreendidas em toda a sua dimensão.

O estudo de mudanças estruturais da sociedade, assim, não pode ser feito por Futuristas que se dedicam a análises de curto (modistas) ou de médio prazo (cenaristas).

O estudo das atuais mudanças estruturais da sociedade precisa ser feito por Macro Futuristas, que se dedicam à análise das mudanças macro da sociedade, como a chegada e massificação de novas mídias.

Macro Futuristas ajudam a sociedade a compreender a dimensão estrutural da mudança em curso, alertando que não se trata de algo conjuntural e/ou passageiro.

Macro Futuristas ajudam a sociedade a iniciar o processo das necessárias revisões dos paradigmas filosóficos, que foram criados baseados em outro ambiente informacional/administrativo, que ficou obsoleto.

Os novos paradigmas filosóficos serão as bases para que as novas gerações possam estar mais preparadas para viver na Civilização 2.0 – um ambiente  completamente diferente do que tivemos no passado.

Macro Futuristas precisam ser os analistas e divulgadores, pela ordem:

  • do tamanho da mudança estrutural que estamos passando;
  • das mudanças filosóficas necessárias para ajudar as novas gerações.

Sem esse trabalho dos Macro Futuristas, a adaptação ao novo ambiente será – sem necessidade – muito mais demorada e sofrida.

É isso, que dizes?

Venha ser um Futurista Bimodal, com a melhor formação sobre o futuro do Brasil. Nós somos a nave Nabucodonosor, aquela mesma que te tira e te deixa fora de Matrix. Bora? 

https://sun.eduzz.com/377798

 

Leave a Reply

WhatsApp chat