Feed on
Posts
Comments

Daqui a alguns anos, nossas interações online poderão ser sustentados pelo poder bottom-up da inteligência de enxame. E, novamente, as formigas terão descoberto isso bem antes de nós.” – Steve Johnson.

Não estamos conseguindo entender as atuais mudanças trazidas pela Revolução Midiática Civilizacional por um motivo simples: as Ciências Sociais estão em crise.

Segundo o Titio Thomas Kuhn, de vez em quando determinadas ciências esbarram num muro por causa de um fenômeno inusitado e vive uma anomalia.

A Internet está alterando a sociedade de uma forma que não está rimando com as antigas teorias das Ciências Sociais.

O primeiro passo eficaz para entender o novo mundo é assumir que as Ciências Sociais vivem a mais profunda crise filosófica/teórica, desde que foi criada.

Para entender a Civilização 2.0, precisamos compreender um conjunto de novos padrões de como o Sapiens se adapta ao longo do tempo.

Anote as mudanças filosóficas/teóricas para entender a Civilização 2.0:

1 – nossa espécie é a única tecno do planeta;

2 – o macro modelo de sobrevivência é mutante, pois é tecno;

3 – nossa característica Tecnomutante nos permite crescer demograficamente de forma progressiva;

4 – o crescimento demográfico progressivo nos obriga a promover revoluções civilizacionais de tempos em tempos;

5 – revoluções civilizacionais têm duas etapas: mudança no macro modelo de comunicação e, a seguir, no de organização;

6- a revolução midiática civilizacional tem a grande novidade de nos permitir explorar a lógica das formigas;

7 – a lógica das formigas, para ambientes mais complexos, são do DNA de sobrevivência sonoro para a experimentação dos rastros;

8 – o uso da Linguagem dos Rastros permite resolver problemas atuais – até então insolúveis – e adotá-lo passa s ser o grande desafio para a na nova civilização.

Porém, é preciso compreender algo fundamental: as mudanças humanas não ocorrem de forma homogênea em todos os lugares.

A inovação civilizacional é feita gradualmente por experimentações em zonas de atração, a partir das novas Tecnologias e Ideologias disponíveis.

Novas formas de sobrevivência começam a ser testadas e vividas e, a partir da globalização com maior taxa de interconexão, começam a ser imitadas.

Assim, ao atingirmos a marca de oito bilhões de Sapiens, começamos a experimentar novas tecnologias e ideologias, que podemos chamar da passagem da antiga Gestão para a Curadoria.

As novas organizações curadoras (uberizadas), cada vez mais emergentes e exponenciais, não são novos modelos de negócio, mas novos macro modelos administrativos.

Podemos dizer que estamos ainda na maternidade da Civilização 2.0 com as primeiras Zonas de Atração, mas muito ainda teremos pela frente.

O grande diferencial competitivo num processo de Transformação Digital é ter uma mapa adequado para saber qual é a nova formação para realizar o processo “Trans”.

É isso, que dizes?

Venha ser um Futurista Bimodal, com a melhor formação sobre o futuro do Brasil. Nós somos a nave Nabucodonosor, aquela mesma que te tira e te deixa fora de Matrix. Bora? 

https://sun.eduzz.com/377798

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat