Feed on
Posts
Comments

A tendência perpétua da raça humana de aumentar além dos meios de subsistência é uma das leis gerais, que não podemos ter nenhuma razão para esperar mudar.” – Thomas Malthus.

No livro o “Caminho da Servidão” de Friedrich Hayek – como bom representante da Escola Austríaca de Economia – alerta que complexidade não rima com centralização.

Porém, Hayek não leu Malthus com atenção, pois a complexidade humana é progressiva e, por causa disso, a descentralização tem que ser também obrigatória.

Existem diversas novidades na revisão dos paradigmas filosóficos e teóricos das Ciências Sociais.

  • o aumento populacional nos leva ou ao colapso ou a uma Revolução Midiática;
  • uma Revolução Midiática abre as portas para modelos organizacionais humanos mais sofisticados;
  • modelos organizacionais humanos mais sofisticados significam, necessariamente, o aumento das decisões do centro para as pontas.

Podemos, assim, compreender que a nossa Tecnoespécie – a única que conhecemos até aqui – vive sob a égide da Complexidade Demográfica Progressiva.

A Complexidade Demográfica Progressiva nos obriga, de tempos em tempos, a criar novos modelos organizacionais com Ordens Espontâneas cada vez mais sofisticadas.

Ordens Espontâneas mais sofisticadas são filhas do empoderamento cultural civilizacional da população, de novas tecnologias midiáticas descentralizadoras e de novas filosofias sociais.

O grande objetivo das Revoluções Midiáticas é reduzir o Efeito Dominó Centralizado, que é gerador de cada vez mais crises de sobrevivência.

Quanto mais peças de dominó tivermos envolvidas na equação da sobrevivência, menos podemos ficar sujeito a “petelecos centralizados”.

A única forma sustentável da sobrevivência de uma Tecnoespécie, que aumenta a complexidade demográfica de forma progressiva, é criar tecnologias, ideologias e formação civilizacional, que permita o empoderamento dos indivíduos.

Se cada uma das “peças” do dominó passa a ter mais poder de decisão, se reduz exponencialmente o efeito inesperado do “peteleco”, passando de um mais central para cada vez mais distribuído.

Se analisarmos a jornada humana vamos observar que, para evitar o caos, com o tempo, mais e mais pessoas entraram no processo de decisões para dar petelecos também.

Revoluções Midiáticas Civilizacionais são filhas de aumentos populacionais e mães de novos modelos administrativos mais distribuídos, que têm como grande missão, no longo prazo, reduzir a taxa da incerteza do efeito dominó.

É isso, que dizes?

Venha ser um Futurista Bimodal, com a melhor formação sobre o futuro do Brasil. Nós somos a nave Nabucodonosor, aquela mesma que te tira e te deixa fora de Matrix. Bora? 

https://sun.eduzz.com/377798

 

Leave a Reply

WhatsApp chat