Feed on
Posts
Comments

“A maior vantagem competitiva de uma empresa é a visão do futuro.”Hamel e Prahalad;

O Futurismo não foi inventado agora. Desde que o sapiens saiu das cavernas, praticamos algum tipo de Futurismo.

O Futurismo é uma ferramenta humana para traçar cenários e tomar decisões melhores hoje sobre algo que vai ocorrer no curto, no médio e longo prazo.

O Futurismo, por necessidade, tem se profissionalizado com o tempo, pois o mundo foi ficando cada vez mais complexo e o futuro menos óbvio.

Saímos do profetas e videntes do passado, para a tentativa de um Futurismo cada vez mais científico.

E aí temos duas ferramentas futuristas para aplicar em cenários distintos:

  • O Futurismo Indutivo é recomendado para cenários estáveis, que faz levantamento e análise dos fatos sem questionar os paradigmas (podemos chamar também de Futurismo Normal, por adaptação dos conceitos de Thomas Kuhn);
  • O Futurismo Dedutivo é recomendado para cenários instáveis, que faz ajustes nos paradigmas para, só então, fazer o levantamento e a análise dos fatos. (podemos chamar também de Futurismo Extraordinário, por adaptação dos conceitos de Thomas Kuhn).

O Futurismo Indutivo trabalha com o levantamento, análise e síntese dos fatos e o dedutivo na procura de novos padrões para depois analisar os fatos.

O Futurismo Dedutivo faz revisões filosóficas e teóricas para, só então, sugerir mudanças metodológicas e operacionais.

Quanto mais o cenário se torna instável, mais precisamos rever os paradigmas filosóficos e teóricos, pois há algum erro maior ou menor na nossa base conceitual sobre a sociedade.

O que estamos assistindo hoje é que os futuristas de plantão estão tentando colocar um prego na parede do futuro com uma chave de fenda.

As organizações, principalmente as tradicionais, que têm um forte legado com o passado estão perdidas pela baixa qualidade do Futurismo que praticam.

Sem o uso do Futurismo Dedutivo, que mergulha na revisão dos paradigmas, se conseguirá muito pouco. Simples assim, trágico assim.

É isso, que dizes?

Saia de Matrix. Venha ser um Futurista Bimodal, com a melhor formação sobre o estudo do futuro no Brasil.

https://sun.eduzz.com/377798

 

Leave a Reply

WhatsApp chat