Feed on
Posts
Comments

“As crenças comuns são convencidas, incertas e, em si mesmas, contraditórias. ” – Bertrand Russel.

Somos uma Tecnoespécie. A única do planeta, mas não sabemos se a única do universo. Veja o artigo em que detalhei essa possibilidade.

Uma Tecnoespécie tem particularidades únicas. Ela é uma espécie geneticamente independente. Podemos mudar a forma como nos comunicamos e nos organizamos.

Por causa da nossa alta taxa de adaptação, podemos crescer o tamanho da população, mas isso nos leva à crise do antigo modelo de intermediação.

A mídia disponível em cada era civilizacional define um macro modelo de intermediação, que passa a ser utilizado por todas as organizações.

A principal crise que vivemos hoje é do atual modelo de intermediação baseado na oralidade e escrita. Tal modelo foi adequado para um patamar de complexidade demográfica.

É simples assim: o atual macro modelo de intermediação ficou obsoleto. E a Civilização 2.0 está vindo para “matar” os antigos intermediadores.

Não estamos promovendo na Civilização 2.0 um processo de DEsintermdiação, mas de REintermediação.

Temos hoje um novo macro modelo de intermediação baseado no Digital, no qual conseguimos superar a barreira da qualidade em grande quantidade.

A melhor metáfora da Civilização 2.0 é a do bom e conhecido restaurante a quilo, que para atender com mais qualidade na grande quantidade tirou o garçom para que todo mundo fosse se servir diretamente.

O que estamos assistindo na Civilização 2.0 é a reintermediação em duas etapas: primeiro no operacional (na digitalização dos serviços e produtos) e depois no gerencial (os Ubers que não têm gerente).

Desse ponto de vista, não estamos promovendo nenhuma Transformação Digital, mas uma Transformação Civilizacional para um novo modelo mais sofisticado de intermediação.

Gerentes, políticos, professores, carteira assinada, emprego, banco central, cartórios, juízes, entre outros, serão as vítimas da Civilização 2.0.

Aos poucos, no avançar da Civilização 2.0, pouco a pouco, os inovadores irão conseguindo apresentar soluções criativas para que possamos viver melhor com tanta gente.

O maior interessado nestas mudanças, mesmo que não tenha ainda consciência disso, é o cidadão e o consumidor. E os maiores inimigos os intermediadores, que serão reintermediados.

É isso, que dizes?

Traga um amigo para a quinta imersão da Bimodais e ganhe R$ 200,00 reais por cada novo aluno. Se inscreva como afiliado por aqui:

https://my.eduzz.com/user?prd=377798

Leave a Reply

WhatsApp chat