Feed on
Posts
Comments

A maior dificuldade para entender o novo século é entender o verdadeiro papel das tecnologias na sociedade.

O senso comum entende que tecnologias são neutras e não ferramentas modificadoras da sociedade.

Marshall McLuhan (1911-80) nos legou a seguinte frase: “o Sapiens cria a tecnologia e esta recria o Sapiens”.

Vivemos em um Tecnoplaneta limitado pelas tecnologias que inventamos. Novas tecnologias nos permitem expandir nosso Tecnoplaneta!

O Sapiens até o início do século passado não podia voar. O avião permitiu a passagem de um Sapiens não voador para um voador.

A chegada do avião para nossas vidas não foi neutra. Nos permitiu pensar e conviver no planeta de forma completamente diferente.

Tecnologias modificam profundamente a espécie. Porém, como são “naturalizadas”, não percebemos o quanto elas podem alterar nossas vidas.

Para entender o novo século, temos ainda um outro grande problema: entender o papel das Mídias, que são as Tecnologias Centrais da espécie.

Tudo que o Sapiens faz depende e é influenciado pelas mídias para que seja feito: pensar, conhecer, aprender, se relacionar, trocar.

Mídias são “gatilhos tecnológicos” para que o Sapiens possa criar novas civilizações.

Novas mídias abrem a possibilidade de recriarmos a forma como nos organizamos enquanto espécie.

Sem a revisão filosófica do papel das tecnologias no geral e das mídias em particular, será IMPOSSÍVEL entender para onde estamos indo.

É isso, que dizes?

O tema da Filosofia da Tecnologia faz parte da Quarta Imersão da Bimodais Futurismo Competitivo. Veja o que disse Holden Macedo sobre a nossa formação:


Quer sair de Matrix, tome a pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/assinatura

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat