Feed on
Posts
Comments

Uma mudança, ou transformação, conforme alguém definiu no Wikipédia, é uma alteração de um estado, modelo ou situação anterior, para um estado, modelo ou situação futuras, por razões inesperadas e incontroláveis, ou por razões planejadas e premeditadas.

Podemos dizer, então, que temos dois tipos de mudanças diferentes:

Mudanças endógenas – aquelas que partem de dentro para fora, com as quais cada um gerencia com mais liberdade o seu tempo subjetivo;

Mudanças exógenas – aquelas que partem de fora para dentro, com as quais.as pessoas têm de mudar independente  o seu tempo subjetivo.

As mudanças endógenas, que vem de dentro para fora, são menos traumáticas, pois o tempo subjetivo não é tão violentado.

E vice-versa.

As mudanças exógenas, com a atual Pandemia, são mais traumáticas, pois há uma violentação do tempo subjetivo de cada um.

Mudanças exógenas globais, de maneira geral, são provocadas por forças aleatórias e movimentos de ordens espontâneas.

Do ponto de vista da velocidade, existem dois tipos de mudanças exógenas:

Mudanças Exógenas Urgentes são aquelas que têm de ser feitas no curtíssimo prazo, como é o caso da Pandemia;

Mudanças Exógenas Prioritárias são aquelas que têm de ser feitas no médio e longo prazo, como é o caso da Uberização.

A mudança mais traumática que existe é a Mudança Exógena Urgente, como é o caso da Pandemia, no qual a subjetividade de cada um é chutada para escanteio.

A Era Digital pode ser classificada como uma mudança exógena prioritária.

Por fim temos dois tipos de consequências nas mudanças exógenas, caso a resposta não seja adequada:

Mudanças Exógenas Vitais demandam alterações de hábitos para defender a própria existência, como é o caso da Pandemia.

Mudanças Exógenas Competitivas demandam alterações de hábitos para defender a sua competitividade no mercado, seja pessoa individual ou organização.

A pandemia e a era digital têm em comum o fato de serem mudanças exógenas, que acabaram se retro-alimentando ao longo deste ano.

As pessoas ao longo da pandemia se acostumaram a conviver com uma Mudança Exógena Vital, que tornou o Digital muito mais palatável do que antes.

O lado positivo da pandemia tem sido a maior aceitação generalizada para a aceitação da outra mudança exógena em curso, muito menos agressiva: a Era Digital.

Tivemos, ao longo da pandemia, um aumento da taxa de humildade da sociedade diante das forças aleatórias e das ordens espontâneas.

Houve um radical aumento de aceitação para as mudanças exógenas que a era digital vem exigindo.

O grande ganho da pandemia foi a retirada da sociedade, a fórceps, da zona de conforto em que se encontrava diante da nova era digital.

Como já dizia meu avô: há males, como foi o caso da pandemia, que vêm para o bem: estamos muito mais prontos paras as mudanças que a civilização 2.0 nos possibilita.

É isso, que dizes?

O tema Futurismo e Pandemia foi o escolhido para a Imersão 4.2, de Agosto, quem sabe você não resolver sair de Matrix como a Iris  Ferrarini:

Vem pegar a pílula azul!
https://www.bimodais.com.br/assinatura

Leave a Reply

WhatsApp chat