Feed on
Posts
Comments

Temos discutido muito aqui na Escola uma forma de ajudar profissionais e organizações a lidar melhor com o mundo digital.

O mapa abaixo é fruto dos nossos debates, que mostra como a sociedade está caminhando depois da chegada da nova “placa-mãe” (as mídias).


Segundo nosso primeiro filósofo-guia da escola, Marshall McLuhan, quando muda a mídia TODA a sociedade se modifica.

Vejamos a figura:

O primeiro passo para iniciar a jornada é a constatação de que vivemos uma Revolução Midiática Civilizacional – que é o epicentro das mudanças.

Não é uma Revolução Industrial, uma Revolução Cultural, Revolução de Consciência, mas Fenômeno Social Recorrente do Sapiens: chegada de uma nova mídia, em função do aumento demográfico.

Um ajustes nos ambientes de comunicação e administração para que o sapiens possa viver melhor com o novo patamar de complexidade.

Isso já ocorreu antes e, segundo Pierre Lévy, nosso segundo Filósofo-guia, permite um outro olhar mais eficaz sobre a história humana.

Vejamos:

Podemos dizer, assim, que a Civilização Humana está “trocando de placa-mãe”.

A nova placa-mãe provoca:

  • horizontalização das relações por causa dos novos canais de comunicação e de informação;
  • o surgimento de nova forma administrativa (uberização), a partir da nova linguagem dos rastros digitais (estrelinhas, etc);
  • Tudo isso se resume em uma nova forma de comando e controle mais horizontal, mais aberta, mais descentralizada – bem diferente da que estamos acostumados.

O grande desafio da Transformação Digital, portanto, é se adaptar à nova forma de comando e controle.

Os Ubers não tem mais carteira assinada, não tem tijolo, não tem cartão de ponto, mesas, locais, não se responsabilizam pela qualidade dos produtos e serviços.

Estamos “matando” o modelo dos gerentes das empresas de tijolo, local e hora para um inovador curador, que opera algoritmos dentro de plataformas digitais.

Clientes e novos competidores estão, com alegria e entusiasmo, se libertar das amarras do modelo passado.

É profunda e difícil mudança na forma de sentir e de pensar, pois é disruptiva de como encaramos a sociedade em todos os aspectos, pois a Linguagem dos Rastros Digitais, pela primeira vez na história, elimina a necessidade do líder-alfa, como vemos na tabela abaixo.

Tudo caminha, assim, para o novo modelo de comando e controle: os negócios, a política, a economia, a religião, a educação, a ciência, etc.

A partir disso, começam as experiências concretas desse novo mindset de controle Curador em novas organizações, que passam a fazer a diferença no mercado.

Anote: é o novo modelo de comando e controle que permite escalar e ser exponencial e não as tenologias!!!

Profissionais e organizações que querem superar a atual crise de migração da placa-mãe antiga para a nova precisam entender que:

Na Transformação Digital não estamos vivendo um problema tecnológico, mas psicológico.

E é preciso:

  • Saber, antes de tudo, o que precisa exatamente ser alterado;
  • E depois: utilizar técnicas continuadas de desintoxicação, de mudança profundas de mindset para que o velho modelo não passe o tempo todo boicotando o novo.

É isso, que dizes?

Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?

Quer passar a ministrar palestras e cursos nesse campo?

Vem se formar na escola e participar de nossos núcleos regionais…

Tudo começa com você me enviando um Zap: 21-996086422.

“Nepô, quero ser bimodal!”

Caso queira fazer algum curso é por aqui.
https://www.bimodais.com.br/pro

Veja o depoimento dos nossos formandos:

Leave a Reply

WhatsApp chat