Feed on
Posts
Comments

Há uma fantasia no mercado de que a disrupção nasce de grupos.

Ideias disruptivas, entretanto, ocorrem de mentes específicas que tem algumas características particulares:

  • capacidade de questionar as autoridades (ideias, pessoas e instituições) de plantão;
  • criatividade para unir o que outros não conseguiram;
  • dedicação/disciplina de levar adiante a ideia disruptiva.

Note bem, porém, que uma ideia disruptiva não vai adiante sozinha, precisa de grupos que consigam enxergar o seu potencial e levá-la adiante – incluindo ações operacionais.

Porém, se iniciam de Mentes Disruptivas.

Como disse Thomas Kuhn no livro “A estrutura das revoluções científicas” (que você deve ler) novos paradigmas não vêm de dentro, mas de fora das organizações científicas.

(A história de Einstein é sintomática disso.)

Quem está dentro, de maneira geral, teve alguma facilidade de se “encaixar” e mais facilidade para ideias “encaixativas” – aquelas que estão mais próximas da “caixa” de plantão.

En-caixar – aquilo que está dentro da caixa, formatado, conforme as regras.

Hoje, num mundo mais descentralizado que outrora, no qual pessoas podem se expressar de forma muito mais barata do que antes, mentes disruptivas ganharam espaço.

Há forte aumento da influência de mentes mais disruptivas na sociedade – fator fundamental para que a inovação dê o salto que está dando.

Organizações, de maneira geral, têm grande dificuldade de lidar com mentes disruptivas, pois não são encaixáveis ao modelo existente.

Por isso, quando os Bimodais sugerem criar áreas separadas
Núcleos de Futuro – mais adequados para inovação disruptiva – estamos falando em dar espaço para esse tipo de mente ter mais liberdade para inovar.

Mentes mais quietas/incrementais são maravilhosas para a conservação, a preservação e a continuidade – fator fundamental para o bem viver do sapiens.

Mas mentes inquietas/disruptivas são essenciais, de maneira geral, e fator estruturante durante Revoluções Midiáticas, como a que estamos vivendo, pois há uma nova sociedade que precisa ser readequada para o novo Patamar de Complexidade Demográfica.

São estas Mentes Disruptivas que vão nos permitir realizar essa readequação.

É isso, que dizes?

Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?

Me mande um zap: 21-99608-6422

Conheça nosso Programa de Formação de Futuristas Bimodais.

Veja aqui o depoimento completo dos nossos formandos!

RESSALVA


Os Conceitos Estruturantes criados ou utilizados neste texto serão grafados com caixa alta no início da palavra, tal como Futurismo.

Ao final do texto do livro “Futurismo Competitivo – da filosofia ao operacional” (em produção) temos o Glossário Completo com a definição de todos os conceitos para que sirvam de suporte aos que querem se aprofundar no tema.

E referência para que se possa entender com a máxima precisão o que estamos propondo aqui em termos de pensar e agir.

Veja abaixo o depoimento de um dos nossos formandos:

Leave a Reply

WhatsApp chat