Feed on
Posts
Comments

A Disrupção é um tipo de inovação que modifica – de forma profunda – a forma de pensar e/ou agir sobre determinado problema.

A Disrupção, assim, exige que haja nível maior de abstração para se olhar o senso comum – de fora – e se perceber que não faz sentido e que pode haver outra forma de se pensar e/ou agir.

De maneira geral, a sociedade estimula Mentes Quietas, que podem preservar e repetir os modelos. É uma forma de garantir a sobrevivência e a continuidade dos processos.

Porém, vivemos um etapa especial da humanidade, que é a passagem de uma Era para outra, a partir da chegada de novas Mídias Descentralizadoras.

Há, em toda a sociedade, demanda por Disrupção e, por sua vez, de estímulo aos Inquietos.

  • Mentes Inquietas têm mais facilidade para esse tipo de missão: promover a disrupção, a despeito do Senso Comum.
  • Mentes Inquietas são mais raras e são mais relevantes justamente no momento que precisamos reinventar o que ficou obsoleto com o tempo.

Um bom exemplo disso pode ser visto em dois filmes no Netflix.

No Unambomber, por exemplo, o perfilador do FBI, praticamente sozinho, rejeita os métodos adotados por uma vasta equipe de quietos e chega ao criminoso,inventando um novo braço no levantamento de pistas: o estudo de espécie de “Impressão Digital pela Linguagem”.

Precisava-se daquele mente fora do padrão para se ver algo que uma equipe inteira obediente à hierarquia e não aos fatos, não conseguiu enxergar.

Outro exemplo na mesma linha é o Grande Aposta, no qual um matemático, responsável por um fundo de investimentos, prevê a queda do mercado imobiliário e aposta nisso contra todas as previsões.

Em ambos os casos, são fortemente atacados pelo status quo e, por que se atém aos fatos, acabam, ao final provando respectivas apostas.

Tenho trabalhado ao longo dos últimos anos com o que passei a chamar de Inquietos – pessoas que têm capacidade de abstração maior e, por causa disso, entendem e querem algo fora do senso comum.

A Mentalidade Analógica – formatada para viver num ambiente de futuro mais controlado, procura abafar esta inquietude.

Temos hoje uma espécie de embate surdo entre os Quietos e os Inquietos.

Porém, da mesma forma que os Quietos são fundamentais na continuidade, os Inquietos são indispensáveis na demanda por Disrupção.

Os Inquietos são pessoas fundamentais quando os Paradigmas Vigentes se mostram obsoletos como agora em plena Revolução Midiática Civilizacional Digital.

O Programa de Formação Bimodal é justamente pensado para fornecer aos Inquietos conceitos mais consistentes para que possam lidar melhor com o senso comum.

Veja o depoimento de um dos formandos:

Leave a Reply

WhatsApp chat