Desde que comecei a minha aventura de reflexão e ação para entender a Era Digital e ajudar meus clientes e alunos para lidar melhor com ela, que tenho trabalhado com novas e revisitadas áreas da Ciência.
Podemos dizer que é preciso rever diversos parâmetros da própria Ciência, que trabalho diversas abordagens novas, que denominei Ciência Revisitada.
Além disso, é preciso revisar profundamente a Ciência da Administração, rever a da Comunicação, criando nova vertente a Antropologia Cognitiva.
Há também a demanda pelo debate da Filosofia da Inovação.
E atualizar uma bem recente, que ganha cada vez mais destaque, denominada de Futurismo (que pode ser visto por aí como Futurologia ou Ciência de Futuro).
É um leque de conceitos interconectados, que nos permite enxergar melhor a nova Era.
Se me perguntar, acredito que o Futurismo é o elo principal que une todas elas, pois é do cenário que traçamos, que um Profissional de Inteligência Competitiva pode trabalhar e, por sua vez, um Profissional Operacional de Competitividade pode ir adiante.
O Futurismo é o norte para traçar o cenário, no qual, como vagões encadeados, entram a Ciência Revisitada, a Antropologia Cognitiva, a Administração Revisitada.
[…] uma das Ciências Emergentes que estão sendo criadas ou recriadas para entender a Era […]
[…] Futurismo se desdobra em Ciências Emergentes e Revisitadas, a […]
[…] Futurismo Competitivo é uma das Ciências Emergentes, necessária para entender a Era Digital e é o principal foco hoje de pesquisa da Escola de […]