Feed on
Posts
Comments

Existem duas formas de encarar o sucesso.

  • De fora para dentro – o sucesso para os outros;
  • De dentro para fora – o sucesso para você.

O sucesso mais comum hoje em dia é o de fora para dentro. – sucesso “Zeca Pagodinho”: deixa a opinião dos outros me levar.

Sucesso, assim, precisa de bússola, que é a personal felicidade.

Cada um sabe da sua e vai levar para o túmulo ou para a cremação um julgamento final do que foi a sua vida.

Sempre de forma individual.

Ninguém consegue saber exatamente o que cada um sente no íntimo, muitas vezes, nem a própria pessoa.

A personal felicidade é, assim, espécie de cofre inacessível.

Desenvolver personal conceito de felicidade/sucesso é, portanto, difícil, pois exige reflexão e combater o conformismo social de ser igual aos demais.

Felicidade tem um custo solitário: sair da formatação, quando tudo e todos querem que você mantenha o formato massificado.

O personal sucesso, assim, é processo árduo individual de idas e vindas, que exige compromisso ético de você com você mesmo.

É processo intelectual particular, que vai exigir se conhecer cada vez mais e aprender a jogar a personal diversidade com o processo da vida.

Por isso, é mais fácil se deixar levar pelo fluxo do senso comum, pois o personal sucesso exige esforço que apenas uma pessoa vai validar: você mesmo!

E mais.

Precisamos criar algum tipo de “sucesso social”,  para sobreviver. E aí entra o contexto social entre o modelo de sociedade e personal sucesso.

Quanto mais uma sociedade for avessa ao novo, ao diferente, ao estranho, ao disruptivo, à individualidade, a diversidade, mais será difícil trilhar o caminho do personal sucesso.

Muitos jovens, infelizmente, no Brasil principalmente, não conseguem ligar a necessidade de sociedade mais libertária (livre mercado, livre pensamento e livre arbítrio) com a felicidade.

Existe o conceito da falsa felicidade coletiva, que é completamente não-humana.

A felicidade coletiva, se podemos chamar assim, é o somatório de felicidades individuais. Não é uma felicidade única compartilhada, mas a felicidade de cada um, que soma um todo.

Assim, quanto mais houver oportunidades de trabalho e de se abrir negócios diferenciados, mais se poderá tirar o personal sucesso do armário e vice-versa.

Há relação entre contexto social e capacidade de se viver a personal felicidade/sucesso.

É isso, que dizes?

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat