Feed on
Posts
Comments

Temos hoje algo inédito na sociedade.

Quando analisamos a disputa de competitividade entre o Uber e uma cooperativa de táxi, percebemos que não são dois modelos de negócios distintos, mas dois modelos administrativos competindo entre si no novo milênio.

A cooperativa tem gestor e determinado tipo de controle. Já o Uber, modelo administrativo completamente diferente e muito mais sofisticado.

Este fosso entre os dois modelos é, na verdade, o grande desafio da área de Inteligência Competitiva no Mundo Digital.

Antes do novo milênio, a competição era feita entre modelos administrativos compatíveis: Gestão versus Gestão. Hoje, a briga é diferente:  Gestão versus Curadoria.

A Curadoria é infinitamente mais sofisticada do que a Gestão e a competição passa a ser completamente desleal.

Um Uber pode ter milhões de motoristas a baixo custo, coisa que uma cooperativa de táxi – não pode.

Temos aí um grande impasse administrativo: a mentalidade de controle dos atuais administradores está formatada e intoxicada por décadas de Gestão.

Quando olham para a Curadoria não conseguem enxergar um verdadeiro competidor. Querem plantar Gestão e colher Curadoria para aumentar a competitividade.

Mas é bom avisar.

Podem rezar, dançar, se ajoelhar ou regar com água mineral francesa: nunca, em lugar nenhum do mundo, em nenhum momento da história, se plantou tomate e se colheu kiwi.

É isso, que dizes?

Em áudio:

https://youtu.be/f-EoJQEJeqA

 

One Response to “Quando a competição passa a ser entre modelos administrativos!”

  1. Rafael Palma disse:

    Olá Nepo!
    Infelizmente peguei pela metade a palestra que você deu no RioInfo. Nosso sistema de transporte público ainda está no Período Neolítico… 🙁
    Confesso que não o conhecia e fiquei surpreso com a profundidade alcançada com suas palavras.
    Estou envolvido com 3 novos projetos de grande porte na minha empresa, e a informação que obtive nestes pequeno minutos que pude lhe ouvir foram altamente reflexivas sobro o modelo de gestão que iremos aplicar.
    Muito obrigado!
    #queropalestranepô

Leave a Reply

WhatsApp chat