Feed on
Posts
Comments

Curadoria é um novo modelo de administração mais sofisticado do que a Gestão.

A Curadoria se utiliza do novo ambiente midiático (linguagem dos cliques, reputação digital, inteligência artificial, internet, equipamentos digitais, sensores) para permitir nova forma de solução de problemas.

A Curadoria é baseada em Plataformas Digitais Participativas, nas quais a produção de produtos e serviços não é mais feita por um centro, mas pelas pontas.

Há determinadas regras estabelecidas para o ambiente de negócios que todos seguem e são permanentemente fiscalizados mutuamente pelos participantes (consumidor-fornecedor).

O Curador, diferente do gestor, não é responsável pela qualidade dos produtos e serviços, mas pelo ambiente das trocas feitas dentro da plataforma.

Há liberdade criativa para cada membro utilizar de formas diferentes a plataforma, o que permite aumento da taxa de inovação.

Na minha análise, a Curadoria passará a ser, gradualmente, o modelo de administração hegemônico do Sapiens, com tendência a ser cada vez mais descentralizada e distribuída, já com a chegada, cada vez mais rápida, do Blockchain.

One Response to “O que é Curadoria?”

Leave a Reply

WhatsApp chat