Feed on
Posts
Comments

Quando falamos em qualidade na educação, logo se pensa em sala de aula com poucos alunos e professores cada vez mais capacitados.

A qualidade educacional, entretanto, como em todos os outros setores, se estabelece na relação entre quantidade e qualidade. Se aumentamos muito a quantidade (número de alunos), teremos NECESSARIAMENTE problema de qualidade!

O problema que temos hoje no país e no mundo é que aumentamos radicalmente o tamanho da população (sete vezes em 200 anos no planeta) e  (sete vezes em 100 anos no Brasil).

É preciso dizer com todas as letras: nosso ambiente educacional ficou obsoleto por causa do salto demográfico dos últimos 100 anos no país.

O grande desafio da inovação educacional no Brasil e no mundo neste novo século, como diz meu amigo Ronaldo Mota, é o de criar: qualidade na quantidade e quantidade com qualidade!

A obsolescência educacional pode ser expressa na matemática: a qualidade que tínhamos antes servia para determinado tamanho da população.

Hoje, nós não temos condições de manter o mesmo padrão de qualidade que tínhamos, simplesmente, por que temos muito mais crianças para ir à escola!

Vivemos, infelizmente, a nostalgia melancólica de querer voltar a um passado perdido.

A realidade demográfica não nos permite tal retorno!

É preciso, assim, iniciar mudança, nos aproveitando das novas tecnologias digitais que chegam, para recriar o conceito de qualidade educacional.

Ficamos chorando sobre a qualidade perdida, mas se formos multiplicar o valor do conceito de qualidade por cada aluno, veremos que não haverá recursos.

A qualidade com o modelo educacional 2.0, baseada em professor-aluno, sala de aula presencial, ensino por assunto e disciplinas não é mais capaz de resolver o problema.

É preciso criar novo modelo educacional, com novo conceito de qualidade, compatível com o Patamar de Complexidade Demográfica da população atual no país e no mundo.

Assim, o que consideramos  qualidade na educação analógica não será absolutamente o mesmo que consideraremos  na educação digital.

É preciso começar deste ponto para não nos perdermos em discussões menores.

É isso, que dizes?

Este texto em áudio:
https://youtu.be/n0l4Di3__3g

 

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat