Feed on
Posts
Comments

Tiranias são criadas por golpes variados, repúblicas, não.

A República é resultado de determinado somatório de autonomia de pensamento, que determina a  topologia de poder mais ou menos vertical.

  • Quanto menos autonomia de pensamento coletivo, maior será a verticalização da topologia.

E vice-versa.

  • Quanto maior for a autonomia de pensamento coletivo, maior será a horizontalização da topologia.

Precisamos rever na ciência política os efeitos que mudanças de mídia e o aumento da complexidade demográfica trazem para a topologia de poder e, portanto, para o fazer político.

Aumentos demográficos elevam à complexidade e forçam para que haja massificação da produção.

Mídias concentradas reforçam essa demanda por massificação.

E a crise da complexidade demográfica progressiva só consegue ter saída mais sustentável com a chegada da nova mídia descentralizadora, que combina dois aspectos: diversidade e produção.

Se olharmos a macro-história do Sapiens caminhos na direção da descentralização de poder, da autonomia de pensamento para que possamos lidar melhor com a complexidade.

Sim, no meio do caminho houve, há e haverá regimes centralizadores, autoritários e mesmo totalitários, mas terão vida curta, pois não conseguirão atender a uma demanda básica da espécie: diversidade na complexidade.

No totalitarismo temos a homogeneidade na complexidade, o que resolve parte do problema e não o todo. Homogeneidade traz problema básico para a espécie: o desejo de cada um ser diferente e colocar a sua diversidade para fora.

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat