Feed on
Posts
Comments

O conhecimento humano se modifica baseado em alguns fatores: novas tecnologias de medição, acúmulo de estudos incrementais, experiências das mais diversas, novos fenômenos e novos malucos (Einstein, Freud, Darwin, McLuhan e etc).

Marshall McLuhan (1911-1980) é o maluco principal para compreender o novo século.

McLuhan é, antes de tudo um filósofo, que propôs uma revisão no topo dos debates filosóficos ao defender que as tecnologias são uma extensão do ser humano.

Traduzi isso com o conceito de “tecno-espécie” que é filho das ideias de McLuhan. Mas eles disse mais.

Disse que o meio é a mensagem. De que mudanças de mídia mudam o Sapiens, independente do conteúdo que vinculam.

Podemos dizer que tal visão cria um corte epistemológico no pensamento do Sapiens sobre o Sapiens.

Do ponto de vista de McLuhan e toda a Escola Canadense de Comunicação que veio depois, Pierre Lévy, inclusive, a história não se move de forma radical pela economia ou luta de casse.

Mas toda vez que temos fortes mudanças de mídia.

Quando abracei tais pensamentos minha capacidade de avaliar o futuro mudou completamente, pois passei a enxergar melhor o ser humano.

Podemos dizer o seguinte:

A resposta ao “Quem Somos?” a principal da filosofia antes e depois de McLuhan. A proposta dele é deixarmos de ver o Sapiens como uma espécie que usa tecnologias para uma espécie que fez da tecnologia parte integrante da sua vida.

E ainda:

Do ponto de vista de análise de cenário futuro, acredito que temos dois tipos de cenaristas: os que incorporaram McLuhan ao seu cálculo e os que não o fizeram.

Os primeiros, com a chegada da Revolução Digital conseguem perceber o tamanho da atual mudança.

Os segundos, que não conseguem perceber a modificação, pois continuam a considerar que o Sapiens tem um controle acima do que a vida mostra sobre as tecnologias.

E não dão tanta importância para Revoluções Cognitivas.

McLuhan é o Darwin do século XX. Sem ele, o novo milênio fica muito mais nebuloso para ser compreendido.

Organizações que querem migrar para o novo mundo ficam procurando melhores métodos, mas deveriam estar pesquisando os melhores filósofos. Primeiro, é preciso mudar o paradigma e, só então, agir.

É isso, que dizes?

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat