Feed on
Posts
Comments

Quando falamos em uberização do mundo, logo se fala que os motoristas do Uber são também explorados, mas de outra forma.

dsc07844

Não nego.

Se compararmos o modelo de administração implantado pelo Uber para um antigo motorista de táxi, o que temos de salto é o controle que a sociedade passou a ter de cada um deles.

O modelo de fiscalização ou da prefeitura ou de cooperativas de táxi passou a ser falho. Motoristas demais e fiscais de menos.

O que tínhamos na sociedade, na verdade, era o descontrole da frota, que fazia o que queria quando queria. Isso, na verdade, é o que ocorre com todas as organizações tradicionais.

A sociedade cresceu demais demograficamente e não consegue mais controlar as organizações que precisaram se centralizar.

O Uber é apenas o primeiro passo num macro ajustes que estamos fazendo.

Porém, é normal que todo mundo encare essa grande novidade como o final de linha da inovação nesse campo.

Fotografam o Uber e acham que isso é o final de tudo que faremos. Isso não fato. Gosto de lembrar que temos um filme, ou uma série, de vários capítulos e temporadas. Estamos apenas nos primeiros cinco minutos de vários tempos.

O Uber uberizou a fiscalização dos motoristas, mas não uberizou o lucro.

A lógica do Uber, sob esse ponto de vista, é a mesma das antigas organizações, o modelo da plataforma é centralizado. E quem é o dono da plataforma fica com a maior parte.

Isso será sempre assim?

Acredito que não.

O modelo da Uberização tende a se descentralizar, com a chegada da cultura do Blockchain, que é um misto entre Napster e Torrent.

Redes descentralizada e distribuídas, sem uma plataforma central, organizando todo o processo.

Se ao Blockchain for aplicado numa frota de táxis ou de Ubers, suponhamos, não haveria um Uber, mas milhares, mantendo o conceito de avaliação, mas permitindo uma nova forma de distribuição de lucros.

O Blockchain, na verdade, seria a uberização da uberização.

Isso é válido para o Youtube, Facebook, Twitter, etc.

Se me perguntarem qual é o próximo grande passo da Uberização do mundo, eu diria. É a uberização da uberização.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat