Feed on
Posts
Comments

Conversando com meus alunos, um deles me perguntou como posso afirmar que temos uma nova linguagem no mundo, a dos cliques?

dsc06004

Linguagens são o DNA da nossa espécie.

São utilizadas para que possamos sobreviver.

E para sobreviver precisamos tomar decisões.

A linguagem, assim, tem como função principal nos ajudar a tomar decisões melhores.

Linguagens, entretanto, ficam obsoletas. Isso é uma nova descoberta dos estudos da Antropologia Cognitiva.

O que contribui para a obsolescência das linguagens é a Complexidade Demográfica Progressiva. Uma linguagem que era funcional ontem, pode deixar de ser amanhã.

A palavra foi a ferramenta principal durante os últimos 70 mil anos, desde a oral, a manuscrita e a impressa. Estruturou a gestão e seus respectivos gestores, que interpretavam sons e ruídos, processavam e despachavam novos.

O aumento demográfico tornou a decisão baseada em ruídos/Palavras obsoleta, pois um gestor tem capacidade específica de poder atender  quantidade de sons.

A principal crise hoje no novo milênio é de que a administração da espécie baseada na Palavra não consegue mais resolver os problemas complexos de 7 bilhões de Sapiens.

A Gestão, modelo de administração baseada em ruídos, ou na palavra, é muito demorado parar atender as demandas atuais.

Além disso, acaba por dar poder demais aos antigos gestores, que passaram a exercê-lo para próprio benefício.

A Palavra vai perder a sua hegemonia para a Linguagem dos Cliques, que permite a criação da Curadoria, novo Modelo de Administração da Espécie, mais compatível com a complexidade de 7 bilhões de Sapiens.

Os Cliques permitem  tomada de decisões por mais gente, mais rápida, descentralizada, com muito mais informação relevante. É a saída para conjunto enorme de problemas sociais, políticos e econômicos que temos hoje e não têm saída no atual modelo Palavra/Gestão.

A palavra deixará de ser o epicentro da administração e das trocas a distância e se recolocará como  forte elemento das comunicações presenciais, principalmente voltadas para o diálogo.

Haverá uma perda do poder exercido hoje da Palavra a distância escrita com um aumento do uso da Palavra Oral, através de áudios e vídeos.

Perderá sua importância na administração, pois  exige gestor de carne e osso, que não consegue mais atender as demandas de um mundo tão complexo.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat