Feed on
Posts
Comments

Thomas Malthus (1766-1834) disse algo relevante para nós, se adaptarmos suas conclusões sobre crescimentos demográficos.

slide1 slide2

Toda vez que aumentarmos a população teremos que administrar crises produtivas.

Como vemos abaixo:

slide3

Quais ferramentas o Sapiens tem para isso?

Podemos dizer que há algumas saídas emergenciais, conjunturais temporárias:

  • controlar o crescimento demográfico da população (como fez a China);
  • reduzir as demandas subjetivas (massificando corações e mentes, através da concentração de ideias, como fizemos no século passado);
  • concentrar a produção, aumentando monopólios, cada vez mais verticais (através da padronização de produtos e serviços, sem capacidade de diálogo com o cidadão/consumidor).

slide4 slide5 slide6

Todas estas alternativas, a histórica demonstra, são temporárias, pois geram violência objetiva e subjetiva e vão contra o que podemos chamar de “natureza humana comprovada pelo tempo”.

Veja mais sobre isso aqui.

Há uma relação entre sobrevivência e liberdade, em que se aceita perder liberdade pela sobrevivência em curtos períodos de tempo, mas há um limite para isso.

Latências por mudança surgirão.

Hoje, além da quantidade dos sete bilhões de habitantes, podemos somar a interdependência das regiões, o que faz com que o Sapiens seja cada vez mais uma espécie planetária.

Nossa demanda, diante desse mundo dos 7 bilhões interdependentes, é criar sociedades que permitam resolver o problema da liberdade-sobrevivência da melhor maneira possível. E isso nos OBRIGA a apostar tudo na inovação.

Há a inovação regional, casual, localizada.

E a Macro-Inovação Civilizacional, que, de tempos em tempos, nos faz criar novas Tecnologias de Trocas, a sofisticação das linguagens existentes e, algumas vezes, raramente, o surgimento de nova linguagem – como agora.

Revoluções Cognitivas são, portanto, macro movimentos sistêmicos do Sapiens para ajustar a cultura, a civilização a um novo Patamar Demográfico.

É isso, que dizes?

Assine a Newsletter sobre o Mundo 3.0:

http://tinyurl.com/newsnepo

receba-as-novidades-do-mundo-3-0-no-seu-e-mail-cadastre-se

Veja os slides aqui:
http://tinyurl.com/slidesantocog

Livro recomendado:

antropologia-cognitiva

Compras aqui.

Playlist sobre o tema no Youtube:
http://tinyurl.com/playantrocog

Leave a Reply

WhatsApp chat