Feed on
Posts
Comments

Estou aqui olhando a Macro-História.

dsc02394

E percebo dois ciclos liberais:

  • o da resistência – quando temos aumento demográficos e não temos mídias decentralizadoras;
  • o da inovação – quando tivemos forte aumento demográfico e já temos mídias decentralizadoras.

Podemos dizer que no século passado vivemos um Ciclo de Resistência. Os valores foram defendidos, teses desenvolvidas, mas os verdadeiros liberais foram colocados à margem.Pensamentos e práticas centralizadores tiveram o seu momento.

O liberalismo viveu momentos de aquecer a brasa para não deixar a fogueira apagar, muita gente acreditou que não havia mais esperança.

Porém, foi apenas um macro-ciclo liberal que se esgotou e se inicia outro agora, com a chegada de mídias decentralizadoras.

Podemos dizer que a descentralização é um fenômeno estrutural do Sapiens, a única espécie mamífera e social do planeta que vive sob a égide da Complexidade Demográfica Progressiva.

Pode haver de forma localizada movimentos de expansão liberal aqui e ali, porém não será movimentos macro-liberais como agora.

A chegada de Revoluções Cognitivas permite que se viva macro ciclos liberais inovadores:

  • haja mudanças da plástica cerebral, com o uso de mídias descentralizadoras, que questiona a ordem mais vertical anterior;
  • há surto de inovação, pois se amplia fortemente a horizontalização das ideias, com o surgimento de novos modelos de organização;
  •  rejeição pelo modelo centralizador passado e demanda por novos ambientes mais horizontais, descentralizados e com um novo modelo de controle da sociedade sobre as organizações.

Assim, podemos estabelecer a seguinte regra.

Aumentos demográficos levam a macro-ciclos liberais para a resistência. E chegada de novas mídias descentralizadoras abre o espaço para Macro-Ciclos Liberais inovadores.

No novo milênio os liberais têm que sair apenas da defesa de valores (ciclo da resistência)  para recriar a sociedade, com as novas possibilidades Tecnoculturais disponíveis (ciclo da inovação).

É isso, que dizes?

Livro recomendado:

lib3

Compre aqui.

Playlist sobre o tema no Youtube:

http://tinyurl.com/lib30playlist

Slides com as frases do livro escolhidas pelo autor: http://tinyurl.com/lib30slides 

Leave a Reply

WhatsApp chat