Feed on
Posts
Comments

Muita gente disse diante das Manifestações de 2013 que a garotada não tinha propostas.

dsc02270

Fato.

Diria que ali, parecida com as revoltas pós-Idade Média, temos muita intuição, reação, sentimento e baixa reflexão.

É a fase em que todo o modelo centralizado das organizações perde a sua legitimidade diante de um boom de transparência radical.

A legitimidade ao final de ciclos cognitivos não é mais conquistada por narrativas, argumentos, mas apenas pelo controle das ideias.

As atuais organizações são o que são, pensem como pensam e agem como agem, muito mais pelo controle das ideias do que pelo debate, transparência e argumentação.

O primeiro ciclo pós-Revolução Cognitiva, quando há um boom de transparência, tende a ser fortemente emocional de revolta de não mais aceitação do modus operandi.

A crise que está colocada é macro-civilizacional. Aumentamos demais a população e precisamos recriar as organizações para que passem a ser compatíveis com o novo patamar de complexidade.

Porém, isso não cria o novo.

Filósofos, teóricos, metodólogos, tecnólogos e empreendedores têm como missão recriar, já baseado na lógica, na reflexão, as novas organizações a partir das novas possibilidades das Tecnologias de Trocas Descentralizadoras.

Não vamos apenas questionar as organizações, mas precisamos criar novos modelos que possam resolver seus problemas.

Não é simples, pois passa superar um modelo cultural construído ao longo de décadas, ou séculos, ou mesmo milênios e colocar outro no lugar. Preservar valores, mais alterar os métodos de fiscalização e controle.

Isso é uma missão para muita gente, para cabeças fora da curva, para inovadores disruptivos, que precisam apontar saídas filosóficas, teóricas e práticas. Leva tempo, mas vai.

É isso, que dizes?

Assine a Newsletter sobre o Mundo 3.0:

http://tinyurl.com/newsnepo

receba-as-novidades-do-mundo-3-0-no-seu-e-mail-cadastre-se

Veja os slides aqui:
http://tinyurl.com/slidesantocog

Livro recomendado:

antropologia-cognitiva

Compras aqui.

Playlist sobre o tema no Youtube:
http://tinyurl.com/playantrocog

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat