Feed on
Posts
Comments

O liberalismo não nasceu na Europa

Trecho do livro:

lib3

Baixar aqui:
http://tinyurl.com/cadcertipdfs

A ideia de que o liberalismo nasceu depois da Idade Média é, a meu ver falso. Se pensarmos no movimento liberal, podemos dizer que sim houve pensadores descentralizadores ali.

Porém, podemos compreender que há uma nova forma de pensar os processos de desenvolvimento humano, que ocorreram em civilizações isoladas por milênios e agora de forma global, com o aumento populacional, em todo o planeta.

Registro abaixo o que percebo como a base da história humana:

lib_imagens

O aumento demográfico leva o Modelo de Administração à crise, pois há aumento de Demandas Obrigatórias, que nos leva a ter que lidar com um Patamar mais sofisticado de Complexidade.

Nestes momentos de crise há duas alternativas para a sociedade:

lib_imagens1

Ou o Modelo de Administração aumenta a Centralização e reduz a diversidade humana ou parte para a Descentralização.

A solução da crise pela centralização visa reduzir a Diversidade Humana.

Como isso é feito?

Através da concentração dos canais de distribuição de ideias e produtos. As pessoas podem ter as demandas obrigatórias atendidas, mas precisam ter as demandas opcionais contidas.

Haverá padronização das ideias, dos serviços e produtos para reduzir o problema da crise. E nestes momentos aparecerão por tendência Tecnologias de Trocas Centralizadoras e movimentos sociais, políticos e econômicos nessa direção.

O Século XX é uma época bem típica desse movimento.

Nestes momentos, teremos ciclos centralizadores.

Para que essa crise seja superada pela descentralização é preciso que tenhamos Tecnologias de Trocas Descentralizadoras, que possam aumentar a capacidade individual de tomada de decisões e permitir que o Modelo de Administração seja descentralizado sem prejuízo no atendimento das demandas obrigatórias.

A solução da crise pela descentralização visa permitir de novo o aumento da Diversidade Humana.

Como isso é feito?

Através da descentralização dos canais de distribuição de ideias e produtos. As pessoas podem ter além das demandas obrigatórias atendidas, poder ter também as demandas opcionais atendidas, pois se inicia um novo ciclo de desenvolvimento humano.

Haverá difusão de novas ideias, dos serviços e produtos que permitirá a redução do problema da crise sem a necessidade de reduzir a diversidade humana.

E nestes momentos aparecerão por tendência Tecnologias de Trocas Centralizadoras, que serão a base para que isso ocorra.

O liberalismo, na verdade, é sinônimo de descentralização dos Modelos Administrativos na direção do empoderamento de cada cidadão para que tenham uma tomada de decisão mais sofisticada.

Ciclos descentralizadores de grande envergadura, como o que ocorreu na Grécia depois da chegada do Alfabeto Greto, no pós Idade Média com a massificação da Prensa e agora com a Internet vêm, na verdade, resolveu crises Administrativas, provocadas pelo aumento da complexidade demográfica.

O liberalismo faz parte desse tipo de movimento cíclico e fundamental para a inovação humana.

Tais movimentos ocorreram em diferentes formas em vários lugares, ou não ocorreram e geraram colapsos civilizacionais.

É preciso repensar o liberalismo diante da atual Revolução Digital, incluindo-o como um movimento da espécie em momentos de ciclos descentralizadores.

Leave a Reply

WhatsApp chat