Feed on
Posts
Comments

Digamos que estamos passando o sonho marxista, ou de uma república com estado forte e protetor, mas o que colocaremos no lugar?

Vivemos o fim de uma era no país.

transportes

Mais do que o fim da Era PT, vivemos o fim ou o início do fim da ilusão marxista, como salvadora da pátria.

Desde a ditadura militar, um grupo de pessoas foi considerada os heróis do povo, que lutaram pela liberdade e pela igualdade.

Criamos um mito de que eles eram os salvadores da pátria.

Hoje, depois de 12 anos de poder, um conjunto grande de pessoas, principalmente de classe média, o berço do PT, pois os metalúrgicos do ABC eram também de classe média. Somados a intelectuais de todos os tipos, se tem claro os furos do projeto marxista.

Antes de tudo, a cultura marxistas é anti-republicana e anti-capitalista e procura criar uma centralização de poderes no Estado protetor. O populismo torna isso mais evidente, mas as experiências do século passado reforçam essa visão. Tudo é centralizado, o que torna a sociedade menos dinâmica, com problemas graves de produção.

Digamos que estamos passando o sonho marxista, ou de uma república com estado forte e protetor, mas o que colocaremos no lugar?

liberalismo_sonho_impossivel

O contra-ponto ao Petismo é o tucanismo, uma social-democracia, no qual o Estado é menos protetor dos pobres, mas é protetor dos amigos do rei.

No qual, as organizações privadas conseguem ter forte influência no estado, o que seria a marca do neo-liberalismo, ou mercantilismo, ou capitalismo de estado.

Hoje, acredito que temos que começar um movimento pós-liberal no Brasil, não confunda com neo-liberal, que é a refundação da república e do sistema econômico, através de melhoria de suas virtudes e valores.

Na minha análise e diagnóstico o século XX teve uma forte concentração não pelo demérito nem da república e nem do capitalismo, mas vivemos sob a influência de dois movimentos em paralelo:

  • – o aumento vertiginoso da população;
  • – e a concentração de mídia.

Uma reforçando a outra, o que nos fez assistir fortemente a concentração de poderes e renda.

wanderer-above-the-mists

O movimento progressista do novo século é pós-republicano e pós-capitalista, em que procura preservar os valores dos dois sistemas, mas inovar, através do novo potencial da nova mídia, como fizeram os liberais clássicos, com o papel impresso, a partir de 1450.

É preciso reduzir a ineficiência dos monopólios estatais e privados, criando organizações mais abertas para a sociedade.

Isso se dá com a implantação de Plataformas Digitais Colaborativas nas quais o cidadão/consumidor passa a se empoderar, de baixo para cima, para criar uma sociedade não só dinâmica, mas muito mais participativa.

Mantemos, como é o projeto da república e do capitalismo, uma melhor qualidade produtiva, com mais participação social, evitando que o rabo balance o cachorro como é hoje.

Assim, um pós-liberal defende um estado limitado, mas também a luta contra os monopólios privados, que conseguiram em conluio com o estado, manter a sociedade em um estágio primitivo de participação.

Note que o projeto do Podemos da Espanha, por exemplo, que procura dar uma resposta a atual crise filosófica republicana não é pós-liberal, pois procura com um discurso tech centralizar o poder, ao invés de descentralizá-lo.

(Vide o apoio que os seus líderes deram a Hugo Chavez, inclusive profissional em troca de dólares para montar o modelo do socialismo do século XXI).

cliff

Assim, a democracia digital passa pelo resgate dos princípios dos liberais clássicos daquilo que eles têm de valores, adaptando-os ao mundo digital.

É isso, que dizes?

One Response to “Brasil: o que tem que vir depois do PT?”

  1. International Environmental Law Reports (Volume 1)

    Book DescriptionVolume 1 also includes a number of very early national decisions considered important in the development of international environmental

Leave a Reply

WhatsApp chat