Feed on
Posts
Comments

Há limites que são oriundos de interesses legítimos da sociedade, tal como a defesa do meio ambiente, saúde, relações humanas. E há aqueles que são anti-liberais por princípio, que desejam aumentar o estado por uma questão de poder, que também é danoso para a sociedade.

Há uma relação pendular no liberalismo.

aventura-selvagem

  • Quanto mais controle houver da informação, mais a tendência teremos de um liberalismo selvagem.
  • E quanto mais a informação for disseminada, mais teremos um liberalismo humanista.

Note que o liberalismo é o incentivo à iniciativa privada, com liberdade de ação.

Liberdade de ação depende dos limites que a sociedade tem para se impor.

Sim, toda ação humana tem limites que devem ser impostos pela sociedade, pois uma organização está dentro de um contexto social.

quenia-e-impossivel-deixar-o-pais-africano-de-fora-da-lista-quando-se-trata-de-animais-selvagens-o-dificil-porem-e-escolher-um-so-lugar-dentre-os-diversos-parques-nacionais-para-uma-experiencia-1381779156054_688x500

Não há liberdade total, pois a liberdade total não é liberdade, mas imposição da vontade de um que tem a liberdade total sobre o outro que não tem.

O que é preciso ver é a qualidade da liberdade e da imposição que está se discutindo e para isso serve o discernimento.

Se há dogmatismo, a primeira coisa que dança é o discernimento entre o que é um limite razoável e o que é um limite anti-liberal sem propósito.

Assim, todo o liberalismo terá uma variação de mais ou menos limites impostos pela sociedade.

Há limites que são oriundos de interesses legítimos da sociedade, tal como a defesa do meio ambiente, saúde, relações humanas. E há aqueles que são anti-liberais por princípio, que desejam aumentar o estado por uma questão de poder, que também é danoso para a sociedade.

É preciso fazer uma separação entre os dois.

O que se pode discutir é quem dá esses limites e isso vai no encontro da tecno-democracia digital, na qual é possível ter a maior participação da sociedade, em uma espécie de descentralização dos limites, que antes eram centralizados e anti-liberais por dogma e não por conceito.

lobo-selvagem-2

Vivemos, como a chegada da Expansão Cognitiva, com mídias descentralizadoras, o fortalecimento do liberalismo humanista, pois a sociedade não vai aceitar um conjunto de visões em nome de “liberdade plena das empresas” que prejudiquem a sociedade.

Haverá menos espaço para o liberalismo selvagem e um fortalecimento do liberalismo humanista.

É preciso separar os dois.

É isso, que dizes?

One Response to “O liberalismo selvagem”

  1. […] Discordo e continuo a discordar da prática do Google de mudar o algoritmo para beneficiar seus próprios produtos. Falei disse aqui. […]

Leave a Reply

WhatsApp chat