Feed on
Posts
Comments

Minha defesa é o resgate do liberalismo ético, humano e a favor da livre iniciativa, que poderá ser conquistado com mais e mais tecnologia, quebrando antigos modelos concentradores, não com regulação, mas com inovação.

20141001131215906415o

Do Wikipédia:

“”Os liberais defendem uma ampla gama de pontos de vista, dependendo de sua compreensão desses princípios, mas geralmente apoiam ideias como eleições democráticas, direitos civis, liberdade de imprensa, liberdade de religião, livre comércio e propriedade privada.”

Assim, não podemos dizer que existe um pensamento liberal, mas vários pensamentos liberais, até por que quanto mais o liberalismo vai ou foi se tornando hegemônico, mas variações vão haver de seus princípios.

Acredito que vivemos hoje uma crise do pensamento liberal, pois hoje se confunde liberalismo com concentração, defesa de monopólios, defesa das empresas frente à sociedade, tendo assim uma falta de ética.

Não existe liberdade total, já que toda liberdade vem acompanhada de responsabilidade para com o outro.

A meu ver, o liberalismo navegou na contração das ideias, diante da concentração de ideias e poder e fez com que as organizações, que se dizem liberais, passassem a ter muito mais peso na sociedade do que a sociedade peso diante das organizações.

O que digo é que as organizações passaram a se servir da sociedade e não mais servir à sociedade. Do meu ponto de vista, o liberalismo deve defender organizações que querem empreender, dentro de um compromisso ético e significativo de prestar um serviço à sociedade.

dc087a81cc58868383d6327a9166cfd2

A chegada da Internet inverte justamente é a que inverte a lógica do jogo e pressiona as organizações a serem mais éticas do que eram antes. E isso impacta no liberalismo, que deve procurar suas raízes descentralizadoras e o seu papel de servir a sociedade e não se servir dela.

Não de pode dizer que isso “não é liberalismo”, mas isso é MAIS UMA interpretação possível do liberalismo.

Do que eu chamo de pós-liberalismo ou tecno-liberalismo, que vai rever conceitos liberais que levaram à sociedade a algumas crises que está nos legando um retorno fundamentalista/populista no mundo.

A impressão que se tem que existe um segmento da sociedade insatisfeita o anti-sistema e o pessoal do sistema que é o liberal, o que, a meu ver, é falso.

O problema é que o liberalismo se acomodou e passou a ser confundido com capitalismo monopolizado e isso é preciso separar.

liberdade2-ok (1)

Quando, na verdade, o atual modelo da sociedade centralizador, a meu ver, é anti-liberal, interpretando o liberalismo de uma forma a manter baixa a taxa do mérito e da inovação, sufocando a livre iniciativa e a competição, a base do que sugere o modelo liberal.

Quando alguém diz que o liberalismo é isso ou aquilo, o que ele está dizendo é a interpretação do que ele acha que é o liberalismo, que pode ser mais ou menos próxima do que é a visão hegemônica hoje.

 Minha defesa é o resgate do liberalismo ético, humano e a favor da livre iniciativa, que poderá ser conquistado com mais e mais tecnologia, quebrando antigos modelos concentradores, não com regulação, mas com inovação.

É isso, que dizes?

 

Leave a Reply

WhatsApp chat