As organizações sociais se ajustam ao modelo de colaboração de massa praticado na sociedade.
O modelo de colaboração de massa é um misto entre demografia e tecnologias cognitivas disponÃveis.
A colaboração de massa regula a capacidade que a sociedade tem diante do poder tanto público quanto privado.
O que viemos hoje é o aumento radical da colaboração de massa da sociedade com organizações que estavam PRATICANDO um modelo passado.
Ou seja, hoje o cidadão/cidadã está aumentando radicalmente a capacidade de produzir colaboração de massa e exige que as organizações passem a trabalhar no mesmo modelo.
Para isso é preciso que os especialistas de colaboração de massa criem produtos e serviços já no novo ambiente, que permita introduzir a participação efetiva, como poder de decisão, de fora para dentro.
Necessariamente para que isso seja possÃvel e eficaz é preciso passar um naco de poder dos atuais intermediadores dos processos para algoritmos capazes de lidar com a colaboração de massa digital.
Por isso, que a passagem é dolorosa, pois o modelo de poder hoje é feito pela intermediação de processos, que terão que ser repassados para o novo.
É isso, que dizes?