Feed on
Posts
Comments

homo-sapiens-neanderthalensis (1)

Podemos dizer que vivemos hoje o fim de um longo ciclo do Ambiente de Pensamento Analógico, iniciado com a Revolução Cognitiva do papel impresso, iniciado em 1450, quando a escrita, finalmente, se massificou.

Naquele momento nossos antepassados conceberam o mundo que vivemos, o que chamamos de Sociedade Moderna Ocidental, que hoje é praticamente global.

Estamos saindo da etapa do Homo Sapiens 2.0, que tem um cérebro impresso-eletrônico e indo para uma nova mutação da espécie do Homo Sapiens 3.0, que viverá sob a égide de um cérebro digital.

O Homo Sapiens 2.0 teve duas etapas:

  • – a de criação da nova Governança até 1800;
  • – e o da consolidação da mesma de 1800 até 2004, quando a Internet entra no processo de massificação com a chegada da banda larga.

homo_sapiens (1)

O primeiro desafio que tivemos foi o de conseguir vencer o modelo monarquia-igreja, criando um novo modelo de sociedade mais descentralizada, que nos legou um cérebro com mais autonomia, mas essa autonomia esbarra hoje em novas desafios.

Precisamos ser mais autônomos do que somos, pois a complexidade é muito maior, entrando em um novo ciclo de reflexão e na construção de um novo Ambiente de Penamento, que nos levará a uma nova sociedade.

Muitos dirão que não podemos falar da espécie como um todo, pois temos diferentes modelos no momento. Mas uma Governança da Espécie mais sofisticada será sempre adotada pelos centros de decisão do planeta.

Ou seja, aonde houver a maior carga de decisão nestes lugares a Governança da Espécie será adotada.

sapiens cazando

O pensamento analógico escrito-eletrônico deu o que tinha que dar.

E viveu nos últimos 100 anos, sob a égide da concentração das ideias, no movimento de contração, o que abafou a autonomia de pensamento.

Temos agora a missão de, novamente, resgatar os pensadores clássicos da renascença grega e da renascença escrita impressa para construir a renascença digital, que será responsável pela criação do novo Ambiente de Pensamento, que será a estrada por onde os Homo Sapiens 3.0 vão caminhar.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat