Feed on
Posts
Comments

   Mudou a tecno-ecologia, as novas possibilidades nos permitem pensar em um novo ambiente político-econômico.

Smartcity_aarhus01

 

Vivemos uma sinuca de bico da espécie.

Estamos fechando um longo ciclo de 200 anos das reformas liberais de 1800 que nos legaram a livre iniciativa e a alternância de poder para fazer frente aos senhores feudais e aos reis e papas.

Tais mudanças nos permitiram salta de 1 para 7 bilhões de pessoas, mas criaram um grave problema de governança, que foi resolvido com concentração de ideias, capital e poder para poder superar os impasses, tirando, infelizmente, diversidade das pessoas.

O liberalismo  trouxe, assim,  coisas maravilhosas para nossa espécie, mas chegou na sua parede, pois as inovações sociais de 1800 já deeram o que tinha que dar, pois estavam contidas dentro dos limites da conjuntura tecno-cognitiva do mundo impresso e depois do eletrônico.

voting

O crescimento acelerado motivada por esse maior dinamismo provocou:

  • – bolsões de miséria;
  • – desníveis cognitivos (parte ainda é oral, parte escrita, parte eletrônica e parte digital);
  • – mudanças aceleradas.

Vivemos nesse início de século três movimentos distintos:

  • – um fundamentalismo do presente, que quer manter as ideias liberais sem renovação, com um forte viés financista;
  • – um fundamentalismo do passado, que quer questionar as ideias liberais, como se isso fosse possível;
  • – um movimento ainda incipiente e emergente de incorporar as novas tecno-possibilidades para refazer a economia e a política, como se fosse um novo tecno-liberalismo.

Uma Revolução Cognitiva como disse aqui cria uma nova espécie humana.
E como disse aqui abre as portas para uma nova Governança da Espécie.

Digital-Democracy_700

Pela primeira vez na história, já temos capacidade de compreender as Revoluções Cognitivas e poder trabalhar de forma mais consciente com elas.

O novo movimento, podemos dizer tecno-liberal, terá que nos levar para mais um ciclo de descentralização de iniciativas e de alternância de poder, muito mais flexíveis e dinâmicos do que temos hoje.

Tanto o movimento neofundamentalista liberal como o neofundamentalista anti-liberal trabalham com a conjuntura tecnológica pré-internet, o que nos leva para um impasse.

Só haverá uma mudança radical na sociedade quando pudermos atacar os bolsões de miséria, incorporando e reduzindo os desníveis cognitivos e reduzindo o medo das mudanças aceleradas.

Screen-shot-2011-06-10-at-11.03.46-AM

Isso é um novo movimento social, político e econômico que descartas as velhas ideologias do século passado que trabalhavam nas margens possíveis da tecno-ecologia vigente.

Mudou a tecno-ecologia, as novas possibilidades nos permitem pensar em um novo ambiente político-econômico.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat