Feed on
Posts
Comments

O Papa ontem fez um discurso sobre a ganância.

O papa está errado.

O problema do mundo não é a ganância, mas o ambiente que permite que a ganância se expanda. Quanto menos transparência, mais ganância teremos,. Em nome da luta contra a ganância, aliás, muita gente fecha o ambiente e o que acaba provocando é mais ganância.

papa-francesco

Há uma visão filosófica equivocada, que foi a base inclusive do Marxismo, de que o ser humano é mais forte do que o ambiente que vive.

Sim, há exceções, que justificam a regra.

De maneira geral, o ser humano é mais influenciado individualmente do que influencia o ambiente.

O grande aprendizado que temos na história política do Brasil é justamente a quebra dessa regra com o PT.

O PT afirmou que era o partido mais honesto do mundo e seu integrantes eram todos super-homens do bem. E que o que faltava ao país era falta de vontade política.

Ou seja, o ser humano mais forte do que o sistema, incapaz de ser corrompido por ele.

imagem-chamada-6147

Passado quase 35 anos, vemos que a tese filosófica inicial estava equivocada.

A ideia de que o homem nasce bom e é corrompido pelo sistema não se sustentou.

O que aprendemos com o passado é que todo o sistema tende a se corromper quanto mais obscuro ele for e menos transparente. A melhor forma de combater a corrupção, como se diz, é a luz do sol.

A tese do “homem bom”, do “novo homem” de algo que nunca foi visto até aqui nos milhares de anos da história é justamente a ideia de construir um ser humano melhor ou superior aos demais, criar um mito sobre a humanidade.

Assim, se estes homens “superiores” estiverem no poder, acima do bem e do mal, podemos dormir tranquilos e nem precisamos aprimorar nossas instituições.

1265811959

Ao invés do estímulo de participação e de um povo fiscalizador e ativo, queremos o contrário. Um povo submisso e crente de que aqueles “homens bons” cuidarão de nós. É óbvio que isso não está funcionando.

É isso, que dizes?

 

Leave a Reply

WhatsApp chat