Feed on
Posts
Comments

Note bem uma coisa.

0001-3412121

Quando aumentamos a população geramos mais complexidade.

A complexidade tem duas características:

  • quantidade – que gera aumento de necessidades:
  • qualidade – que gera aumento de diversidade.

Quanto mais gente tivermos, mais diferenças teremos, pois o ser humano tem indivíduos mais diferentes entre si do que outras espécies.

Assim, o aumento da complexidade criará um problema produtivo.

As organizações produtivas não terão condições de lidar ao mesmo tempo com o aumento de quantidade, pois sofistica a logística e com o aumento de diversidade, pois precisam ter ferramentas para receber sugestões, processar e atender.

E isso não é fácil.

logo

O que precisa ser feito é atender a quantidade, mas abafar a diversidade, pois não tem condições de crescer para, ao mesmo tempo, resolver os dois problemas.

Assim, toda vez que tivermos um aumento de Complexidade Demográfica, logo em seguida teremos um movimento de controle das ideias, que nos leva, em seguida, ao maior controle de poder.

O controle de poder permite que a logística seja atendida, porém o preço que pagamos á o abafamento da diversidade humana, pois o ambiente produtivo não têm ferramentas para atender de forma personalizada as demandas crescentes e, por isso, massifica, abafando os indivíduos.

A nossa sociedade atual vive, assim, o fim de um longo período, acredito que o século passado todo, de forte controle das ideias, em função do aumento sistemático da Complexidade Demográfica.

Mesmo as organizações, países, grupos que quiseram abrir um diálogo com seus consumidores/cidadãos esbarram na impossibilidade de ferramentas, pois ou era no papel ou na voz, o que exige um custo altíssimo.

diversidade-etnica-e-religiosa

Revoluções Cognitivas vêm justamente reequilibrar o ambiente, pois conseguem trazer novas Tecnologias Cognitivas que permitem que haja uma nova possibilidade de diálogo entre as organizações produtivas e a sociedade.

Atualmente, vivemos esse momento, pois estamos empoderando os consumidores de canais de expressão e estamos criando, nas novas organizações que surgem:

  • – colaboração de massa, via algorítimos, que é o que chamo de Comunicação Matemática;
  • – criando um Reputacionismo Digital, que nos permite resgatar um mérito perdido, de forma para dentro e não mais, como é hoje, de dentro para dentro das organizações.

 Estas iniciativas vão equilibrar o sistema que vai permitir que tenhamos uma possibilidade de lidar com a atual taxa de complexidade, que não temos controle, mas com um aumento da taxa de diversidade, na qual podemos agir, através das novas ferramentas disponíveis.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat