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Note bem a diferença.

caminho

Se eu abro um parque perto de um conjunto habitacional, aquilo vai criar uma latência nas pessoas.

Quem vai ao parque, vai precisar de roupa, bola, calçado, beliscar algo, beber algo.

Assim, um parque que abre é uma porta de latência futura e de oportunidades que podem aparecer.

É quase matemático.

O ser humano tem suas necessidades e estas geram latências.

Quem olha para o parque pura e simplesmente, não está vendo o que ele pode provocar como um “abridor de latências”.

Caminho-certo

O estrategista está sempre focado nas forças em movimento, mas para isso, no caso da sociedade humana, precisa conhecer as necessidades humanas, como elas estão sendo atendidas e que modificações podem gerar novas latências ou resolver antigas.

Uma latência não é visível, pois está dentro das pessoas e sai para fora muitas vezes sem aviso. O bom estrategista consegue perceber antes que saia para se preparar.

As manifestações de 2013 foram claramente uma latência que saiu para as ruas.

Qual?

Somem:

  • + um país cheio de problemas;
  • + uma nova geração conectada.
  • = pessoal na rua.

O país tem problema há muito tempo, sim, o que muda é a conexão, que permite novas formas de articulação política, dispensando antigos intermediadores que acabaram tornando-se cúmplices dos problemas insolúveis. Um fato dispara algo que já era latente.

Assim, um estrategista percebe que havia uma latência por mudanças, que agora sairão cada vez mais para fora, em função das novas possibilidades do Ambiente Cognitivo, que descontrola ideias.

Da mesma forma, podemos analisar que há uma latência do consumidor por organizações que os trate melhor com mais respeito e diálogo.

Modelos como o TaxiBeat, Estante Virtual ou Mercado Livre, que permitem que os vendedores sejam avaliados e só se compre por quem tem mérito vai um pouco nessa direção.

Assim, não é difícil prever que há uma latência social por uma expansão radical desse modelo que chamo de Reputacionismo pela sociedade.

caminho-de-pincel

Vai no encontro do que o consumidor quer, pois há a Comunicação Matemática, uma nova forma de comunicação, que permite que se possa criar o Reputacionismo, via Colaboração de Massa, em que se pode lidar com mais diversidade para lidar com a complexidade a baixo custo.

Com isso, olha-se para a necessidade humana de viver cada vez com mais qualidade e explorar o máximo os novos potenciais que qualquer tecnologia oferece.

Uma nova tecnologia expande as paredes dos aquários da humanidade nos levando a poder fazer o que antes não era possível e esse gap entre o que era possível e o que é, é justamente o espaço que a latência, que já existia vai ocupar.

O estrategista aponta esse gap e procura criar metodologias para aproveitar essa oportunidade.

É isso, que dizes?

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