Feed on
Posts
Comments

Comunicação Matemática é aquela produzida pela materialização das trocas em Plataformas Digitais Colaborativas, tanto Rastros Voluntários e Involuntários.

math

Extrai-se destas trocas desejos, vontades, opiniões, tendências para que as organizações tomem decisões.

Existem dois tipos de uso da Comunicação Matemática:

com_matemativa_tipos

 

  • A Consultiva na qual o administrador da Plataforma reúne dados para ele tomar a decisão sobre um determinado problema;
  • A Decisória na qual o administrador da Plataforma reúne dados para transferir ao consumidor/cidadão a decisão sobre um determinado problema.

Qual a melhor?

Não é uma melhor que a outra, mas uma e a outra, conforme cada caso.

A consultiva baliza decisões estratégicas, vamos a um exemplo.

A Gol resolveu avaliar a tripulação, via SMS.

abaco-compaq-velho (1)

No momento em que o usuário envia depois do vôo uma nota para o serviço prestado a Gol passa a usar a Comunicação Matemática no seu gerenciamento.

Eles pode fazer dois usos dessa avaliação, bem barata para ser levantada:

  • – alterar, como fizeram, o valor variável das equipes, a partir da avaliação feita pelos passageiros. Neste momento eles estão utilizando a Comunicação Matemática Decisória, pois o passageiro passa a definir o variável da tripulação.
  • – com os dados sendo avaliados a Gol passa a ter uma avaliação geral das tripulações e começa a fazer um ranking ou uma Kloutinização de toda a sua tripulação, começando a definir, a partir da visão do passageiro, quem vai bem ou quem vai mal.

Um conjunto de decisões estratégicas de promoção, treinamento, reciclagem, ajustes podem ser feitos de forma muito mais eficaz e direta do que nos modelos tradicionais.

a158516cd68e8d8d

Assim, o levantamento de dados da Comunicação Matemática permite que se possa melhorar em muito a qualidade do serviço.

Quanto mais a empresa conseguir passar da Comunicação Matemática Consultiva para a Decisória mais rapidamente e com menos custo ela poderá aprimorar o atendimento.

Nem tudo é possível, mas muito coisa o é.

O robô pode, por exemplo, definir os tripulantes que são menos avaliado na sequência das avaliações e sugerir que devem ser recicladas automaticamente, já convocando-os ou alertando para o seu baixo desempenho.

É isso, que dizes?

 

Leave a Reply

WhatsApp chat