Feed on
Posts
Comments

Por experiência própria, posso dizer que as pessoas têm uma taxa de renovação da percepção da realidade, conforme o ambiente de inovação em que ela está inserida.

Prisao mental

Quanto mais conservador for o ambiente de inovação, menos será renovada a percepção das pessoas.

Mesmo que elas tenham contato com pessoas, visões, livros, filmes inovadores, elas sabem que não conseguirão viver com aquela renovação da percepção e, por instinto e até tentativa de sofrer menos, se abafa uma percepção mais renovadora. Ela se empolga, mas a tendência de transformar percepção em ação é quase zero.

Crie um ambiente de inovação conversador e teremos uma percepção da realidade que tende à conservação.

marionet_correcties

Quando isso acontece, tendemos a viver uma vida menos significativa, pois é preciso aumentar a taxa de alienação (retirando a subjetividade da vida objetiva).

frase456

 

As pessoas tenderão a se dividir: uma coisa é a minha vida privada a outra coisa é a minha vida profissional. Quando eu vou para o trabalho eu deixo de ser eu, em me robotizo para poder fazer o que me pedem. Eu deixo de vivenciar a minha subjetividade, é algo extremamente objetivo, do qual eu não faço parte.

É a diferença de quem concebe e constrói o botão e de quem aperta o botão.

No Brasil, temos um modelo social, político e econômico que um grupo muito pequeno define os botões, geralmente de baixa inovação, e o resto todo acaba por ser educado e formado para ser apertador de botão, vivendo uma vida alienada na sua subjetividade – as pessoas só são elas fora do trabalho.

Como temos produtos e serviços de baixa taxa de inovação produzida, acabamos por ter um ambiente geral que tenderá a termos seguidores de um modelo pronto e acabado (do qual eu não me envolvo) e não inovadores.

Com os talentos sufocados, temos duas alternativas:

  • ou vamos para o escapismo (mais nocivo) – através de compulsões em desejos tais como: álcool, droga,  jogo, fantasias de todos os tipos;
  • ou para um hobbismo (menos nocivo) – que é criar um mundo paralelo nas horas vagas, mas que não retorna em dinheiro, em sobrevivência.

O movimento empreendedor procura quebrar essa barreira, tentando juntar subjetividade na objetividade.

Porém esbarra em outro problema.

Carente de investimento caem nas mãos dos investidores que, dependendo do perfil,transformam no que era um projeto conceitual em um projeto no mesmo modelo que tentou se escapar.

A saída passa por uma proposta política inclusiva de conceitos, princípios e subjetividade, alargando o espaço de um noco ambiente político, social e econômico, que chamei de cooperativismo.

Que é o uso intenso de Plataformas Digitais Colaborativas, que geram valor, permitem o trabalho mais significativo, conceitual, aumentando a subjetividade na objetividade.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat